CAPÍTULO 211: SEGUNDA-FEIRA: 26/06/2023: Idalina ainda barganha; se Leopoldo convencer os netos a vender a fazenda, ela esquece a denúncia. Bartolomeu está encantado por Guiomar, mas se assusta com os pequenos truques que ela usa. Leopoldo se insurge mesmo contra Idalina. Os netos tentam convencer a avó a não fazer nada contra o marido, sem sucesso. Ester e Pedro armam uma cena na Igreja, para assustar Padre Olavo. Bustamanti recebe a queixa de Idalina. Abelardo e Navarro organizam o inventário de Sobral. Bárbara encontra cupins em uma caixa e elabora plano. Leopoldo é levado para a delegacia. Higino fica em pânico com cupins em seu escritório, chama os empregados e Bárbara aproveita a ocasião para roubar a caixa com as provas, que entrega para Idalina.
CAPÍTULO 212: TERÇA-FEIRA: 27/06/2023: Higino pressiona os seus empregados para saber quem roubou a caixa; Zelito é incriminado. Felício fica indignado com a prisão de Leopoldo e enfrenta Bustamanti avisando que o amigo não dará depoimento sem um advogado. Guiomar tripudia de Clara, deixando claro que está com Bartolomeu. Inácio e Ester queimam as provas. Vitório e Waldir torturam Zelito. Bartolomeu descobre que a capela pegou fogo no dia em que Guiomar esteve lá. Ela confessa e até mostra um santo que “salvou”. Os netos consolam Leopoldo, que está de volta à Ouro Verde. Guiomar pede ajuda a Ernani para falsificar uma certidão de óbito da primeira mulher de Leopoldo. Pedro Afonso volta à Corte. Higino vai até a Ouro Verde e insulta Olívia entre dentes.
CAPÍTULO 213: QUARTA-FEIRA: 28/06/2023: Higino e Olívia se enfrentam. Inácio expulsa o inimigo de sua casa, afirmando mais uma vez que não vende a Ouro Verde. Higino cobra de Idalina o que foi combinado: marcam encontro numa feira de escravos. Felício também decide ir ao local para encontrar uma cozinheira. Zelito nada confessa e continua sendo torturado; Luzia se assusta ao saber. Idalina manda Clemente ficar de olho em Guiomar. Isidoro é pressionado por Inácio, mas nada conta sobre a casa na Corte. Olívia é levada por Clemente e Idalina para a feira de escravos. Guiomar pressiona Ernani. Ubaldo chega da Corte com uma bomba: Pedro Afonso está falido. Higino fica cara a cara com Olívia, presa em uma carroça cheia de outros escravos.
CAPÍTULO 214: QUINTA-FEIRA: 29/06/2023: Olívia treme de pavor. Hortênsia, que já foi escrava de um amigo do barão Sobral, também está à venda e se apavora ao ver Higino. Higino tenta comprar uma escrava, mas sem o filho; Inácio faz uma contraproposta e leva os dois. Ester leva Bárbara até a feira e impede que Higino efetue a transação para a compra de Olívia. Felício compra Hortênsia. Guiomar, Navarro e Leopoldo vão à delegacia e apresentam a certidão forjada; um perito atesta a autenticidade e o caso é encerrado. Idalina tem um ataque apoplético. Socorro comenta que Ernani é um falsário. Ester se choca ao saber da falência de Pedro. Idalina arma plano para destruir Ester usando o talento de Ernani: pretende provar que ela se casou por dinheiro e matou o marido.
CAPÍTULO 215: SEXTA-FEIRA: 30/06/2023: Inácio e Ester se estremecem, tudo por causa dos ciúmes. O plano de Idalina é simples: provar que Ester forjou a certidão com comunhão de bens. Na senzala todos recebem bem a nova escrava e seu filho. Bustamanti recebe relatório sigiloso da Corte e Higino é intimado. Luzia seduz Ernani. Higino e Idalina marcam encontro em outra feira de escravos. Inácio não acredita em Alice, que jura ter alugado a casa para abrigar Olívia. Felício detesta a comida feita por Hortênsia. Pedro Afonso está de volta à Ouro Verde. Bustamanti descobriu que um sócio de Higino morreu envenenado por estricnina, mas ele nega ter alguma coisa com isso. Idalina propõe negócio a Ernani.
CAPÍTULO 216: SÁBADO: 01/07/2023: Higino garante que ficou provado que ele nada tivera com o assassinato de seu sócio. O plano de Idalina torna-se mais complexo: Ernani precisará falsificar também o livro de registro do casamento de Sobral, trocando comunhão por separação de bens, e fazer uma certidão aparentemente falsa de comunhão, que não resista a uma perícia. Para isso, ele pede, a princípio, 10 contos de réis. Pedro Afonso confessa a Ester a sua situação financeira. Abelardo pede à Juliana para reatar o noivado, mas ela não aceita. Alice arruma os dez contos de réis com a sua família. Idalina e a discípula vão à Corte para conseguir o livro de registro da Igreja. Ester se assusta quando Inácio afirma que Pedro está interessado no dinheiro dela.