Sempre lembrado por sua vitalidade, aos 91 anos, Ary Fontoura interpreta o pai de Lucio Mauro Filho no especial ‘Falas da Vida’, que será exibido na próxima terça-feira, dia 8 de outubro. A narrativa é parte de um experimento social que aborda relações familiares em meio à passagem de tempo, compartilhada com pais e filhos, e provoca reflexão sobre seu comportamento em casa.
No esquete, Ary aparece como um senhor pacato e diferente do que seus 5,8 milhões de seguidores estão acostumados a acompanhar pelo perfil do ator nas redes sociais. Para ele, a palavra ‘idoso’ é usada para classificar faixa etária, mas não é raro ver jovens pensando e agindo como idosos. Com isso, Ary aproveita para contar seu segredo para lidar com o envelhecimento. “Manter a saúde em dia é primordial. Então, é preciso deixar a preguiça de lado, se alimentar muito bem, fazer muitos exercícios e pensar sobretudo no hoje. Acho que é assim que eu penso e vivo esse tema”, declara.
Movido por viver intensamente o presente, Ary ressalta que participar do ‘Falas da Vida’ foi muito bom e, na sua opinião, programas sobre a temática são importantes e devem ser aprimorados. “Como idoso que sou, sempre estou me alertando para não deixar nada para ontem e cuidando do hoje, porque creio que amanhã será melhor. Positivismo é uma grande arma para quem envelhece”, ressalta o ator.
Lucio Mauro Filho celebra o reencontro com o colega, a quem considera uma referência. “Sua inquietude e vontade de continuar aprendendo é uma inspiração para qualquer ser humano”, destaca. Por ser filho de segundo casamento e ter nascido quando o pai já estava na casa dos 50 anos, Lucio Mauro Filho comenta que sempre conviveu com pessoas mais experientes e aponta que suas preocupações para esta etapa da vida convergem com as pautas que serão exibidas no especial. “Com o avanço da medicina e das terapias, a expectativa de vida é muito maior. Consequentemente as pessoas trabalham até a idade avançada. Meu pai trabalhou até os noventa anos. Minha preocupação é que a sociedade disponibilize oportunidade para tanta gente boa”, afirma.
Confira abaixo a entrevista com os atores Ary Fontoura e Lucio Mauro Filho:
Entrevista Ary Fontoura
– Conta sobre sua participação no especial Falas da Vida.
Foi muito bom participar no programa ‘Falas da Vida’. Todos os programas que tratam de informar são importantes e devem ser aprimorados sempre.
– Em se tratando do tema idade/envelhecimento, quais são as suas preocupações atualmente?
Manter a saúde em dia é primordial. Então, é preciso deixar a preguiça de lado, se alimentar muito bem, fazer muitos exercícios e pensar sobretudo no hoje. Acho que é assim que eu penso e vivo esse tema.
– O senhor acha que existe uma definição para o termo idoso no Brasil? O que é ser idoso para o senhor?
Pra mim, idoso é todo aquele que não se conforma com o tempo. No fundo é uma palavra que classifica faixa etária. Mesmo assim, eu já vi muitos jovens pensando e agindo como idosos.
– O que move o senhor nos dias de hoje? O tema envelhecimento/idade é algo presente no seu dia a dia? De que forma?
O que me move hoje em dia é viver intensamente o presente. Como idoso que sou, sempre estou me alertando para não deixar nada para ontem e cuidando do hoje, porque creio que amanhã será melhor. Positivismo é uma grande arma para quem envelhece.
– Muitas pessoas têm o senhor como inspiração. Como o senhor recebe essas manifestações?
Se o meu exemplo de viver é satisfatório para os outros, eu fico muito feliz por ser inspirador para essas pessoas terem dias e anos melhores. Então, só posso agradecer a admiração e o incentivo dos que, por mim, têm admiração.
Entrevista Lucio Mauro Filho
– Como foi participar do ‘Falas da Vida’ e gravar com Ary?
Foi muito especial. Ary é um ídolo, uma referência gigante. Sua inquietude e vontade de continuar aprendendo é uma inspiração para qualquer ser humano. Ary foi minha mãe em “A Guerra dos Rochas” e agora tenho a chance de tê-lo como pai. Sou um sortudo!
– O tema envelhecimento/etarismo é algo presente no seu dia a dia? De que forma ele te toca?
Sou filho de segundo casamento. Quando nasci, meu pai já estava nos 50. Sendo assim, convivi com todos seus contemporâneos, muitos deles já sexagenários. Não por acaso sempre me dei bem com a turma mais velha. Me formei no Tablado, com Maria Clara Machado já chegando aos 80. Fui apresentado ao grande público fazendo dupla com Jorge Doria já octogenário. Lido com o tema desde que me entendo por gente.
– Em se tratando da discussão entre idade/envelhecimento, quais são as suas preocupações atualmente?
Com o avanço da medicina e das terapias, hoje em dia a expectativa de vida é muito maior. Consequentemente as pessoas trabalham até a idade avançada. Meu pai trabalhou até os noventa anos. Minha preocupação é que a sociedade disponibilize oportunidade para tanta gente boa.
– Como quer que as pessoas recebam o programa? Que mensagens devem ficar sobre o assunto?
A mensagem principal é simples: a vida é um ciclo. Devemos ter paciência e cuidado com aqueles senhores e senhoras que tanta paciência e cuidado tiveram conosco quando éramos crianças.
O ‘Falas da Vida’ tem direção de Patricia Carvalho, roteiro de Malu Vergueiro, produção de conteúdo de Ciça Guedes, produção de Natalia Daumas, produção executiva de Fernanda Neves e direção de gênero de Mariano Boni. O programa será exibido após ‘Mania de Você’.