Os personagens do supermercado que à noite se transforma em uma vibrante quadra de escola de samba estreiam na TV Globo, no dia 23 de abril, a segunda temporada da série, repleta de aventuras, samba, humor, emoção e participações especiais. Desta vez, a obra criada por Renata Andrade e Thais Pontes, com redação final de Antonio Prata e Chico Mattoso e direção artística de Henrique Sauer, marca a entrada da atriz Eliane Giardini como a vilã Dalva. Henrique lembra que a série foi pensada e criada a partir da identificação com o grande público, a vida que as pessoas levam, a luta do dia a dia, a fé, o sonho e o ideal dessa batalha para uma vida melhor. “A gente acredita que isso tudo está no sangue de todo brasileiro. Amplificamos ainda mais as situações cômicas, os absurdos e as relações. O elenco estava muito à vontade, dono dos personagens, então se divertiu muito durante a temporada inteira. Isso estará na tela. A equipe de direção, criação e técnica também, e acho que tudo isso volta para a tela quando vai ao ar. Estou muito feliz, não vejo a hora de poder compartilhar com o público da TV, para poder trocar com as pessoas e preparar uma terceira temporada ainda mais divertida”, ressalta Henrique Sauer.
Para Thais Pontes, uma das roteiristas, ‘Encantado’s’ é a concretização de um projeto que valoriza as novas narrativas e novos olhares no audiovisual, além de ser a realização de um sonho. “Essa série é criada a partir da vontade de nos enxergar na tela, de falar de vivências, universos e pessoas que são muito comuns, identificáveis e, por isso, tão especiais. Ver Encantado’s na tela me dá a certeza de que caminhos importantes estão sendo trilhados. Fazer parte deste projeto foi um passo importante na minha carreira e tem sido um encontro muito feliz de sonhos, desejos e talentos. A expectativa para a estreia na TV está enorme. Erguemos uma temporada diferente, mais solta. Como os personagens já estão bem sólidos para o público, pudemos nos aprofundar mais em cada um deles, arriscar em alguns caminhos e nos permitimos pirar mais nas situações. Queremos muito que o público coloque o bloco na rua com a gente e continue se divertindo”, declara ela.
Parceira de Thais no roteiro, Renata Andrade comenta a expectativa da estreia. “É lindo ver a repercussão da série na exibição do Globoplay, e é ainda mais especial ver na TV Globo, uma vez que atinge mais pessoas, as que mais se identificam com nossos personagens e universos. A estreia na TV é a certeza da conexão com esse público. Particularmente, amo acompanhar a repercussão em tempo real. Gosto de ver as pessoas se reconhecendo, rindo, se enchendo de afeto e se encantando. ‘Encantado’s’ é o meu primeiro projeto autoral e isso, por si só, já representa um marco lindo na minha vida. É a realização de um sonho, é o primeiro passo numa carreira que me enche de alegrias. Meu plano é dar voos ainda mais altos”, conta Renata.
Mais sobre a trama
Depois do desfile apoteótico de Encantado’s, que emocionou a avenida na primeira temporada, Olímpia (Vilma Melo), Eraldo (Luis Miranda) e toda a turma enfrentam novos desafios. Sem deixar de lado os conflitos da dupla, que passa pela sobrevivência dos seus empreendimentos para contornar os resultados negativos dos investimentos frustrados que fizeram, as relações familiares ganham diferentes camadas, e histórias dos personagens que vivem no entorno dos protagonistas são aprofundadas. No mercado, Maria Augusta (Evelyn Castro), influencer digital e mulher de Eraldo, salva o Encantado’s da falência e se autoproclama como gerente, sendo mais um problema para a cunhada, Olímpia.
A vilã da vez é Dalva (Eliane Giardini), que ocupa o lugar de Madurão (Tony Ramos), com objetivos que vão muito além da mera compra do terreno dos Ponza. Após ter aprontado com Eraldo e quase levado a Joia do Encantado ao rebaixamento no último episódio da primeira temporada, Madurão (Tony Ramos) é rechaçado por Marlene Ponza (Dhu Moraes). A matriarca da família não aceita as desculpas do bicheiro, que acaba ridicularizado pela comunidade. Mas antes de ser enviado para um ponto menor, o mandachuva consegue articular sobre quem o substituirá na contravenção: entra em cena Dalva, personagem de Eliane Giardini. A princípio, a chegada da mãe de Ceroto (Leandro Ramos) parece trazer alívio para a família Encantado’s, mas é importante lembrar que às vezes as aparências enganam.
