O rancho dos Leonel está prestes a receber duas visitas pra lá de especial: Timbó (Enrique Diaz) e Xaviera (Giovana Cordeiro), personagens inesquecíveis de ‘Mar do Sertão’, chegam à trama das seis a partir desta quinta-feira, dia 24. Timbó desembarca na casa dos seus compadres Zefa Leonel (Andrea Beltrão) e Seu Tico Leonel (Alexandre Nero), em um momento decisivo na disputa pela Gruta Azul. O matuto ainda contará com o reforço de Xaviera, a prefeita de Canta Pedra, com seu inabalável senso de justiça, que chega a Lasca Fogo a convite dele.
Em entrevista, Enrique e Giovana antecipam algumas novidades sobre seus personagens, comentam o reencontro com parceiros de ‘Mar do Sertão’ e falam sobre o impacto da chegada deles na trama. Confira!
Entrevista com Enrique Diaz
Como e quando surgiu o convite para dar vida novamente ao Timbó?
Algumas pessoas da direção mencionaram que a participação do Timbó poderia acontecer, e que isso era um desejo do Mario [Teixeira, autor]. Fiquei animado com a ideia e, recentemente, o convite foi formalizado. Estou muito feliz com essa notícia porque toda a trajetória de ‘Mar do Sertão’ teve uma energia incrível em todos os sentidos. O encontro foi positivo e alegre. Amo o personagem, que é uma espécie de ícone da cultura brasileira. Fiquei muito contente com esse retorno.
Quais as novidades de Timbó em ‘No Rancho Fundo’?
Não posso dar muitos detalhes, mas ele será chamado como se fosse um sábio que ajuda a resolver os problemas de seus ‘estretagemos’, como eles chamam.
Como foi reencontrar seus parceiros (elenco/equipe) de ‘Mar do Sertão’?
Foi um grande prazer encontrar tanto as pessoas que fazem ‘No Rancho Fundo’ e não faziam ‘Mar do Sertão’, quanto toda a equipe, direção e elenco. São todos muito parceiros, e o encontro é sempre muito amoroso.
Qual será o impacto da chegada do personagem na trama?
A função do Timbó é ajudar a lidar com a tentativa de assassinato do Primo Cícero, mas ele também traz uma cosmovisão mais fantasiosa, o que é muito legal. Ele tem um tempero um pouco diferente, quase como se fosse uma lenda, algo mais lúdico.
Entrevista com Giovana Cordeiro
Como e quando surgiu o convite para dar vida novamente a Xaviera?
Tinha visto algumas entrevistas do Mario Texeira falando do seu desejo de voltar a escrever para Xaviera. Nas minhas redes sociais e em todo lugar que eu vou, as pessoas me perguntam se a Xaviera iria voltar em ‘No Rancho Fundo’. Eu sentia que meu trabalho tinha sido muito reconhecido e isso me deixava feliz. Eu confesso que eu já não criava mais expectativas, mas quando fui chamada, comemorei muito porque esta personagem realmente sempre surge em momentos bem significativos. Eu me sinto muito honrada, reconhecida e acolhida fazendo Xaviera. Quando acabou ‘Mar do Sertão’, eu lembro de ter dito que sentia que não era uma despedida, como se eu ainda tivesse alguma coisa para viver como Xaviera. Essa intuição não estava errada.
Quais as novidades de Xaviera em ‘No Rancho Fundo’?
O público vai encontrar a mesma essência de Xaviera: divertida e espevitada. Ela vai dividir as cenas com o Timbó (Enrique Diaz), naquela relação dos dois super atrapalhados. Xaviera tem aquele senso de justiça que conquistou o público, mas, dessa vez, o seu cargo de prefeita de Canta Pedra lhe trouxe mais sabedoria, segurança e uma repaginada no guarda-roupa (risos).
Como foi reencontrar com seus parceiros de ‘Mar do Sertão’?
Eu fui fazer o teste de caracterização nos Estúdios Globo e óbvio que eu fui ver a gravação. Nesse dia, só tinham atores que também tinham feito ‘Mar do Sertão’. Também reencontrei parte da equipe. Fiquei ali observando, agradecida pela oportunidade de reviver uma experiência em que fui muito feliz. Me despedir de ‘Mar do Sertão’ não foi fácil, reencontrar não somente os atores, mas também seus personagens, está sendo muito divertido e familiar. Quando vi o Kike [Enrique Diaz] caracterizado e fazendo o Timbó, reencontrei, inclusive, partes da Xaviera através dessa relação. Não sei se consigo expressar, mas eu estou muito feliz com esses reencontros!
Qual será o impacto da chegada da personagem na trama?
Xaviera chega na reta final, ou seja, momento em que as tramas estão sendo solucionadas. Ela chega a convite de Timbó para ajudar a família Leonel contra Sabá Bodó (Welder Rodrigues). Como prefeita honesta, Xaviera promete perturbar o juízo do prefeito corrupto. Com sua sabedoria e jogo de cintura já conhecidos, ela traz soluções judiciais para questão de posse da Gruta Azul.
‘No Rancho Fundo’ é criada e escrita por Mario Teixeira com direção artística de Allan Fiterman. A obra é escrita com a colaboração de Marcos Lazarini, Dino Cantelli, Angélica Lopes e Renata Sofia. A direção geral é de Pedro Brenelli e a direção é de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti. A produção é de Silvana Feu e Lucas Zardo e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.