Em cenas de ‘Terra e Paixão’ previstas para irem ao ar a partir de amanhã, dia 14, Graça (Agatha Moreira) se vê cada vez mais próxima de perder o conforto da casa dos La Selva, afinal, o segredo sobre a paternidade de Danielzinho já é conhecido por Lucinda (Débora Falabella). Angelina (Inez Viana), desconfiada das conversas da moça pelo cantos, conta a Agatha (Eliane Giardini) sobre o mistério que ronda o envolvimento dela com Marino (Leandro Lima).
Com a informação, Agatha confronta a jovem e a deixa acreditar que seu segredo foi descoberto por ela também. Com isso, aproveita para plantar uma desconfiança em Irene (Gloria Pires), já que seu objetivo principal em Nova Primavera é se vingar dos La Selva, e ciente do amor de sua rival pelo neto, alerta que sua nora pode não ser quem ela pensa que é.
Irene estranha a fala de Agatha, mas começa a desconfiar ainda mais quando flagra Marino e Graça no quarto de Danielzinho e ouve o delegado se referindo à criança como filho. No momento, ela questiona os dois, que explicam o encontro a partir do recebimento de uma informação sobre um risco iminente na vida do menino. No entanto, Irene segue com a dúvida e pede a ajuda de Silvério (Samir Murad) para conseguir um kit de exame de DNA.
Quando ela aparece com o exame de DNA e avisa a Graça sobre sua intenção, a máscara cai e Irene entende que tem algo errado na história contada à família La Selva desde a gravidez. Ciente da traição, ela não pensa duas vezes e expulsa o bebê e a nora da fazenda.
Terra e Paixão’ é uma novela criada por Walcyr Carrasco, escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes. A obra é escrita com Márcio Haiduck, Vinícius Vianna, Nelson Nadotti e Cleissa Regina. A direção artística é de Luiz Henrique Rios com direção geral de João Paulo Jabur e direção de Tande Bressane, Jeferson De, Joana Clark, Felipe Herzog e Juliana Vicente. A direção de gênero é de José Luiz Villamarim e a produção é de Raphael Cavaco e Mauricio Quaresma.