CAPÍTULO 110: QUINTA-FEIRA: 15/01/2026: Rosana tem certeza que Gumercindo não permitirá que Matheu veja o filho. Hortência e Amadeo fazem planos para o futuro e ele propõe que ela invista na construção de casas. Todos se preocupam com uma notícia no jornal: foi descoberto um caso de peste bubônica em Santos. Gumercindo decide voltar para a sua fazenda. Maria do Socorro, já com a gravidez avançada, arruma as malas a manda Leonora e Mariana se prepararem para a viagem. Paola se preocupa o que fazer com a fábrica de macarrão, se precisar deixar São Paulo. Juliana fica insone. Maria do Socorro entra em trabalho de parto e precisa ter o filho no meio do mato com a ajuda de Leonora e Mariana. Gumercindo, de longe, sofre ao ouvir os gritos da mulher e decide ficar ao lado dela.
CAPÍTULO 111: SEXTA-FEIRA: 16/01/2026: Maria do Socorro pede que o marido se afaste. Nasce a criança e seu choro invade a mata. Gumercindo se emociona ao ver que nasceu um filho homem. Maria do Socorro entra na fazenda carregada no colo pelo marido. Gumercindo promete a si mesmo nunca mais pensar em Naná. José Alceu e Tiziu cruzam por ratos em seu caminho. Rosana quer ir para a fazenda. Francesco e Marco se assustam com a notícia do primeiro caso de peste na capital. Maria do Socorro tem febre. Padre Olavo perdeu a sua paróquia por traduzir a missa, promete batizar o filho de Gumercindo na capela da fazenda e depois largar a batina. Marco Antônio quer tirar Juliana e Aninha da cidade, mas ela decide ficar junto de Matheu. Todos rezam pela saúde de Maria do Socorro. Augusto acalma Rosana: não há motivo para pânico. Maria do Socorro se despede do marido e desfalece.
CAPÍTULO 173: SÁBADO: 17/01/2026: Maria do Socorro recobra os sentidos; a febre passou. Paola resolve quebrar o resguardo e controlar o trabalho na fábrica de macarrão. Mariana e Leonora retornam da fazenda, avisam Rosana que Maria do Socorro deu à luz um menino. A peste bubônica faz muitas vítimas; o governo decide criar o Instituto Butantã. Maria do Socorro levanta-se para o batizado de seu filho. Bartolo chega a São Paulo para buscar Leonora. Amadeo avisa Matheu que, a qualquer momento, vai desfazer a sociedade. Toninho aconselha Hortência a não aceitar a proposta de Amadeo, que pretende vender os armazéns para investir na construção de sobradinhos. Doutor Heriberto manda soltar Januário e desconfia de Toninho. Gumercindo convida Bartolo e Leonora para serem padrinhos de seu filho.
