Na minissérie “Se Eu Fechar Os Olhos Agora” (de Ricardo Linhares), que entra no ar a partir do 15 de abril na programação da Rede Globo, Maria Rosa (Lidi Lisboa) é uma mulher negra, que decide virar freira em um orfanato para não se arriscar sozinha num mundo hostil e preconceituoso.
Vítima de racismo por parte do bispo Dom Tadeu (Jonas Bloch), a freira é quem conta para Ubiratan (Antônio Fagundes) que Maria Aparecida (Thainá Duarte) foi mantida no local durante toda sua vida para que ninguém descobrisse que seu pai senador – havia molestado sua mãe cozinheira, Madalena (Ruth de Souza).
Entre cálices de licor – oferecidos propositalmente para fazê-la abrir a boca mesmo – ela também expõe para Ubiratan as condições das crianças que são criadas lá dentro, dizendo que para elas resta a esperança de sair dali pelas mãos de alguém que as proteja e acolha, ou ficarão ali para sempre.
Graças às pistas dadas por ela, Ubiratan consegue desvendar que o assassinato de Maria Aparecida não é cometido por Francisco (Renato Borghi) e Geraldo (Gabriel Braga Nunes). Com a alcunha de Anita, ela é morta por Isabel (Débora Falabella) e Renato (Enzo Romani), esta primeira mãe de Cecília (Marcela Fetter).
O elenco completo da minissérie “Se Eu Fechar Os Olhos Agora” é formado pelos atores Alexandra Martins, Antônio Fagundes, Antônio Grassi, Betty Faria, Débora Falabella, Eike Duarte, Enzo Romani, Gabriel Braga Nunes, Gabriel Falcão, João Gabriel D’Aleluia, Jonas Bloch, Júlia Svacínna, Lana Rhodes, Leonardo Machado, Lidi Lisboa, Marcela Fetter, Marcos Breda, Marjorie Gerardi, Mariana Ximenes, Martha Nowill, Milton Gonçalves, Murilo Benício, Paulo Rocha, Pierre Baitelli, Renato Borghi, Ruth de Souza, Tairone Vale, Thaina Duarte, Vitor Thiré e Xande Valois. A produção conta com a direção geral de André Câmara e Joaquim Carneiro, além da direção artística de Carlos Manga Jr.