Realizado pela produtora de efeitos especiais Stargate Studios, que presta serviços terceirizados para o pólo cinematográfico de Hollywood, nos Estados Unidos, o episódio da abertura do mar vermelho, que foi exibido na primeira temporada da novela bíblica “Os Dez Mandamentos” (de Vívian de Oliveira), teve imagens captadas nas Cataratas do Iguaçu, um ponto turístico localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, que fica situada na tríplice fronteira entre três países: Argentina, Brasil e Paraguai. A mesma produtora cuidou dos efeitos especiais de “Beauty and The Beast”, “Haven Season”, “Heroes Reborn”, “Mob City”, “Revenge”, “Spartacus” e “The Walking Dead”.
Na novela bíblica, a sequência da abertura do mar vermelho começa após Ramsés (Sérgio Marone) permitir que o seu ex-melhor amigo, Moisés (Guilherme Winter), leve os escravos hebreus para o deserto, onde se inicia uma peregrinação de quarenta anos rumo à terra prometida. Isso só acontece porque o faraó, duvidando das dez pragas do Egito que são enviadas por Deus, vê o seu próprio filho, o príncipe Amenhotep (José Victor Pires), morto. Só que a sua esposa, a rainha Nefertari (Camila Rodrigues), pede a execução de Moisés, por quem sempre foi apaixonada, e faz o faraó se arrepender da permissão.
Quando a sequência da abertura do mar vermelho começa, Moisés está no meio do deserto junto com o seu povo, que não entende porque Deus os direciona até um oceano. Mais ágeis por causa dos cavalos que comandam, os oficiais do exército de Ramsés, acompanhados do próprio faraó e do governador Jahi (Rocco Pitanga), que deseja recuperar a princesa egípcia Radina (Aisha Jambo) e se vingar de Moisés pela irmã ter se convertido para outra religião, chegam logo atrás para dizimar esses escravos hebreus. Antes que os oficiais possam alcançar os escravos hebreus, o mar vermelho se parte ao meio.
Para possibilitar a exibição desse fenômeno bíblico, a produtora Stargate Studios foi até a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, com o objetivo de captar, através de um drone, a velocidade das águas que correm pelas Cataratas do Iguaçu. As imagens desse ponto turístico foram inseridas, através de computação gráfica, como se fossem o próprio mar vermelho. Depois, a produtora em questão dividiu as gravações em três partes. O elenco, em conjunto com dublês e figurantes, fez as sequências de correria e também de perseguição na Fazenda Lama Preta, que fica situada na zona oeste do Rio de Janeiro.
Já as sequências do fechamento do mar vermelho foram realizadas, através de chroma key, no Recnov, que é o estúdio da Rede Record. Alguns equipamentos do cenário jorravam água em cima dos atores, dos dublês e dos figurantes, mas era uma quantidade mínima de água perto daquilo que foi inserido através de computação gráfica. Depois, a emissora carioca montou uma piscina dentro do estúdio para mostrar os oficiais do exército mortos dentro do oceano. Os dublês fingiam se afogar dentro da piscina para não colocar os atores em risco. Vale lembrar que o faraó Ramsés voltou sozinho para o Egito.
É proibido copiar, reproduzir e reescrever, integralmente ou parcialmente, o conteúdo do site Notícias de TV, sob pena de ação judicial pelo crime de violação de direito autoral, previsto no código penal brasileiro e na legislação internacional. Os direitos referentes ao conteúdo publicado são integralmente reservados ao site em questão.
Discussion about this post