ISRAELITAS
Eli (José Rubens Chachá) – É o sacerdote/juiz israelita, sendo assim o homem mais importante do povo, e pai de Hofni (Vinícius Redd) e Finéias (Edu Porto). É o responsável por julgar quem lhe procura.
Honfi (Vinícius Redd) – Filho mais novo de Eli (José Rubens Chachá), aproveita o fato de ser filho do sumo-sacerdote para fazer aquilo que bem entende.
Finéias (Edu Porto) – Assim como o irmão, Hofni (Vinícius Redd), não segue as leis Divinas, porém ao contrário dele teme que o pai fique sabendo que anda por caminhos tortos.
Querên (Prisma da Matta) – Jovem israelita mulher de Hofni (Vinícius Redd). Assim, acredita que o casamento com um homem ligado a Deus terá felicidade na união.
Melquisa (Arianne Botelho) – Mulher de Finéias (Edu Porto) que não enfrenta problema no casamento. É mãe de Aitube (Felipe Maia).
Aitube (Felipe Maia) – Seus pais são Finéias (Edu Porto) e Melquisa (Arianne Botelho).
Jeús (Pedro Costa) – Diante de Eli (José Rubens Chachá), para quem trabalha em sua casa e no tabernáculo, finge ser uma pessoa boa. Porém, ajuda Hofni (Vinícius Redd) e Finéias (Edu Porto) em seus planos.
Elcana (Fernando Pavão) – Casado com Ana (Branca Messina), se torna também marido de Penina (Julia Guerra) porque a primeira mulher não engravida. Seus filhos são Samuel (João Guilherme Chaseliov/Rafael Gevu), Gadias (Rômulo Weber), Gadiel (Giovanni Dopico) e Lael (Bruna Perdigão/Amanda Petenucci).
Ana (Branca Messina) – Mulher temerosa frente a Deus, mas que se acha incompleta por não poder engravidar.
Samuel (João Guilherme Chaseliov/Rafael Gevu) – É o ajudante de Eli (José Rubens Chachá) que se revela o homem pronto para representar Deus na terra. Se torna o último juiz israelita.
Penina (Julia Guerra) – Segunda mulher de Elcana (Fernando Pavão), seus filhos são Gadias (Rômulo Weber), Gadiel (Vinicius Scribel/Giovanni Dopico) e Lael (Bruna Perdigão/Amanda Petenucci). Sabe que ele só se casou com ela porque Ana (Branca Messina) não engravidava.
Gadias (Rômulo Weber) – Filho mais velho de Elcana (Fernando Pavão) e Penina (Julia Guerra).
Gadiel (Vinicius Scribel/Giovanni Dopico) – Filho do meio de Elcana (Fernando Pavão) e Penina (Julia Guerra).
Lael (Bruna Perdigão/Amanda Petenucci) – Única filha de Elcana (Fernando Pavão) e Penina (Julia Guerra).
Eloá (Kíria Malheiros) – Jovem amorosa desde criança que se torna mulher de Samuel (João Guilherme Chaseliov/Rafael Gevu).
Eliúde (Igor Cotrim) – É um israelita que é bom pai e marido e que coloca a família acima das ordens Divinas.
Ábila (Vanessa Bueno) – Casada com Eliúde (Igor Cotrim) é a mãe dedicada de Zife (Léo Belmonte) e Zanata (Marcus Bessa).
Zife (Léo Belmonte) – Jovem soldado filho de Eliúde (Igor Cotrim), seus os ensinamos dele, porém chega a mostrar que crê em outros deuses.
Zanata (Marcus Bessa) – Assim como o irmão, Zife (Léo Belmonte), é um jovem soldado, que admira-o. Para Zanata, Zife é exemplo de filho.
Josué (Guilherme Duarte) – Colega de Eliúde (Igor Cotrim) será em suas terras para onde a arca da aliança vai ser levada pelo povo da Filístia. Em relação a fé, ainda não sabe no que acredita.
Micael (Thiago Amaral) – Casado com Sâmila (Natália Ferrari) e pai de Eliam e Tília, teme a Deus e enfrenta problemas financeiros.
Sâmila (Natália Ferrari) – É a mulher até certo ponto ingênua que trabalha com a mãe, Ada (Giselle Tigre), na casa de Eli (José Rubens Chachá).
Ada (Giselle Tigre) – Ao ficar viúva vai se tornar solitária e dependente de Eli (José Rubens Chachá).
Jeodás (Augusto Zacchi) – Embora seja israelita, o milionário marido de Marilís (Thaís Pacholek) não crê em Deus. Suas idas a Siló são só para não ver seu nome ser manchado.
