De férias da televisão desde o término da novela “Haja Coração”, na qual interpretou Tamara, a atriz Cleo Pires vai formar par romântico com o ator Fernando Alves Pinto no filme de longa-metragem “Legalidade”. Os dois vão integrar um triângulo amoroso, cuja terceira vértice é o ator José Henrique Ligabue.
Na história, que conta com roteiro de Léo Garcia, direção de Zeca Brito e produção da Prana Filmes, Cleo vai interpretar a jornalista Cecília, que desaparece misteriosamente durante a ditadura militar brasileira, após participar de uma manifestação na cidade de Porto Alegre, localizada no estado do Rio Grande do Sul.
A personagem se desloca do Uruguai ao Brasil, visando fazer a cobertura da luta do governador Leonel Brizola para impedir um golpe de estado. Após a renúncia do presidente Jânio Quadros, um partido de oposição tenta impedir o vice-presidente, João Goulart, de assumir o cargo, por estar fora do país.
Durante sua investigação sobre as estatizações do governo gaúcho, Cecília se apaixona por Tonho, mas isso gera um grande conflito com o irmão do rapaz, Luís Mário, com quem já teve um romance no passado. A oportunidade de reacender a esperança do povo é o único motivo que os une.
Enquanto Tonho é um cinegrafista comunista, que defende a permanência de Jânio Quadros, Luís Mário é um oficial do exército, que teme aderir ao movimento da legalidade de Leonel Brizola, mas o faz por causa de Cecília. Eles são irmãos do professor idealista Luís Carlos e do adolescente planfleteiro Vitinho.
Durante a narrativa, a produção se transfere para o ano de 2004, quando a filha de Cecília, a também jornalista Blanca, procura Leonel Brizola para descobrir qual dos dois irmãos é seu verdadeiro pai e qual é a motivação do desaparecimento da sua genitora. Essa ‘entrevista’ muda a vida da jornalista.
Discussion about this post