ACÃ (KADU MOLITERNO):
Guerreiro interesseiro, ambicioso, mentiroso e difamador. Finge ser honesto e fiel, mas detesta JOSUÉ e CALEBE. Gostaria de ser ele o líder de Israel. É um traidor que trabalha como espião para os cananeus. Em Jericó, ele comete o grande anátema (pecado) de roubar espólios de guerra, algo que tinha sido proibido por Deus. Por causa desse anátema, Israel perde a primeira batalha contra Ai.
ACSA (MARISOL RIBEIRO):
Filha de CALEBE e irmã de IRU. Linda e vaidosa, é uma boa moça, mas um tanto fútil e mimada. Ao longo da novela, amadurece. É cortejada por OTNIEL, mas o esnoba, pois o considera um fracote. Prefere flertar com o convencido GIBAR. Na segunda fase da novela, depois da morte de GIBAR, ela se apaixona por BOGOTAI, um gibeonita, o que deixa OTNIEL muito enciumado. Tempos depois, quando os gibeonitas se tornam servos, o romance de ACSA com BOGOTAI se torna proibido e ele acaba sendo expulso do acampamento hebreu. Acsa vai finalmente se apaixonar por OTNIEL, que está mudado, mais valente e seguro, mas agora ele é que não a deseja mais. ACSA, então, faz tudo para provar que mudou e que merece seu amor, acabando por conquistá-lo.
TRÔNIO (DANILO SACRAMENTO):
Arauto de Jericó, onde tem uma participação discreta, TRÔNIO tem uma grande participação na fase de Ai, tornando-se servo do rei DURGAL. É um personagem positivo, engraçado e criativo. Ele se apaixona pela plebeia TILÉIA.
ARUNA (THAÍS MELCHIOR):
Bela moça órfã, criada por QUEMUEL e LÉIA, além de ser irmã de criação de ELIEBER, TOBIAS e SAMARA. Não sabe quem são seus pais. Acredita que sua mãe morreu logo depois de dar à luz. ARUNA gostaria de saber mais sobre seu passado e, ao longo da novela, vai desvendar mistérios que nem imagina sobre a história de seus progenitores. Mistérios que vão explicar porque o pai de criação, QUEMUEL, gosta dela, diferentemente da mãe de criação, LÉIA, que a despreza, e da irmã adotiva, SAMARA, que a detesta. ARUNA é corajosa e destemida. É o par romântico de JOSUÉ. É linda e delicada, mas forte e ágil. Luta como uma verdadeira guerreira, melhor do que um homem. É tão exímia lutadora que começa a participar das batalhas militares junto com os homens. Leva uma flechada de TOBIAS, que age manipulado por SAMARA, que arma para parecer que o assassino foi ZAQUEU. ARUNA sobrevive, porém, depois de um período presa por inimigos cananeus, retorna para ficar com seu amado JOSUÉ.
BOÃ (TATSU CARVALHO):
Líder da tribo Rúben. Honesto, honrado, diplomático e humilde. Ama a esposa, SAMA, mas ela não consegue lhe dar filhos e, assim, ele acaba tendo uma segunda esposa, mais jovem e fértil, RUTH. As segundas núpcias trazem muitos problemas para a família.
CALEBE (MILHEM CORTAZ):
Líder da tribo Judá, casado com NOEMI, pai de IRU e ACSA, irmão de QUENAZ, tio de OTNIEL. Guerreiro poderoso, absolutamente fiel ao seu grande amigo JOSUÉ. Forte e impetuoso, CALEBE tem um coração puro e generoso. É um homem de muita fé, um marido apaixonado por sua esposa NOEMI e um excelente pai, sempre pronto a corrigir e aconselhar, às vezes com carinho, outras com firmeza, os filhos que vivem dando problemas.
CHAIA (JULIANA BOLLER):
Boa, generosa, corajosa, determinada. Filha da viúva Darda, aprendeu com ela a ser uma excelente parteira e curandeira. Conhece todas as ervas e plantas medicinais, sabe realizar cirurgias e trabalha com dedicação heróica numa grande tenda que é usada como hospital para os feridos de guerra. Ela ama seu noivo ZAQUEU. Quando ele é forçado a fugir para a cidade de refúgio, CHAIA fica sozinha e sofre preconceito por ser noiva de um “assassino”. Na etapa final da novela, a inocência de ZAQUEU é provada. Ele retorna e os dois finalmente se casam.
