Em ‘Volta Por Cima’, nova novela das sete que chega à TV Globo no próximo dia 30, os protagonistas Madá (Jéssica Ellen) e Jão (Fabrício Boliveira) moram na Vila Cambucá , um bairro fictício do subúrbio do Rio de Janeiro. Lá também vivem outros personagens da trama: Chico (Amaury Lorenzo) e Seu Moreira (Tonico Pereira); Cida (Juliana Alves), o filho Lucas (Caique Ivo) e a prima Miranda (Gabriela Dias); Jayme (Juliano Cazarré) e Tereza (Cláudia Missura). Embora situada no território carioca, Vila Cambucá carrega traços de muitos subúrbios do país. “A opção de contextualizar a trama nessa região é porque o subúrbio carioca se interliga com os subúrbios de todo o Brasil. Então, a gente acaba dialogando com todo mundo”, conta a autora Claudia Souto.
A cidade cenográfica de Vila Cambucá construída nos Estúdios Globo é inspirada em bairros como Madureira, Marechal Hermes, Cascadura e Bento Ribeiro, trazendo as referências das ruas pacatas de casas com quintal e muro baixo que ganham cores vibrantes na história de Claudia Souto. O bairro ainda abriga um comércio efervescente, com lojas populares e um grande mercadão – inspirado no famoso Mercadão de Madureira, um complexo de lojas localizado no Rio –, além de bares, pet shop e padaria. As ruas também são ocupadas pelo comércio ambulante, que divide o espaço do vai e vem das calçadas. Já os muros da Vila ganharam ilustrações coloridas de grafite.
Manifestações culturais comuns do subúrbio do Rio fazem parte da rotina dos personagens. Jão traz no peito as paixões pela música e o Carnaval. Junto com o amigo Sidney (Adanilo), ele toca em uma roda de samba do bairro. Os dois também são guardiões de uma importante manifestação popular suburbana do Rio de Janeiro: os grupos de bate-bolas. É no galpão do ‘Dragão Suburbano’, nome da agremiação da Vila Cambucá, que os integrantes se reúnem para a escolha do tema do enredo do ano, confecções das fantasias e a organização do desfile destes simbólicos personagens do Carnaval de rua carioca.
‘Volta por Cima’ é uma novela criada e escrita por Claudia Souto, com colaboração de Wendell Bendelack, Julia laks, Isadora Wilkinson e Juliana Peres. A novela tem direção artística de André Câmara e direção geral de Caetano Caruso. A produção é de Andrea Kelly e Lucas Zardo, e a direção de gênero, de José Luiz Villamarim.