Com a retomada definitiva dos eventos por todo o país, o já consolidado e cada vez mais abrangente Rio2C começou na última terça-feira, 11 de abril, com um panorama dos temas mais relevantes à indústria criativa, dissecados, de forma transversal, por alguns dos principais nomes de seus respectivos mercados. O maior encontro de criatividade da América Latina ocupa, até o dia 16, novamente todo o complexo da Cidade das Artes com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, ativações e experiências imersivas para um público estimado em mais de 40 mil pessoas.
A quantidade de personalidades circulando pelos corredores e a qualidade dos painéis nesses primeiros dias de evento estabelecem o Rio2C como o mais importante encontro para o debate, o fomento e a efetivação de negócios relacionados ao mercado da música e à cadeia da indústria criativa. Desde a sua primeira edição, o evento vem sendo palco e vitrine para novos talentos, que se apresentam diante de uma rede de importantes nomes do segmento, desde a curadoria até a distribuição musical.
Importantes negócios no universo da música são iniciados ou concretizados graças à conexão que o Rio2C proporciona. Um exemplo disso será evidenciado hoje na sala de coletivas do evento, às 17h, quando o recém-lançado artista DEADCAT assina um contrato de 3 anos de exclusividade com a Universal Music Publishing Group, editora de música norte-americana que faz parte do grupo Universal – uma gigante global.
Adriana Ramos, Synch e New Business manager da Universal Publishing, recebeu o material do artista da empresária Simone Mizrahi durante a festa de lançamento do Rio2C, na última terça-feira, dia 11. A fechamento do acordo se deu ao longo dos dias seguintes, mobilizando a equipe da Universal Publishing, o escritório de agenciamento Izaz e a assessoria jurídica do Senna Advogados. Hoje a celebração do contrato reafirma o Rio2C como um evento onde negócios são iniciados, desenvolvidos ou concretizados.
DEADCAT é um novo artista do cenário pop que vem se revelando na indústria musical. Cantor, compositor e produtor musical, o artista lançou o seu álbum de estreia em março e já alcançou a marca de meio milhão de streams e 100 mil ouvintes mensais no Spotify. O single “Scarlett” vem sendo destaque na programação de grandes emissoras de rádio como a MIX FM e Jovem Pan. Em pouco tempo a faixa foi buscada mais de 18 mil vezes no Shazam.
“Ter a parceria com uma boa editora é uma das grandes prioridades na carreira de qualquer compositor. Tenho observado vários cases de sucesso na indústria, de músicas que ganham notoriedade ou voltam às paradas graças às oportunidades de sincronização. Nesse momento estou assinando com a companhia que eu sempre quis e me sinto muito otimista”, afirma o artista.
“Firmar contrato com DeadCat sob a égide do Rio2C é uma demonstração da dedicação da Universal Music Publishing em descobrir e ajudar novos talentos a mostrarem sua música para mundo”, completa Marcelo Falcão, managing diretor da Universal Publishing.
Agora, o artista se prepara para começar a realizar os seus primeiros shows e apresentar o seu trabalho que já vem sendo abraçado digitalmente. Certamente podemos esperar apresentações de muita identidade como tudo o que o artista vem apresentando desde o seu primeiro lançamento.