Os atores Erika Januza e David Júnior foram convidados para integrar o elenco do remake da novela “Dona Beija” (de Daniel Berlinsky), que vai ser exibida pela plataforma de vídeo por streaming HBO Max, da Warner Bros. Discovery, com direção artística de Hugo de Sousa e produção executiva da Formata.
Da lista de atores cotados anteriormente, que eram Grazi Massafera, Fabrício Boliveira, Gabriel Leone, Isis Valverde, João Baldasserini e Selton Mello, apenas Grazi Massafera está efetivamente confirmada como protagonista feminina da produção. E é com ela que Erika Januza e David Júnior vão contracenar também nos papéis principais da atração.
Sinopse da novela “Dona Beija”:
A trajetória corajosa de Ana Jacinta de São José, a Dona Beija, na cidade mineira de São Domingos do Araxá, no século 19. Por sua personalidade controversa e destemida, ela encarna a essência das mulheres que ultrapassam os limites impostos socialmente, desafiando os costumes e a moral, e, consequentemente, chamando a atenção para si, despertando interesse, curiosidades, paixão e ódio. Aos quinze anos de idade, Beija já estava noiva e apaixonada por Antônio Sampaio, homem de família conservadora e tradicional. Porém, é vítima do desejo de Mota, o ouvidor do Rei em visita a Araxá.
Depois de presenciar a morte de seu avô, ela é raptada e levada à Vila de Paracatu, onde o ouvidor mora em um casarão e a mantem como amante. Para vingar-se de seu algoz, enquanto ele está fora de casa, Beija serve aos homens que a desejam em troca de jóias e ouro. Chamado pelo Imperador a instalar-se na corte, Mota deixa Beija, que a essa altura já juntara uma grande fortuna. Ela parte de volta a Araxá para reencontrar sua antiga paixão, Antônio. Todavia, ele já não a esperava mais. Desiludido e não compreendendo as atitudes da amada, casou-se com Aninha, moça frágil e delicada que sempre o amou.
Com a recusa de Antônio, Beija promete não amar a nenhum outro homem e funda a Chácara do Jatobá, um refinado bordel no qual se transforma em um mito como cortesã, escandalizando as famílias conservadoras de Araxá. Seu intuito maior era ferir Antônio. A chácara de Beija recebia homens que iam lá para se divertir, beber, jogar, dançar e sonhar com a companhia de sua anfitriã, que a cada noite escolhia um dos convidados para dormir com ela, o verdadeiro prêmio dos que frequentavam o bordel. Apesar de tudo, Beija consegue reconquistar Antônio e tem com ele uma filha, Teresa.
Porém, a relação é conflitante, pois Beija não abre mão de sua liberdade e mantem um caso com o promotor João Carneiro, que lhe dá outra filha, Joana. Estabelecido o triângulo, os ciúmes de Antônio culminam em um episódio decisivo: ele manda chicoteá-la quase até a morte. Um ano após seu suplício, Beija se vinga: manda matar o grande amor de sua vida, abalando a sociedade. Por meio de sua influência junto ao promotor João Carneiro, ela é absolvida. Porém, sem conseguir paz após a morte de Antônio, Beija abandona Araxá e sua vida egressa, procurando em outra cidade recuperar a tranquilidade.