Apple planeja plataforma de vídeo para concorrer com Netflix

De olho no sucesso da plataforma de vídeo Netflix, que, além de disponibilizar produtos audiovisuais por uma mensalidade em conta para os usuários da internet, está produzindo séries próprias, como é o caso de ‘Narcos’, protagonizada por Wagner Moura, que está fazendo muito sucesso entre os internautas, a Apple está planejando lançar o seu próprio serviço de streaming para concorrer com a empresa. Além da Netflix, a Apple também está monitorando outras plataformas de vídeo, tal como Hulu e Amazon, com o intuito de oferecer um produto ainda melhor, também com produção de séries próprias, rodadas nos estúdios da Hollywood.

A Apple ainda não se manifestou sobre os detalhes de sua plataforma de vídeo, que está sendo desenvolvida em segredo, mas o serviço de streaming em questão deverá formar parte de uma atualização do aplicativo Apple TV, que será apresentado ao público durante a cerimônia de lançamento do iPhone 6S e deverá ser lançado em 2016, sem previsão específica de data. Recentemente, a empresa remodelou outro aplicativo, chamado Apple Music, no qual agora realiza uma espécie de backup das músicas dos usuários, que pagam pelo serviço, disponibilizando todo o repertório, de forma sigilosa, através do iCloud, que pode ser acessado de qualquer celular, computador ou tablet com um login e senha.

Apesar de ter sido lançada em 1997, por Marc Randolph e Reed Hasting, a plataforma de vídeo Netflix só tinha o público norte-americano como alvo, já que o serviço possui os Estados Unidos como origem. A empresa só ficou popular muitos anos depois, em 2011, quando ganhou uma sede no Canadá. Com isso, os usuários de outros países descobriram o streaming da empresa e começaram a contratar as mensalidades, de baixo custo, para assistir produtos audiovisuais na íntegra. Isso facilitou a expansão da Netflix para todo o mundo, inclusive para o Brasil, além de tornar a empresa uma produtora de conteúdo também.