CAPÍTULO 064: QUINTA-FEIRA: 05/01/2023: Ester e Inácio sentem-se constrangidos e tensos. Higino comemora antecipadamente o sucesso de seu plano. Inácio improvisa um jantar e sabe que só poderão tentar voltar para a Ouro Verde no dia seguinte; olha para Ester dormindo com ternura, mas nada acontece entre eles. Sobral passa a noite na estalagem. Na manhã seguinte, Bárbara e Higino vão ao empório e encontram Mariano e Olívia; Jesus avisa Sobral da praga; Higino faz teatro, mostra-se preocupadíssimo e manda avisar a todos os outros fazendeiros. Idalina se encontra com Luzia e sabe que o bilhete falso estava com Palmira. Ester e Inácio se beijam com paixão e decidem contar tudo para Sobral; o Barão volta para a fazenda transtornado; o cafezal está completamente infestado e eles, arruinados.
CAPÍTULO 065: SEXTA-FEIRA: 06/01/2023: Inácio, Sobral e Abelardo buscam uma solução. Idalina descobre que foi Olívia quem pegou a carta. Os técnicos dizem que a única forma de acabar com a praga é queimar o cafezal. Sobral e Inácio desconfiam que pode ser mais um golpe de Ventura. Ester promete ficar lado do marido até ele se reerguer. Sobral vai ao banco e fica sozinho na sala dos cofres. Idalina recebe dinheiro de Higino, que a nomeia sua aliada. Ele arma outro plano para desmoralizar o Barão e acusá-lo de roubo.
CAPÍTULO 066: SÁBADO: 07/01/2023: Higino corteja e faz propostas para Olívia, que recusa todas. Idalina tira uma chave do paletó de Felício e entrega à Higino; os capangas dele abrem um cofre no banco, colocam o dinheiro em um envelope, que Clemente esconde na biblioteca da Ouro Verde. Felício descobre que sumiram 25 contos de réis do cofre da Associação; Higino fomenta a suspeita contra o Barão. Abelardo convida Juliana para ir à fazenda um dia e ela fica exultante. O inspector Bustamanti decide revistar a casa de Sobral. Bárbara fica encantada com o jeito de Guiomar, que, contam, foi professora da baronesa. Idalina aguarda Olívia em seu quarto. O dinheiro é encontrado na biblioteca e Sobral é algemado.