Atores protestam contra o fim da exigência do registro profissional de artista

 -  - 

 

 


Isabella Santoni (Foto: Arquivo Pessoal)

Atores como, por exemplo, Daniel Siwek, Deborah Evelyn, Grace Gianoukas, Isabella Santoni, Johnnas Oliva, Leona Cavalli, Paulo Betti e Vanessa Gerbelli estão prostestando contra uma votação do STF – Supremo Tribunal Federal, que ocorre dia 26 de abril, que, se favorável, prevê o fim da exigência do registro profissional de artista.

Confira o relato de Isabella Santoni sobre o caso em questão:

“Ontem eu fui à uma reunião do MOVA para me informar mais. A situação é a seguinte: o governo quer extinguir a exigência do registro profissional de ARTISTA (DRT). Isso significa que o reconhecimento profissional, conquistado com anos de luta, está ameaçado. É a desregulamentação da nossa profissão, dos nossos direitos. Durante muito tempo, o trabalho do artista não era reconhecido. Somente em 1978 é que a profissão foi regulamentada. Não posso ficar calada e não compartilhar a minha indignação. Trabalhamos como todo profissional. Merecemos o mesmo respeito e direito. No dia 26 de abril, será votada pelo STF a decisão final. Até lá, precisamos fazer barulho e espalhar informação. Deixo aqui abaixo um trecho da carta aberta, que está na internet disponível para leitura, e que explica bem como essa decisão irá impactar o trabalho de nossos artistas brasileiros. […] A falta do registro profissional dificultará ainda mais o acesso aos benefícios da previdência a esses trabalhadores como: aposentadorias, auxílios doença e maternidade, na medida em que a relação de trabalho será disfarçada em livre manifestação artística.”

Atualmente, ela está gravando a novela “Orgulho e Paixão” (de Marcos Bernstein), na pele de Charlotte Williamson, irmã de Darcy (Thiago Lacerda) e filha de Lorde (Tarcísio Meira). A personagem fica com má fama no Brasil após perder a virgindade com Diogo (Bruno Gissoni) antes do casamento e é levada para a Inglaterra. Ela retorna para se tornar aliada da protagonista, Elisabeta (Nathalia Dill).

bookmark icon