Diante do sucesso de “Pantanal” (criada por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Bruno Luperi), a TV Globo vai levar ao ar outro remake após “Terra e Paixão” (de Walcyr Carrasco), substituta de “Travessia” (de Glória Perez). Trata-se da novela “Renascer” (de Benedito Ruy Barbosa), também adaptada por Bruno Luperi.
Com direção artística de Carlos Araújo, a produção ainda não possui reserva de elenco, mas a emissora carioca já está intercedendo através de contratos de exclusividade, o que significa que papéis importantes estão sendo oferecidos para manter Irandhir Santos e Isabel Teixeira no casting. Outro nome ventilado é Antônio Fagundes.
Sinopse
A saga de José Inocêncio, fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, Bahia. Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se e casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, cujo parto resultou no falecimento da mãe.
A morte de Maria Santa faz com que Zé Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com João Pedro. Tudo piora quando o coronel, já cinquentão, conquista e casa-se com a jovem Mariana, então namorada de João Pedro, que trocou o filho pelo pai. Mariana é neta de Belarmino, o maior desafeto de Zé Inocêncio, do passado, assassinado de forma misteriosa, em que as suspeitas recaem sobre o próprio coronel.
Porém, Zé Inocêncio tem um outro inimigo perigoso: o ardiloso Teodoro, seu vizinho, com quem trava uma luta por posse de terras. Para espanto de todos, João Pedro anuncia seu casamento com Sandra, filha de Teodoro, ato que seu pai enxerga como uma afronta, acirrando ainda mais os ânimos entre pai e filho.