Luis Miranda, aos 40 anos de carreira, comemora seu primeiro protagonista na televisão e acredita que na segunda temporada o trabalho ficou mais amadurecido. “Conseguimos observar a trajetória das personagens desde a primeira temporada até agora. Essa é uma série extremamente divertida, mas tem drama e seu peso de realidade. É uma história que traz mensagem de luta e sobre não abrir mão dos sonhos. O Heraldo tem essa personalidade de querer alcançar seus desejos mesmo que às vezes ele quebre a cara. É importante contar histórias com diversão e levar a realidade ao mesmo tempo. A realidade tem sido algo pesado de encarar e é por isso que a fantasia e os sonhos são tão importantes. Esse personagem marca a minha carreira porque é meu primeiro protagonista na televisão. Isso é uma aposta no ator que eu sou e na maneira que gostei de encarnar os personagens. Eu estou muito satisfeito com o resultado e espero que as pessoas também gostem”, diz, emocionado.
Evelyn espera que mais pessoas consigam se identificar com a história, e ver suas famílias retratadas ali. “Sempre falo que assistir ‘Encantado’s’ é como ver o próprio quintal de casa. A importância da Maria Augusta na minha vida é poder me ver nesse contexto suburbano de outra forma. Eu a vejo num lugar diferente do que eu estive minha vida toda. Ela é influenciadora, a ‘patricinha’ do bairro. Fico feliz que as autoras tenham me enxergado dentro dessa possibilidade também. Ela é uma novidade na minha carreira, tem sensualidade, doçura, é apaixonada pela família e cuida de todos. A minha mãe conta que meu avô fazia sapatos para a escolas de samba e foi assim que ele sustentou a família por muitos anos. Eles contam essa história com muito orgulho. Eu fui criada entre Tijuca e Vila Isabel e minha família ainda mora lá. Cresci vivendo aquela realidade e é muito bom poder se enxergar na tela”, declara Evelyn.
Eliane comenta sua estreia na série e o prazer de fazer parte do time que já faz sucesso desde a primeira temporada. “Só tenho elogios. Fiquei encantada. A direção do Henrique Sauer é genial. Ele é animado, inspirado, sempre trazendo ótimas concepções sobre todas as cenas. Tem um desenho mental de cada uma, do enquadramento à direção de atores. É muito especial. O elenco é uma explosão de vitalidade, de alegria. Um grupo muito a fim de fazer acontecer o momento. Vilma Mello, Luis Miranda, Dhu Moraes, Leandro Campos, um sonho. Comecei a gravar logo com Tony Ramos, meu querido Tony, companheiro de duas produções seguidas (os atores contracenaram em ‘Terra e Paixão’). Tive essa honra de estar ao lado dele o ano todo de 2023. Um prêmio”, ressalta a atriz.
Tony Ramos, que protagoniza uma cena hilária logo no primeiro episódio da segunda temporada, comenta a barba do personagem, um desafio para a equipe, afinal, ele gravou a série enquanto fazia a novela. “Toda a turma que compõe o projeto é fantástica. O momento do primeiro ano foi vivido comigo de forma mergulhada. Foi uma estreia incrível que se repetiu no segundo ano. Achei interessante a justificativa que foi dada para a barba grande, já que eu estava gravando ‘Terra e Paixão’. Fizemos uma maquiagem que mostrava a depressão que ele estava enfrentando por ter perdido o poder. Eu adorei fazer. Me diverti muito”, conta o ator.
Para Dhu Moraes, a matriarca da família Ponza, foi um prazer contracenar com Eliane Giardini e levar sua personagem como referência para muitas mulheres. “Foi uma grande realização contracenar com essa atriz tão especial, Eliane Giardini. Fiquei encantada, sem trocadilhos (risos). Considero minha personagem importante por ser um papel significativo, que representa a voz de mulheres negras, que mesmo com o passar dos anos continuam ativas, determinadas e desejadas E a expectativa da estreia é que tenha a mesma repercussão positiva, como na primeira temporada, pois além de continuar com atores brilhantes, a diversão e a alegria continuam as mesmas”, ressalta Dhu.
A segunda temporada de ‘Encantado’s’ reúne ainda em seu elenco Augusto Madeira, Dandara Mariana, Digão Ribeiro, Dhonata Augusto, João Côrtes, Lidiane Ribeiro, Ludmillah Anjos, Luellem de Castro, Neusa Borges, Ramille, Romeu Evaristo, além de participações especiais, como Paolla Oliveira, Fabiula Nascimento, Hélio de La Peña, entre outros. Criada por Renata Andrade e Thais Pontes, é escrita por elas em parceria com Antonio Prata, Chico Mattoso e Hela Santana, com redação final de Antonio Prata e Chico Mattoso. A série tem direção artística de Henrique Sauer e direção de Nathalia Warth e Naína de Paula. A produção é de Bruna Ferreira, e a direção de gênero, de José Luiz Villamarim. A série estreia no dia 23 de abril, e será exibida às terças-feiras, após ‘Renascer’.