Em setembro, a TV Globo vai levar ao ar um remake da novela “Elas Por Elas” (de Thereza Falcão e Alessandro Marson), baseada na obra original homônima de Cassiano Gabus Mendes, sob direção artística de Amora Mautner. Vai substituir “Amor Perfeito” (de Thelma Guedes, Júlio Fischer e Elisio Lopes Jr).
Embora Alessandro Marson, Amora Mautner e Thereza Falcão sonhem em ver Cássio Gabus Mendes como Mário Fofoca, outros nomes estão cotados: Eduardo Sterblitch e Marcelo Adnet. Alanis Guillen também está cotada para um dos papéis principais depois de ser obrigada a ceder Maria Elisa para Camila Queiroz em “Amor Perfeito”.
Sinopse
As vidas de sete amigas dos tempos de colégio não serão mais as mesmas com um reencontro vinte anos depois. Márcia é uma dondoca entediada que decide reunir suas companheiras de colégio: Wanda, Natália, Helena, Adriana, Carmem e Marlene. Descobre o contato de cada uma e promove uma brincadeira de amigo secreto em sua casa. Todas comparecem, exceto Natália, que manda um presente estranho: um pássaro morto em uma arapuca.
Natália é uma mulher atormentada por lembranças do passado. Ainda nos tempos de colégio, um de seus irmãos, Zé Roberto, morreu ao cair do alto de uma pedra. Ela tem certeza que uma amiga empurrou o menino, mas não sabe qual e está decidida a arrancar a verdade da responsável. Para tanto, manipula o outro irmão, o galante Carlos (Herson Capri), induzindo-o a se envolver com Marlene e Wanda, as únicas ainda solteiras, para tentar arrancar delas alguma confissão.
Marlene é uma mulher que vive o estigma da solidão. Não se entrega fácil a relações amorosas e seus namoros nunca duram muito tempo – para o desespero da mãe, Dona Wilma, que não suporta ver a filha, quase uma quarentona, ainda solteira. Marlene não resiste aos encantos de Carlos e se apaixona pelo rapaz. Ele leva o namoro apenas para atender a irmã Natália, mas fica caidinho mesmo por Wanda.
Wanda é bela e independente, apaixonada pelo rico empresário Átila Lopes Pereira. Só que ele é casado. O reencontro com Márcia traz uma desagradável surpresa: a amiga é mulher de seu namorado. Desesperada, Wanda discute com Átila em um quarto de motel, mas uma tragédia acontece: ele tem um enfarte e morre. Sem nada poder fazer para ajudá-lo, e com receio de ser descoberta, Wanda foge do local.
Márcia, que nem desconfia da amiga, está disposta a descobrir a identidade da amante do marido. Para isso, contrata os serviços do detetive Mário Cury, ninguém menos que o irmão de Wanda. Esta teme que o irmão venha a desmascará-la a qualquer momento, porém sabe que Mário é um sujeito incompetente e atrapalhado, incapaz de solucionar qualquer caso. O convívio com Mário fará com que Márcia esqueça a razão de sua contratação e o veja com outros olhos.
Mário Fofoca – como é conhecido – só tem olhos para a exuberante Cláudia, que namora o mulherengo Renê, seu amigo, um advogado pobretão. A aproximação de Mário com a família de Márcia faz com que Renê conheça Ieda, a filha mais velha dos Lopes Pereira, uma jovem complexada por se achar feia e incapaz de atrair os homens. Renê se interessa por Ieda, mas é logo acusado de querer dar o golpe do baú.
Com o namoro de Renê e Ieda, Mário ficaria livre para paquerar Cláudia, porém esta não se conforma de ser trocada por uma “feiosa”. Renê mora com a família do irmão, Rubão: os sobrinhos, Elton e Vic, e a cunhada Carmem, uma das amigas de Márcia, dona de casa abnegada que desaprova as atitudes do cunhado. A morte súbita de Rubão faz Carmem reconhecer em si um interesse maior pelo cunhado, mais que uma mera implicância.
Enquanto Vic se interessa por Ivan, filho de Márcia, seu irmão Elton paquera Cris, a caçula dos Lopes Pereira. Porém, Elton chama a atenção de Miriam, a filha de Adriana – outra das sete amigas. Miriam é uma garota rebelde e geniosa que não se conforma com a vida simples que leva ao lado da mãe viúva, dona de uma clínica veterinária.
Miriam desperta o interesse de Gil, rapaz rico, filho único de Helena, a última das amigas. Contudo, Helena desaprova o namoro porque, além de não simpatizar com Miriam, não quer uma aproximação entre as duas famílias, mais especificamente entre Adriana e seu marido Jaime, já que eles foram namorados na juventude. O envolvimento de Miriam e Gil é também uma ameaça para Miguel, pai de Helena.
Os destinos de Helena e Adriana haviam se cruzado antes, em circunstâncias que desconheciam. Após o casamento de Helena, Adriana também casou-se e as duas, já separadas, engravidaram ao mesmo tempo e deram à luz no mesmo dia, na mesma maternidade. Desejando um herdeiro homem para seus negócios, Miguel pagou a enfermeira Eva para que, caso o bebê de Helena fosse uma menina, ela fizesse a troca por um menino.
Sem que ninguém soubesse, Eva trocou a menina de Helena pelo menino de Adriana. E, assim, uma criou o filho da outra sem nunca saberem da verdade. Como se não bastasse o namoro de Miriam e Gil e a consequente aproximação das duas famílias, Eva está de volta para chantagear Miguel e ameaçar revelar tudo às partes interessadas. Em troca, ela quer a estabilidade de um emprego como governanta.
Por causa de incidentes ocorridos no passado, as vidas das sete amigas estão novamente entrelaçadas e nem um detetive atrapalhado conseguirá desatar esses nós. No final, tudo ficará como começou: elas por elas.