Marilís (Thaís Pacholek) – Mulher de Jeodás (Augusto Zacchi) sofre rejeição dos pai e irmãos. Irá cantar e tocar instrumentos na frente do tabernáculo.
Queila (Karize Brum) – Mulher de Ézer, a filha de prostituta acredita que perdeu o pai antes de seu nascimento.
Abiel (Dudu Pelizzari) – Casado com Iana (Karla Hill), seus filhos são Quis (Enzo Ciolini) e Ner (Felipe Coutinho). É um soldado exímio em relação à lança.
Iana (Karla Hill) – A mulher calma e de personalidade pacífica casada com Abiel (Dudu Pelizzari).
Quis (Enzo Ciolini) – Se por um lado, o filho de Iana (Karla Hill) e Abiel (Dudu Pelizzari) tem habilidade com a espada, arco e flecha, por outro conhece pouco as leis de Deus.
Ner (Felipe Coutinho) – Assim como o irmão, Quis (Enzo Ciolini), é um soldado que não vê a hora de entrar em guerra para defender seu povo.
Obede (Alex Morenno) – Casado com Bília (Débora Sartori) e temente totalmente a Deus. Tanto que isso dita suas escolhas.
Bília (Débora Sartori) – Mulher que se realiza nos cuidados com a família. Tem a mesma fé e na mesma proporção que o marido, Obede (Alex Morenno).
Jessé (Miguel Venerabile) – É o filho bondoso de Obede (Alex Morenno) e Bília (Débora Sartori).
Malquias (Daniel Blanco) – Casado com Lavínia (Pamela Tomé) e pai de Belá é um camponês que no passado ao perder os pais queria se vingar dos filisteus.
Lavínia (Pamela Tomé) – Dona de uma vida simples, a mulher de Malquias (Daniel Blanco) é uma pessoa pacífica e de muita fé.
Jotã (Duda Nagle) – É o pai de Kesha (Lyvia Maschio), um guerreiro que vê na profissão um chamado.
Sobal (Cézar Pezzuoli) – É um dos homens mais velhos de Israel. Apesar disso, o pai Jotã (Duda Nagle) e avô de Kesha (Lyvia Maschio) não fica com a missão de decidir coisas importantes para o povo.
Kesha (Lyvia Maschio) – Jovem tímida e feliz que irá despertar a paixão em Quis (Enzo Ciolini) e Ner (Felipe Coutinho), filhos de Abiel (Dudu Pelizzari).
Zeror (Ilvio Amaral) – É outro dos homens mais velhos de Israel que com os demais 11 – cada um representando uma tribo – define como encarar o ataque filisteu.
Abas (Mauro Aragão) – É outro dos homens mais velhos de Israel e de personalidade idêntica a Sobal (Cézar Pezzuoli).
Jaziel (Paulo Gabriel) – Enviado por Deus e que revelará a Eli (José Rubens Chachá) o futuro de Israel.
FILISTEUS
Guedór (Anselmo Vasconcellos) – Casado com Anainér (Silvia Pfeifer) é o rei da Filístia que usa de suas qualidades para alcaçar seus objetivos. Pai de Quedés (Caetano O’Maihlan), Lessér (Bruno Suzano), Luciér (ator não divulgado) e Alemér (Bruno Ahmed).
Anainér (Silvia Pfeifer) – É a rainha da Filístia e mãe coruja, capaz de qualquer coisa para proteger os filhos.
Quedés (Caetano O’Maihlan) – Filho mais velho de Guedór (Anselmo Vasconcellos) e Anainér (Silvia Pfeifer) é um líder extremo. Príncipe de Asdode que exerce o papel de irmão mais velho.
Lessér (Bruno Suzano) – Filho de Guedór e Anainér e príncipe de Ecrom. Considerado o mais galanteador da família e puxou a personalidade da mãe.
Alemér (Bruno Ahmed) – É o filho mas novo de Guedór (Anselmo Vasconcellos) e Anainér (Silvia Pfeifer) tratado como bebê. Por isso, quer mostrar ao pai que cresceu e pode estar à frente do reino.
Tabás (Gutto Ordoz) – Sobrinho de Guedór (Anselmo Vasconcellos) faz de tudo para manter a atenção do tio.
Dobár (Hugo Carvalho) – Irmão de Tabás (Gutto Ordoz) tem uma personalidade mais jovem que ele. Soldado de grande talento e sempre atento com a família.
Tomáz (Felipe Silcler) – É o homem confiança do palácio de Asdode. Representa tudo o que a família real é, como beleza e elegância.
Tamembér (Marcelo Pio) – É um ferreiro de Belém que presta serviços ao povo de Israel.
Tenáz (Bruno Franklin) – Outro ferreiro que presta serviços aos israelitas. Quer a qualquer custo um lugar de destaque no reino, porém se considera esperto demais.