Em Éramos Seis, Zeca (Eduardo Sterblitch) não é exatamente o namorado dos sonhos de Olga (Maria Eduarda de Carvalho). A ruiva morre de vergonha do farmacêutico por ele ser “caipira”, como ela diz. O homem idealizado pela irmã de Lola (Gloria Pires) seria um rapaz moderno, rico, da cidade, um verdadeiro tipão. Mas, entre idas e vindas, é com Zeca mesmo que ela namora.
Assim, decide apresentá-lo a Emília (Susana Vieira). O que ela não imagina é que a tia, rica e esnobe, ficaria encantada pelo farmacêutico de Itapetininga. A visita começa com Zeca já impressionado pela riqueza da mansão em que mora a viúva.
Quando entram, Olga recomenda: “Não vá falar bestagem!”. Ao ver a tia se aproximando, ela trata de apresentar o namorado e é corrigida por ele:
“Esse é o Zeca”, diz.
“Ah, não. Zeca, não! Zeca é apelido. O nome mesmo é José Carlos Marcondes de Bueno.”
Para a surpresa de Olga, Emília logo fica impressionada com o rapaz. Diz que, com um nome desses, deve ser descendente de uma família ilustre. A sobrinha fica incrédula, mas a tia insiste: “Eu faço estudos de árvores genealógicas das famílias, por isso estou lhe dizendo”.
“Temos um rapaz importante aqui! Sua mãe deve estar muito feliz, não é, Olga?”, completa Emília.
Completamente surpresa com a boa impressão causada por Zeca, a irmã de Clotilde (Simone Spoladore) prefere desconversar e chama a prima Justina (Julia Stockler) para passear no jardim da casa. A menina aparece e, mais uma vez, Emília fica constrangida com o comportamento da filha, que apresenta um distúrbio mental não diagnosticado.
Mas, para seu alívio, Zeca consegue lidar perfeitamente com Justina. Os dois saem e Olga se apressa para não perdê-los. Durante o passeio, ela fica enciumada com a boa relação do namorado com sua prima e debocha dela, mas é severamente repreendida pelo farmacêutico:
“Não tem graça nenhuma não, Olga! Parece que não tem sentimento! Acha que pode ficar remedando os outros pelas costas? Tem coisas em você que eu não consigo entender. Todo mundo merece ser tratado com consideração.”
Enquanto isso, perdem Justina de vista. Ela encontrou um gato no jardim e, brincando com ele, vai parar na rua e quase é atropelada. Por sorte, Zeca consegue salvá-la e ainda convence Emília a deixar a filha cuidar do gatinho.
“Quanta gentileza… Estou encantada”, diz a viúva.
Não perca Éramos Seis e confira o resumo da novela.
15
OUT
Terça-feira
Lola repreende Júlio por aceitar a sociedade, mesmo sem condições financeiras. Almeida afirma a Gusmões que continuará mentindo sobre sua condição a Clotilde. Inês flagra Shirley com as cartas de João. Genu desconfia de Virgulino. Júlio tenta pegar um empréstimo no banco. Inês revela a Afonso que Shirley esconde cartas dele. Emília se surpreende com a proximidade entre Justina e Zeca. Afonso discute com Shirley. Shirley pensa em procurar João. Almeida pede para conversar com Júlio. Marion se oferece para ajudar Júlio. Almeida se declara para Clotilde. Lola conduz com habilidade a carroça de Afonso, que demonstra seu encantamento. Marion consegue um investidor para Júlio, e os dois se beijam.
Confira o resumo completo do dia e da semana!
Éramos Seis é escrita por Angela Chaves, baseada na novela original escrita por Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, livremente inspirada no livro de Maria José Dupré. A direção artística é de Carlos Araújo.