DARDA (ANA BARROSO):
Senhora viúva, mãe de CHAIA, sua amiga e confidente. É parteira e curandeira, entendida de ervas e plantas medicinais. Sábia e experiente, equilibrada, forte, determinada, boa conselheira.
DURGAL (ROBERTO FROTA):
Velho rei de Ai, vaidoso, mimado, excêntrico, tão cruel quanto brincalhão. Gosta de ser adulado, é ingênuo e manipulável.
ELEAZAR (BERNARDO VELASCO):
Sacerdote-chefe dos levitas, grande amigo e confidente de JOSUÉ, tanto quanto o guerreiro CALEBE. Casado com INÊS, pai de FINÉIAS. Sábio de memória prodigiosa, excelente contador de histórias. Aos mais jovens, ele relata os feitos dos hebreus no passado, as histórias maravilhosas de Abraão, Jacó, José e Moisés, as aventuras e milagres que trouxeram o povo até este momento de fortalecimento e conquista.
ELIDADE (GUILHERME LEME GARCIA):
Líder da tribo Benjamin. Marido de LAILA, pai de LIVANA. É um guerreiro honesto e correto que ama a família e a filha. Como sua esposa fala demais, ELIDADE acaba tendo que se contentar em dar sua opiniões só quando LAILA “permite”, o que faz dos dois um casal com um bom toque de humor. Ele tem um coração de ouro, é muito simpático e generoso, mas fica revoltado quando descobre o relacionamento de sua filha LIVANA com um soldado de outra tribo, MAQUIR.
ELIEBER (FELIPE FOLGOSI):
Pronuncia-se ELIÉBER. Participa apenas dos capítulos 001 e 002, mas sua participação é muito importante. Filho mais velho de QUEMUEL e LÉIA, guerreiro valoroso e honesto, é o único que trata a filha de criação ARUNA com carinho e respeito. Ele a ensina a lutar espada, a atirar com arco-e-flecha, é mestre e amigo. ELIBER morre assassinado pelos cananeus no capítulo 002, o que traz grande sofrimento para toda a família, principalmente para ARUNA.
ELIZAFÃ (ARMANDO AMARAL):
Líder da tribo Zebulom. Prático, honesto, trabalhador, correto, justo.
ELIAZAFE (ALTAIR RODRIGUES):
Líder da tribo Gad. É um líder tribal viúvo, meio cego. Inteligente, grande estrategista militar, perito em preparar emboscadas e armadilhas para os inimigos. Ele auxilia JOSUÉ no planejamento das batalhas e invasões, mas não é totalmente fiel, chegando a conspirar em segredo contra decisões do líder. Apesar da visão ruim, ainda é um bom guerreiro.
ELÓI (CLÁUDIO GABRIEL):
Genro de AIÚDE, casado com IONÁ. Cavalariço de JOSUÉ, absulutamente fiel ao líder JOSUÉ, um companheiro de confiança, bondoso, sensível, generoso. Enfrenta grande oposição da sogra MARA que o detesta. Depois que seu sogro se fere em batalha, ele se torna na prática o novo líder da tribo. Sofre muito quando sua esposa IONÁ se separa dele, influenciada pela magia negra da sogra MARA e do criado RACAL (antigo sacerdote de Gibeão).
GIBAR (RODRIGO PHAVANELLO):
Filho mais velho de ACÃ, irmão de MELQUIAS. Vaidoso, convencido, prepotente. Gosta de ACSA, filha de CALEBE e compete por ela com OTNIEL.
HANIEL (PAULO CÉSAR GRANDE):
Líder da tribo Manassés, viúvo, pai de MAQUIR e do menino GAEL. Homem bom, mas rude, grosseirão, mal educado. Tem uma relacionamento ruim com os filhos MAQUIR, que puxou seu gênio difícil e sempre o enfrenta, e GAEL, que é um menino retraído e calado desde a morte da sua mãe. HANIEL se casa novamente com a bondosa TIRDA.
