Bruna Linzmeyer, Ícaro Silva, Johnny Massaro e Igor Fernandez vão estrelar a minissérie “Máscaras (Não) Cairão Automaticamente” (de Leonardo Moreira e Patricia Corso), que vai ser exibida pela plataforma de vídeo por streaming HBO Max, da Warner Bros. Discovery, sob direção artística de Marcelo Gomes e geral de Carol Minêm.
Neste projeto de gênero de drama nacional, que vai ficar limitado à uma única temporada, a epidemia da AIDS é relembrada ao longo de cinco episódios. Com produção executica da Morena Filmes, o foco da trama está em cima de um grupo de trabalhadores, funcionários de empresas de companhia aéreas. Nos anos 80, eles passam a contrabandear o AZT para o país. O medicamento não possui venda permitida em terras brasileiras, mas é a única saída para quem é diagnosticado com a doença no estágio avançado.
O primeiro caso de HIV no Brasil foi registrado na cidade de São Paulo, no Hospital Emílio Ribas, em 1980, e afetou a vida de centenas de pessoas de diferentes classes sociais. De um lado, a redemocratização do país fazia emergir uma rica cena cultural e mais liberdade em relação à expressão e orientação sexual. De outro, os contagiados pela doença não tinham acesso a medicamentos para lutar pela vida. Entretanto, o Brasil saiu na frente e se tornou o primeiro país da América Latina a isolar o HIV-1, em 1987. No mesmo ano, deu-se início a administração do AZT para pacientes com AIDS no mundo.
“A série é inspirada em eventos e personagens reais, um momento de luta por direito à saúde acima do preconceito”, comenta Silvia Fu Elias, Diretora de Produção de Conteúdo Brasil da WBD. “É uma grande responsabilidade retratar esse momento tão marcante na vida de uma geração, e queremos trazer essa mensagem para o público da melhor maneira possível”, complementa a profissional.