Após Priscila Steinman ficar grávida de Vinícius Coimbra, o Núcleo de Desenvolvimento Artístico e o Fórum de Dramaturgia da Rede Globo, ambos liderados por Mônica Albuquerque e Sílvio de Abreu, decidiram que “Malhação – Toda Forma de Amar” (de Emanuel Jacobina) iria substituir “Malhação – Vidas Brasileiras” (de Patrícia Moretzsohn) na programação.
Passado o período de licença-maternidade para a criação inicial da pequena Rosa, Priscila Steinman vai assinar “Malhação – Transforma” junto com Márcia Prates para entrar no ar a partir de abril do ano que vem, sob a direção artística de Paulo Silvestrini, responsável por “Malhação – Viva a Diferença” (de Cao Hamburger).
“Malhação – Transforma” se trata de um título provisório de trabalho, mas o fato é que os produtores de elenco já estão pesquisando atores através de convites e através de testes, como ocorre de praxe. A história é ambientada no bairro de Copacabana (localizado na zona sul do Rio de Janeiro).
Na região mais procurada por turistas estrangeiros e por turistas nacionais, que chamam o Rio de Janeiro de ”cidade maravilhosa” por causa da zona sul, uma escola particular e uma escola pública são separadas por um muro, integrando os personagens adultos e os personagens juvenis da trama no mesmo cenário.
Vale lembrar que, por causa da escalação de elenco e da pré-produção de “Malhação – Transforma”, Paulo Silvestrini foi substuído por José Eduardo Belmonte no comando do spin-off de “Malhação – Viva a Diferença”, batizado como “As Five” (de Cao Hamburger), que vai ao ar na plataforma de vídeo por streaming Globoplay.
Ana Hikari, Bárbara Paz, Bruno Gadiol, Daphne Bozaski, Juan Paiva, Gabriela Medvedovski, Giovanna Grigio, Heslaine Vieira, Manoela Aliperti, Thalles Cabral e Vinícius Wester são nomes integrantes do elenco do spin-off de “Malhação – Viva a Diferença”, ou seja, “As Five”. Há sete anos de passagem de tempo entre um e outro.