Siga o Noticiasdetv.com


 

 

Novela

Conheça os perfis dos personagens da novela medieval “Belaventura”

Matéria publicada em

Camila Rodrigues (Foto: Divulgação)

ACCALON (PAULO LESSA)
Jovem cavaleiro que chegará na vila como caçador de recompensa e se tornará o homem de confiança de Enrico. Bonito, atlético, imponente e esgrimista excepcional e vencedor nas justas. É o típico herói de cavalaria. Surpreende a todos por seus conhecimentos, mas desperta a desconfiança de Cedric, conselheiro real.

ARIELA (LETÍCIA PEDRO)
Ariela é uma pequena dama entre tantos cavalheiros que vivem na hospedaria. Menina bondosa, carismática e esperta. 

ARTURO (JOSÉ VICTOR PIRES)
Garoto levado e esperto,  Arturo é o filho mais novo de Marion e Severo. É o preferido de Marion, bastante mimado por ela. 

BARTOLION (PAULO GORGULHO)
Homem velho e misterioso, guardião de muitos segredos de vários personagens. Ele se tornará um mentor para Enrico e Pietra. 

BINIEK (PAULO REIS)
Músico decadente, entregue ao álcool e ao jogo. Foi responsável por destruir a vida de Pietra quando Lucy desapareceu e será uma constante ameaça em sua trajetória.

BRIONE (JULIANA DIDONE)
Brione é filha de Severo e Marion. É inteligente, responsável e estudiosa. Critica a perseguição aos refugiados. Vai se apaixonar por Gonzalo, filho do refugiado Joniel, com quem vive um romance arrebatador. Ela ficará dividida entre os desejos de seus pais e os próprios sentimentos.

CARMONA (CAMILA RODRIGUES)
Filha mais velha do rei e da rainha. Mulher bonita e altiva, mas um tanto amarga e frustrada, por ser a mais velha e não herdar a coroa. Prometida ao duque Nodier, tem no conselheiro Cedric um verdadeiro pai, o que explica um pouco suas grandes frustrações, alimentadas pelo conselheiro real. Carmona considera o irmão um fraco sucessor para o pai e também costuma se desentender com a irmã Lizabeta. 

CEDRIC (GIUSEPPE ORISTÂNIO)
Vilão da história, é a cobiça em forma humana. Sujeito ambicioso, sério, articulador e que teve o rosto queimado. Principal conselheiro e estrategista do reino, tem grande influência sobre as decisões do soberano. Para conseguir o que deseja – cada vez mais poder – marquês Cedric não mede esforços. Muda de lado de acordo com seus próprios interesses.

CORINTO (ERI JOHNSON)
Jogral do reino, bobo da corte. Responsável por distrair a família real, é, na realidade, uma verdadeira contradição. Pessoalmente, ele é um homem pessimista e até um pouco depressivo, desanimado com a vida. 

DAROS (IVAN MENDES)
Vive na hospedaria e será um dos arqueiros do rei. É corajoso e excelente espadachim, e o mais vaidoso de todos. Sempre disputa as atenções e corações das damas com Gregor.

DULCINÉA (ANA JÚLIA DORIGON)
A jovem é bonita, porém muito maltratada pela vida. É explorada por Falstaff, com quem vive há anos. Ela tem um segredo, motivo pelo qual é chantageada pelo dono da taverna. Dulcinéa será amiga de Pietra. 

DUMAS (BRUNO PADILHA)
Principal mestre do reino de Belaventura, Dumas geralmente é responsável pela educação dos filhos de nobres. Seus dotes para a escrita vão torná-lo cronista da corte. Torna-se amigo de Enrico e se vê em delicada situação quando se encantar por Tamar, prometida do príncipe. 

ELIA (SILVIA SALGADO)
Esposa de Mistral e antiga amiga da rainha. Elia se torna uma figura materna para Enrico, Lizabeta e Carmona. É uma mulher bondosa e excelente servidora, mas esconde uma grande tristeza por nunca ter tido filhos.

ENRICO (BERNARDO VELASCO)
O herdeiro da coroa de Belaventura e filho do rei Otoniel. Apesar de ter a responsabilidade de herdar o trono, Enrico é um jovem que, em seu íntimo, não sente o menor prazer nos assuntos do governo. Ele gosta da simplicidade, das coisas mais comuns da vida. Grande admirador da natureza, das artes, das leituras. Quando pousa os olhos sobre Pietra, não tem dúvidas de que ela será sua esposa.

