Nos próximos capítulos da novela “A Dona do Pedaço” (de Walcyr Carrasco), exibida pela Rede Globo, Matilde (Laura Cardoso) conta para Maria da Paz (Juliana Paes) que Joana (Bruna Hamú) nasceu na mesma maternidade que Josiane (Agatha Moreira), sugerindo que as duas foram trocadas na maternidade na época do parto.
“Diz, por que sua avó fala tanto de mim?”, quer saber Maria da Paz. “Eu não sei… Tem certeza que não se conhecem?”, pergunta Joana. “Posso falar com sua avó?”, questiona Maria da Paz. “Vó, olha quem veio ver você. A Maria da Paz”, diz Joana, mostrando Maria da Paz para Matilde.
“Maria da Paz. Continua bonita. Como cê faz pra ficar tão bonita?”, quer saber Matilde. “Mas a senhora disse, continua bonita. Quer dizer que me conheceu antes?”, pergunta Maria da Paz. “Conheci sim, mas é que a gente não se falava. Cê falava mais com a Albertina”, conta Matilde. “Albertina é minha mãe”, explica Joana. “Eu conheci a mãe da Joana?”, se surpreende Maria da Paz. “No hospital, cês ficavam conversando e eu olhando de longe”, conta Matilde.
“Eu não sei, ela diz que me conhece do hospital… Que eu conheci sua mãe…”, indaga Maria dad Paz. “Albertina. É um nome diferente. Conheceu?”, quer saber Joana. “Conheci, mas não dá pra ser não, não pode ser a mesma Albertina. Sua avó falou em hospital. Mas não pode ser tanta coincidência, só que agora que sua avó falou, tinha mesmo uma outra mulher, uma Albertina. A gente conversava sempre, quando eu ia visitar minha filha. A Josiane nasceu de seis meses. Ela também tinha tido a filha prematura e a gente se encontrava nos dias de visita”, constata Maria da Paz.
“Ah, minha Nossa Senhora, será que cê era aquela menininha, aquele bebê que tava no berçário quando eu ia ver a minha Josiane?”, pergunta Maria da Paz. “Pode ser que seja. Será que cê me conheceu no berço? Eu sei que nasci prematura”, imagina Joana. “Eu acho que é você mesma. Será que é por isso que eu gosto de você, desde que te vi a primeira vez?”, fala Maria da Paz.
“Sabe, quando eu era criança ficava imaginando que eu não era filha da minha mãe e do meu pai. Coisa de criança, sabe. A minha vó entrava na brincadeira, eu dizia que era filha de uma fada, que tinha poderes incríveis. Acho que ela botou isso na cabeça, e às vezes fica dizendo que eu era filha de uma fada. Não se impressione”, explica Joana.