Tadeu (José Loreto) parece não ter mesmo um minuto de paz. Logo agora que ele e Guta (Julia Dalavia) começam a se acertar, um pedido de Tenório (Murilo Benício) – que lhe parece legítimo de um pai que se preocupa com a filha – coloca tudo a perder. Em cenas que vão ao ar a partir desta sexta-feira (24), o peão pede ao pai que vá com ele à casa da namorada para conversar com seu novo sogro, a fim de oficializarem o relacionamento. O fazendeiro, que alinhado com Filó (Dira Paes) não concorda com o relacionamento, aceita ir, mas tão irritado que faz com que o filho se arrependa na mesma hora.
O clima é tenso quando José Leôncio (Marcos Palmeira), Filó e Tadeu são recebidos por Tenório, Guta e Maria (Isabel Teixeira). O pai de Tadeu não mede as palavras, e com o apoio de Filó já começa dizendo que é contra o relacionamento dos dois. Guta tenta confrontá-lo, mas ele é certeiro: pergunta se ela ama Tadeu para acreditar que o relacionamento entre eles dará certo. Ela desvia da resposta, o que é suficiente para que a conversa se encerre. Ao defender Guta, Tadeu ouve de Zé Leôncio que a entrada dela está proibida em sua fazenda. Desapontado com a postura dos pais, o peão arruma sua mala e deixa a fazenda onde viveu a vida inteira. Sentindo-se temporariamente derrotado, Tenório não deixa barato. Tenta convencer o genro a reivindicar seus direitos de filho. Alcides (Juliano Cazarré) e Zefa (Paula Barbosa) até que tentam alertar o novo inquilino sobre o mato sem cachorro em que está se metendo, mas ele está cego de amor e de raiva.
‘Pantanal’ é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes e Gustavo Fernandez, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.