FALSTAFF (ANDRÉ MATTOS)
Dono da taverna, Falstaff é ambicioso, prepotente e violento. Temido por muitos, pensa apenas em si próprio e não mede esforços para conseguir o que deseja. Como agiota, é implacável quando devem a ele e não pagam. É a personificação da maldade.

FERNÃO (VICTOR PECORARO)
Fernão é conselheiro e braço direito do conde Severo, mas que normalmente cumpre as ordens de Marion. Suspeitam que é amante da patroa. 

FUBALDO (GUGA COELHO)
Irmão de Polentina e cuida do mercado com ela. Sujeito trabalhador e honesto. Muito fofoqueiro. É a principal fonte de notícias da vila.

GONZALO (ALEXANDRE SLAVIERO)
Filho de Joniel e Tiana, Gonzalo é um jovem trabalhador de personalidade forte. Não se conforma com a perseguição a seu povo. Tem como objetivo de vida encontrar o bebê que fora roubado de sua família. Ele vai se envolver com Brione.

GREGOR (MARCO ANTÔNIO GIMENEZ)
Morador da hospedaria. Será arqueiro do rei. Bonito, aventureiro, jovial e falastrão, Gregor valoriza suas conquistas ao máximo. Seria um excelente arqueiro se não fosse por um detalhe: é medroso ao extremo.

INESITA (IARA JAMRA)
Serviçal do conde Páris. Mulher trabalhadora, agitada, que se desdobra para atender as ordens do patrão. Inesita vai tentar acabar com a avareza do patrão. 

JACQUES (LEANDRO LIMA)
Irmão de Brione, filho de Severo e Marion. Bom cavaleiro e jogador competitivo. Sujeito dúbio, de caráter duvidoso. Ao contrário do que seus pais esperam, Jacques não odeia Enrico e nem a família de Otoniel, mas procura defender a honra e os desejos da família.

JONIEL (RAYMUNDO DE SOUZA)
Carpinteiro da vila, ele é um homem bom, sério, digno, trabalhador. Vive com a esposa Tiana e o filho Gonzalo. Tem uma vida simples, porém feliz. Para proteger a família, esconde de todos do reino o fato de ser um refugiado.

LAURINDA (ANITA AMIZO)
Amiga de Brione, ela é a principal confidente da moça e faz o papel de mensageira quando é preciso. Laurinda esconde um segredo – que lhe deixa nas mãos de Marion, que às vezes lhe obriga a fazer o que não quer. 

LEOCÁDIA (ESTHER GÓES)
Mãe de Severo, dona Leocádia não gosta de Marion, mas tem paixão pelos netos. Vive com eles e procura influenciá-los de forma positiva. É a voz da experiência e da sabedoria. 

LIZABETA (ADRIANA BIROLLI)
Moça esperta e inteligente, verdadeira, correta e aplicada nos assuntos do reino. Tem senso de justiça aguçado. Desconfia de Cedric e de todos os conselheiros que lhe parecem ambiciosos. Grande amiga do irmão Enrico, será uma grande aliada nos momentos mais importantes.

LUCY (LARISSA MACIEL)
Mãe de Pietra, é uma camponesa bonita, determinada e amorosa com a filha. Mulher de personalidade forte. Possui um grande segredo, o que a faz odiar e temer os homens da corte. 

MARION (HELENA FERNANDES)
Vilã e esposa do conde Severo, Marion é prima do rei Otoniel. Mulher de aparência jovial, ambiciosa, bonita e sedutora. Manipuladora. Inconformada por não ser rainha de Belaventura, é uma mulher que fará de tudo para conseguir seus objetivos. 

MATRIONA (ANGELINA MUNIZ)
É a dona da hospedaria da vila. Mulher escandalosa, espaçosa, mas correta, trabalhadora e maternal. Autoritária quando é preciso. Trata o filho Tácitus como criança, o que gera muito deboche dos que estão à sua volta.

MERLINO (PAULO CÉSAR GRANDE)
Físico do reino, é o responsável por cuidar da saúde da família real e dos nobres.

MISTRAL (LEONARDO FRANCO)
Conselheiro do rei. Sujeito de bom caráter, leal ao rei e à família real. Sempre fora um verdadeiro pai para os herdeiros da Coroa. Casado com Elia, nunca tivera filhos e sempre se dedicou mais à família real do que à própria esposa. Embora seja o servidor mais fiel, não possui o reconhecimento que Cedric costuma receber, o que, no fundo, lhe frustra um pouco. Mas Mistral é um homem honesto e incorruptível. 

