Nos próximos capítulos da novela “Tempo de Amar” (de Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago), Celeste Hermínia (Marisa Orth) aconselha Maria Vitória (Vitória Strada) a dar uma chance para Vicente (Bruno Ferrari), sem saber que a ex-namorada de Inácio (Bruno Cabrerizo) é sua filha com José Augusto (Tony Ramos).
Maria Vitória pensa com carinho no conselho, porém, com ressalvas: “Vicente nem pediu-me em casamento”. Celeste Hermínia responde. “Ele pede todos os dias. Com os olhos, com os gestos, com as atitudes. E, se não disse com todas as letras, faça-o tu. Já ficou para trás o tempo em que as mulheres aguardavam sentadas que os homens agissem”.
“Devo pedir Vicente em casamento?”, pergunta Maria Vitória. “Se for o caso… por que não?”, responde Celeste Hermínia. “Nunca pensei seriamente em casar-me com Vicente. Eu gosto muito de Vicente, mas”, rebate Maria Vitória. “Não, querida, tu o amas”, contesta Celeste Hermínia.
“Admito que, de certa forma, posso chamar de amor o que sinto por ele”, reflete Maria Vitória. “O amor manifesta-se de várias formas. O amor que sentes por Vicente e ele por ti, talvez não seja uma paixão desmedida. Mas, é um amor que já nasceu forte e maduro, pronto para ser a base de uma bela vida a dois”, complementa Celeste Hermínia.
Radiante com a chance única que lhe é oferecida, Vicente compra um anel de compromisso e pede Maria Vitória em casamento, antes que ela desista de apresentá-lo para José Augusto durante uma viagem marcada para Portugal. “Maria Vitória, você aceita casar-se comigo?”, pede Vicente. “Vicente, eu, tu és tão, tudo isso é”, responde Maria Vitória, sem conseguir se manifestar a respeito.
“Aceita?”, insiste Vicente. “Sim. Eu aceito casar-me contigo”, consegue se expressar Maria Vitória, após a crise de nervosismo. Eles então se beijam diante de Celeste Hermínia.