Patrícia Pinho é outro nome escalado para a nova lista de elenco da novela “Além da Ilusão” (de Alessandra Poggi), adiada por causa da pandemia do coronavírus, que vai substituir “Nos Tempos do Imperador” (de Thereza Falcão e Alessandro Marson) a partir de fevereiro de 2022 na programação da TV Globo.
Formada em Artes Cênicas pela UNI-RIO e Licenciatura pela Bennett, Patrícia Pinho recebeu o Prêmio APTR 2010 como Melhor Atriz em papel coadjuvante, pela peça “As Meninas”, de Maitê Proença e Luis Carlos Góes, com direção de Amir Haddad. Viveu a Madame Clessi de “Vestido de Noiva”, direção Renato Carrera. Idealizadora do “Buraco da Lacraia Dance Show”, cabaré show de videokê emotivo, na casa de mesmo nome, onde viveu a Cátia Cega.
Na TV, integra o elenco do humorístico “Zorra Total”, onde, anteriormente, fez parte, por três anos, do elenco fixo como a funkeira loira Mina Grete, do quadro “As funkeiras” e depois com Marcelo Mansfield, no quadro “Seu Banana”. Participou de “Meu Pedacinho de Chão”, como Aurora, mãe de Viramundo e integrou o elenco fixo de “Malhação – Casa Cheia”, como Soraia. Também participou, por 3 anos, do elenco fixo do programa “Os Caras de Pau” e integrou o quadro “E Agora?”, primeiro trabalho de improvisação de cenas e jogos dentro do programa TV Xuxa.
Com Rosane Svartman fez “Humanóides”, como a protagonista de Berenice Enlouquecida. Fez o longa-metragem “Riscado”, de Gustavo Pizzi. Na área publicitária fez a campanha Havaianas Samba.
Patrícia é fundadora da “Cia Teatro do Nada”, em 2003. O grupo de Improvisação, filiado ao I.T.I. (International Theatresports Institute), realizou inúmero espetáculos: “Teatro do Nada”, 3 anos em cartaz e “Nada Contra”, que recebeu o Prêmio Miriam Muniz/ FUNARTE. Fez participação especial em diversos espetáculo de Impro, produz e dirige o espetáculo infantil “Improlândia”, de Omar Galván, participante do FIMPRO (Festival Internacional de Improvisação, realizado em Belo Horizonte e São Paulo. Além disso, dirigiu o espetáculo de improvisação “Se Joga!”
A atriz iniciou sua carreira como assistente de direção de Rubens Lima Jr em “Barrados no Baile” e de Ronaldo Tasso em “Romances e Videokês”. Estreou no Espaço SESC seu primeiro texto “¼ Escuro”, direção Renato Carrera, com o pseudônimo Gertrudes Carrera. Seu texto “Professoras Assassinas” foi inserido no espetáculo “Não me irrita”, com direção de Renato Carrera.
O elenco da novela “Além da Ilusão” é formado até momento pelos atores Alexandra Richter, Bárbara Paz, Duda Batista, Eriberto Leão, Helga Nemetik, Isabella Santoni, Jayme Matarazzo, Kiria Malheiros, Larissa Manoela, Monique Alfradique, Paloma Duarte, Patrícia Pinho, Paulo Betti, Rafael Vitti e Valentina Vieira. A direção artística está correndo sob a responsabilidade de Luiz Henrique Rios.