NODIER (THIERRY FIGUEIRA)
O sobrinho de Cedric, é um jovem bonito, educado e vaidoso, ele tem um fraco por bebida e jogatina, mas não é mau caráter como o tio. Prometido de Carmona, filha do rei. Diante dela, é respeitoso e gentil, mas não a ama. 

OTONIEL (KADU MOLITERNO)
Homem virtuoso, justo e imponente. Com sua famosa espada Redentora, triunfou sobre exércitos, gigantes, bestas. O amor ao reino guiará seus passos. Vai entrar em conflito com o filho quando este colocar os próprios interesses acima dos desígnios da Coroa. Após perder a esposa, será fiel a ela, sendo apenas verdadeiramente feliz quando se vê imerso em lembranças. Para superar o sofrimento, Otoniel contará com o apoio dos filhos, vivendo uma bela história com eles.

PÁRIS (BEMVINDO SEQUEIRA)
Conde extremamente avarento. Tio de Tamaar, ele é um dos principais aliados do rei, por ser dono da maior fortuna de toda região. A avareza de Páris é conhecida por todos. O conde procura economizar a todo custo e tem no casamento da sobrinha a garantia de que sua fortuna jamais será diminuída, só aumentada. 

PIETRA (RAYANNE MORAIS)
Jovem camponesa de origem humilde e beleza estonteante. No começo da trama, é uma menina que vive feliz com sua mãe, Lucy. Quando a mãe desaparece, Pietra passou a viver com Biniek, que era músico e vivia bêbado. Todas as dificuldades a tornam uma mulher forte, combativa, que é obrigada a se defender de tudo e todos. É o início de sua trajetória em direção a um amor redentor.

POLENTINA (BÁRBARA BORGES)
É dona do mercado. Mulher trabalhadora, ela adora ser disputada entre os arqueiros e sonha em se aproximar da nobreza.

QUIXOTE (ÉLCIO ROMAR)
Marido de Matriona e dono da hospedaria. Quixote é um sujeito honesto e bondoso, sempre animado e de bem com a vida. Otimista incorrigível, vê o lado bom das coisas mesmo quando elas estão péssimas. Simpático e carismático.

SELENA (GISELLE ITIÉ)
Chegará no meio da trama e fará uma reviravolta na história. Selena é uma mulher bonita, atraente, esperta, enigmática, bem educada, misteriosa.

SEVERO (FLORIANO PEIXOTO)
Vilão. Conde de Valedo, principal rival do rei Otoniel. Homem sério, ambicioso, determinado, explosivo, articulador. O conde Severo é casado com Marion e pai de Brione, Jacques e Arturo. Frustrado com relação à sua posição, já que a esposa sempre quisera ser rainha de Belaventura, o conde está sempre conspirando contra o rei, na tentativa de entregar a coroa à mulher. A relação de Severo e Marion é doentia; ele é apaixonado por Marion, que é manipuladora e coleciona amantes.

SOLIMARA (KÁTIA MORAES)
É a cozinheira da corte, divertida e atrapalhada. É apaixonada por Corinto, o bobo da corte. Sabe tudo que se passa na corte e também tem um ótimo apetite para fofocas, mas sem maldade. 

TÁCITUS (ALEXANDRE BARILLARI)
Filho de Quixote e Matriona, Tácitus é grande e parrudo, mas por trás daquela figura imponente está um garoto de bom coração. Quer ser um arqueiro, de acordo com as expectativas dos pais. Vai se encantar por Carmona e tentar ser digno do amor de sua dama.

TAMAR (LIDI LISBOA)
Jovem bonita, delicada, educação aristocrática. Perfeita dama da nobreza. Pretendente de Enrico, Tamar vive com o tio, o avarento conde Páris. Conformada com sua situação, verá tudo mudar quando perceber que Enrico não a ama e quando sentir o coração bater mais forte pelo professor Dumas.

TIANA (MARCELLA MUNIZ)
Mulher de Joniel, Tiana é trabalhadora e humilde. Também é muito sofrida por ter perdido seu bebê, raptado logo após o nascimento.

VITORIANA (JULIANA KNUST)
Esposa de Otoniel e mãe de seus filhos. É uma mulher bela, altiva e de grande carisma, mãe zelosa e exemplar. Assim como o marido é a figura masculina perfeita, Vitoriana é a referência para toda mulher do reino. Será assassinada por uma conspiração e estará presente com frequência na memória de Otoniel.

Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply