Paloma Bernardi, Tuna Dwek, Gutto Szuster, Pedro Caetano, Alli Willow, Mariano Mattos Martins, Lourinelson Vladmir e Renan Tenca estão à frente do elenco da série original “O Escolhido”, que estreia dia 28 de junho na plataforma de vídeo por streaming Netflix.
Adaptação da série mexicana “Niño Santo”, a produção brasileira foi escrita pelos celebrados autores Raphael Draccon e Carolina Munhóz. A direção-geral é de Michel Tikhomiroff. Com seis episódios e repleto de mistérios, o show será lançado em todo o mundo, de uma só vez, com exclusividade na Netflix.
Na trama de O Escolhido, três jovens médicos – Lucia (Paloma Bernardi), Damião (Pedro Caetano) e Enzo (Gutto Szuster) – são enviados a um vilarejo remoto no Pantanal, Aguazul, para vacinar seus moradores contra uma nova mutação do vírus Zika, sem saberem que ali ninguém fica doente. Mas os esforços médicos são recusados e eles percebem que a comunidade é devota de um líder enigmático, que diz curar doenças sem usar medicina (Tenca). Mateus (Mariano Martins) é o encarregado de recebê-los e proteger os segredos que rondam a comunidade. Com essa temática, a ideia da série é criar um embate entre fé e ciência.
“O que me fez aceitar esse projeto é essa questão de fé e ciência”, diz Bernardi, que interpreta uma médica enviada ao vilarejo. “Existe essa dualidade, com ele trazendo a fé e eu trazendo a medicina, mas não como um confronto. São dois pilares muito fortes que se complementam. Hoje em dia a humanidade está cheia de carências, espirituais, físicas, o mundo todo precisa de ajuda de alguma forma, então há médicos que saem do Brasil e vão para outros lugares levar a cura. O objetivo tanto da fé, quanto da medicina, é a cura e não tem certo ou errado”
O Escolhido é uma adaptação da série mexicana Niño Santo, mas Munhoz ressalta que a trama é carregada de elementos nacionais: “Hoje enxergamos essa série sendo totalmente brasileira. Mostramos o Pantanal, que infelizmente não é tão explorado em obras audiovisuais, e o mostramos de uma forma incrível, com personagens típicos brasileiros, mostrando festas típicas brasileiras, e ao mesmo tempo com todo o mistério e toda a magia que existe nos nossos rios e florestas”.
Já Draccon destaca que os personagens são de lugares diferentes do país, o que traz olhares distintos sobre o tema: “Cada personagem vem de um ponto do Brasil, e eles pensam de maneira diferente. Esse jogo psicológico com o qual eles vão se deparar, vai bater diretamente com as crenças e origens deles, da forma como eles enxergam a vida. Juntando isso com a parte dos bichos, dos sons, das cores, das danças, tudo foi pensado de forma genuinamente brasileira”.
Sobre O Escolhido
Três jovens médicos são enviados a um vilarejo remoto do Pantanal para vacinar seus moradores contra uma nova mutação do vírus da Zika. Seus esforços para tratar a população são recusados, e os médicos se vêem subitamente presos em uma comunidade isolada coberta de segredos e devota de um líder enigmático que os força a confrontar o poder da fé com a ciência.
Sobre a Netflix
A Netflix é o principal serviço de entretenimento por internet do mundo. São 148 milhões de assinaturas em mais de 190 países assistindo a séries, documentários e filmes de diversos gêneros e idiomas. O assinante Netflix pode assistir a quantos filmes e séries quiser, quando e onde quiser, em praticamente qualquer tela com conexão à internet. O assinante pode assistir, pausar e voltar a assistir a um título sem comerciais e sem compromisso.
Sobre a Mixer
Fundada em 2003, a Mixer Films se apresenta como uma produtora que persegue a qualidade de suas ideias e produções, mesclando os diferentes expertises de gêneros e formatos, em uma constante troca de experiências em busca da inovação e assertividade da entrega para todas as telas – seja um comercial, longa-metragem, branded content, animação, série documental / reality ou séries dramatúrgicas. São produtores, diretores de cena, roteiristas, produtores executivos e gestores com foco permanente na apresentação de histórias inspiradoras com excelência do início ao término do projeto. Conquistou 48 Leões no Festival de Criatividade de Cannes, prêmios e nomeações no Emmy Awards, Berlinale, Japão, Los Angeles Pan African, Taormina, Toronto e Londres. Além disso, foi premiada com quatro GPs da Academia Brasileira de Cinema.