CAPÍTULO 152: TERÇA-FEIRA: 18/04/2023: Socorro ameaça contar tudo a Abelardo e pede três contos de réis pelo silêncio. Abelardo separa uma jóia da mãe para dar à noiva; Inácio guarda um colar para que um dia possa dar à Ester. Mariano tenta convencer Luzia a usar menos dourado na festa. Alice coloca o colar que foi de Helena, crente que era uma surpresa para ela; Inácio arranca-o do pescoço dela. Decide que Alice vai ficar uns tempos com a mãe. Juliana pede um mês para Socorro. Sobral força para Inácio e Alice serem os padrinhos de casamento de Abelardo. Boaventura sugere que Higino equipe o hospital com sofisticados aparelhos. Ester dispensa Jesus, quer que ele se dedique totalmente ao jornalismo. Alice tem certeza: Ester é a grande paixão de Inácio. Olívia seduz Teodoro, convida-o para jantar e se apresenta como enviada de Higino.
CAPÍTULO 153: QUARTA-FEIRA: 19/04/2023: Olívia mente: Higino comprou a fazenda de Sobral, que partiu para a Europa, e vai transformá-la em um cassino. E ainda; quer Teodoro como consultor. Clemente insufla a raiva de Dario. Juliana se abre com Guiomar, que também não sabe o que fazer. Vitório insulta Ester: pergunta o seu preço. Alice implora que a mãe vá com ela à festa. Idalina fica furiosa ao saber que Ester mandou vender os seus vestidos e doar o dinheiro para a escolinha dos escravos. Inácio ameaça matar Vitório e Sobral desarma-o. Depois, procura Vitório e proíbe-o de dirigir a palavra à Baronesa. Boaventura promete tentar um encontro entre Higino e o Imperador. Guiomar e Olívia armam um plano para desmascarar o barão. Ester e Inácio ouvem toda a conversa entre Sobral e Teodoro e ficam em estado de choque.
CAPÍTULO 154: QUINTA-FEIRA: 20/04/2023: Inácio e Ester desmascaram Sobral e decidem partir. Diante do avô, Inácio pega a pistola do pai e o ameaça. Sobral quer falar com Alice; ela, apreensiva, não encontra-o no quarto. Idalina fica indignada ao ver Mariano chegar acompanhado de Luzia. Fabíola vai à festa de noivado. Leopoldo conta tudo para Abelardo e dá uma desculpa para os convidados. Nereu pede Guiomar em casamento; ela fala sobre seu passado de cortesã, deixando-o apavorado. Abelardo dá à Juliana um broche de brilhantes que pertenceu à sua mãe. Inácio desce da carruagem, volta à casa apressado. Durante o espoucar dos fogos de artificio, Rosália entra no quarto do barão, ouve um grito e um tiro. Inácio e Ester partem.
CAPÍTULO 155: SEXTA-FEIRA: 21/04/2023: Rosália se recolhe, fingindo estar indisposta. Mariano marca encontro com Olívia na senzala; convence Luzia a voltar sozinha para Santana. Socorro chantageia Juliana, exige que lhe dê o broche de brilhantes. Abelardo se desespera ao encontrar o pai morto e a pistola de Inácio sobre o criado-mudo; decide chamar a polícia. Leopoldo diz que ouviu o neto ameaçar Sobral, mas não acredita que tenha atirado nele. Idalina surpreende Alice mexendo no armário de Inácio, cobra uma explicação. Alice desconfia que seu marido fugiu com Ester. Abelardo hesita em criar uma versão para a polícia: desconfia de Inácio. Rosália diz a ele que viu o assassino.
CAPÍTULO 156: SÁBADO: 22/04/2023: Rosália garante a Abelardo que Inácio não matou o Barão, mas não revela o nome do assassino. Guiomar, Olívia, Leopoldo, Trajano e Abelardo concordam em contar a mesma versão para a polícia: Inácio foi procurar Ester e pedir que voltasse para casa. Alice divide as suas suspeitas com Idalina; para ela, Ester e Inácio fugiram juntos. Idalina desdenha e coloca Alice como suspeita; a jovem retruca afirmando ter visto a megera rondando o quarto de Sobral. Abelardo pede a Trajano que vá à Corte procurar o irmão. Inácio e Ester se hospedam na pensão de estudantes; ele usa o nome Silveira, como no passado. Abelardo suspeita mais ainda de Inácio ao saber que ele voltou à casa minutos antes da partida. Higino se choca ao saber da morte do Barão. Socorro pressiona Juliana. Mariano suspeita que um copo de vinho achado no quarto do Barão pode conter veneno.