Alex Morenno, Carlo Porto e Prisma da Matta foram escalados para a novela bíblica “Reis” (de Raphaela Castro), assinada com a colaboração de Marcos Ferraz, Meuri Luiza e Rodrigo Ribeiro, que vai substituir “Gênesis”, “Os Dez Mandamentos” e “A Terra Prometida” na Record TV, sob direção de Juan Pablo Pires.
O elenco da novela bíblica “Reis” é formado até o momento pelos atores Alex Morenno, Amanda Petenucci, Anselmo Vasconcellos, Antonio Gonzalez, Arianne Botelho, Augusto Zacchi, Branca Messina, Bruno Franklin, Bruno Suzano, Caetano O’Maihlan, Carlo Porto, César Pezzuoli, Dani Gutto, Daniel Blanco, Débora Sartori, Douglas Sampaio, Duda Nagle, Dudu Pelizzari, Edu Porto, Enzo Ciolini, Felipe Coutinho, Felipe Silcler, Fernando Pavão, Fernando Vasconcellos, Flávio Galvão, Giovanni Dopico, Giselle Tigre, Guilherme Duarte, Gutto Ordoz, Henrique Camargo, Igor Cotrim, Karize Brum, Karla Hill, Kíria Malheiros, Léo Belmonte, Lyvia Maschio, Marcus Bessa, Pâmela Tomé, Prisma da Matta, Rafael Gevú, Roberto Bomfim, Silvia Pfeifer, Thaís Pacholek, Thiago Amaral e Vinícius Redd.
Assim como “Gênesis”, a novela bíblica “Reis” vai ter múltiplas histórias com múltiplos elencos: as fases foram batizadas como Reis, Crônicas, Provérbios, Cantares de Salomão, Eclesiastes e Salmos. A diferença é que essa história vai ter menos núcleos e também menos subtramas, de olho no público de séries de streaming.
Tudo começa a partir da transição de juízes para monarcas no governo de Israel, partindo dos juízes Eli e Samuel até chegar aos reis Saul, Davi e Salomão. Eli foi o sumo sacerdote no tempo da juventude do profeta Samuel. Além do sacerdócio, Eli também serviu como um juiz de Israel por quarenta anos (1 Samuel 4:18). A história de Eli na Bíblia ficou marcada não apenas pelo seu contato com o jovem Samuel, mas principalmente pela rebeldia de seus filhos. Eli era descendente de Arão através de Itamar (cf. 1 Samuel 22:20; 1 Reis 2:27; 1 Crônicas 24:3). O grande problema de Eli foi seus filhos. Ele era pai de dois homens incrédulos, Hofni e Finéias. Como Eli já tinha a idade muito avançada, seus filhos passaram a ter cada vez mais responsabilidades no serviço do Tabernáculo. Mas os dois filhos de Eli não tinham qualquer temor a Deus e nem respeito pelo próprio pai. Eles transgrediam a Lei de Deus de muitas maneiras. Eles violavam a regulamentação acerca das ofertas e sacrifícios ao Senhor, e se apropriavam daquilo que era consagrado a Deus (1 Samuel 2:12). Além disso, eles seduziam as mulheres que se ocupavam de forma voluntária de algum serviço relacionado ao funcionamento do Tabernáculo. Em seguida, o profeta avisou que a linhagem sacerdotal em Israel não seria mais contada através de sua casa. Na prática, isso significou que a linhagem sacerdotal passou a ser considerada através da descendência de Eleazar, o outro filho de Arão.