Judas trai Jesus e povo escolhe libertar Barrabás na novela “Jesus”

 -  - 

 

 


Guilherme Winter (Foto: Blad Meneghel)

Jesus senta na posição central da mesa e diz que desejou muito comer com os apóstolos antes de partir. O Messias lava os pés dos apóstolos. Todos comem o pão, enquanto Jesus ergue a taça de vinho. Judas sempre sem graça. Jesus, entristecido, diz que um deles irá traí-lo. O Filho de Deus diz que será aquele a quem ele der um bocado molhado. E molhando o bocado, entrega a Judas, sentado a sua esquerda. Satanás surge ao lado de Iscariotes. Judas levanta assustado e sai com a bolsa. Jesus pede para que os apóstolos amem uns aos outros. Jesus canta o salmo 121 ao som da harpa da esposa da Eliaquim.

Jesus fala aos apóstolos. Os apóstolos acompanham o Filho de Deus. Jesus prega sobre a videira. Judas anda pela rua atormentado, sombrio, segurando sua sacola. Jesus diz que tempos difíceis estão por vir. Ele avisa que os apóstolos o deixarão só. Jesus ora no Monte das Oliveiras. Judas segue perturbado. Jesus diz a Pedro que ele o negará. Jesus vai orar e chama Pedro, João e Tiago Maior com ele. Judas finalmente trai Jesus. Ele diz a Caifás que o Messias está no Monte das Oliveiras e recebe o pagamento. Jesus cai de joelhos em profunda tristeza. Judas dá um beijo no Filho de Deus e o entrega para os guardas do templo.

Tadeu, Zelote, Mateus, André, Natanael, Tiago Menor, Filipe e Tomé fogem, apressados e assustados. Jesus é levado, amarrado, por guardas do templo. Jonathan cospe em Jesus e eles riem. Eleazar dá uma rasteira no Messias. Maria fica sabendo que o Filho foi preso. Ela o vê de longe, amarrado e machucado. Caifás, já reunido com o conselho, zomba do Filho de Deus e começa a bater nele. Satanás aparece. Madalena pede a ajuda de Cláudia para não matarem Jesus. Pedro nega o Messias. Jesus é levado ao pátio da fortaleza, para que o governador execute a sentença. Judas se arrepende de ter traído Jesus. O Filho de Deus é levado até Pilatos, que pede para o levarem até Antipas. O filho de Herodes pede que o devolvam a Pilatos. O governador romano manda chamar Barrabás e pede que o povo escolha entre libertar Jesus ou Barrabás. O povo decide libertar Barrabás.

bookmark icon