INÊS (BRENDHA HADDAD):
Esposa de ELEAZAR, mãe de FINÉIAS. Amiga de NOEMI, esposa de CALEBE, e de LAILA, esposa de ELIDADE. Ela é ótima conselheira e gosta de contar histórias do povo hebreu. É uma mulher correta, antiquada, apegada à tradição, desconfiada dos jovens e preocupada com as regras e os costumes. Ela teme que Israel se perverta naquela “terra de pagãos”.
IONÁ (DAY MESQUITA):
Filha de AIÚDE e MARA, casada com ELÓI. Bondosa, carinhosa, um doce de criatura. Amiga e confidente de ARUNA. É apaixonada pelo marido ELÓI, mas influenciada pela feitiçaria de sua mãe MARA acaba se divorciando do marido e casando em segundas núpcias com o rico REFÁ. Depois ela descobre que foi influenciada e volta para os braços de ELÓI, seu verdadeiro amor.
IRU (GUILHERME BOURY):
Filho mais velho de CALEBE e NOEMI. Irmão de ACSA. Um grande guerreiro, forte, belo, destemido, a quem CALEBE prepara para ser sucessor de sua liderança no clã. IRU é atirado, inconsequente, vaidoso, um grande arrumador de encrencas. IRU se apaixona por MELINA, a princesa de AI, e acaba sendo aprisionado pelos inimigos. Depois de passar por muitas dificuldades e perigos, IRU volta para juntos dos hebreus transformado, mais maduro e equilibrado como seus pais tanto queriam. Ele então se apaixona por JESSICA, a ex-noiva de SALMON. Com ela, IRU amadurece e se torna mais equilibrado. Os dois terminam a novela juntos e felizes.
ISAQUE (DANIEL ERTHAL):
Filho mais velho de PEDAEL, irmão de TEMÁ. Simpático, brincalhão, toca flauta e é bom ator, fazendo em parceria com o irmão números de equilibrismo e malabarismo, além de representações que satirizam os outros personagens. Quer casar com a filha mais nova de MIBAR, ADÉLIA, então faz de tudo para que o irmão se case primeiro com a irmã mais velha NEZIÁ.
JESANA (ANDRÉ RAMIRO):
Ajudante de DARDA e CHAIA no tratamento dos doentes e feridos de Gilgal. Tem bom coração, é honesto e generoso. Quando RUNE se acidenta e fica paralítico, JESANA passa a auxiliá-lo e os dois se tornam grandes amigos. Quando ZAQUEU parte para o exílio, JESANA propõe casamento a CHAIA na intenção de se tornar protetor dela e de sua mãe DARDA. CHAIA bem que tenta se envolver com JESANA, mas não é feliz e eles se separam.
JÉSSICA (MAYTÊ PIRAGIBE):
Noiva de SALMON, filha de ELIAS. Vaidosa, geniosa, ciumenta. Ao sentir que SALMON já não gosta dela como antes, JESSICA começa a se comportar como vilã. Depois que é abandonada por SALMON e trocada por RAABE, faz intrigas para aumentar o preconceito de todos contra a ex-prostituta. Adiante, quando SALMON assume seu amor por RAABE, JESSICA quase enlouquece, fazendo de tudo para minar a felicidade do ex-noivo. Na etapa final, JESSICA vai se apaixonar por IRU, filho de CALEBE, com quem terminará a novela feliz.
JOGLI (DUDU OLIVEIRA):
Líder da tribo Dan. Genioso, violento, sanguinário.
JOSUÉ (SIDNEY SAMPAIO):
Depois da morte de Moisés, torna-se o líder militar e espiritual dos hebreus e comanda a conquista da Terra Prometida. Vive agora próximo ao tabernáculo, junto dos Levitas, mas sua tribo originária é a tribo Efraim. Guerreiro experiente, dotado de coragem, determinação e de uma fé poderosa. Brilhante estrategista, justo, sincero, corajoso, firme, direto, sempre dizendo a verdade doa a quem doer. Ama a cada um dos hebreus como se fossem seus filhos, preocupando-se com o bem estar de cada um, sendo atencioso com todos, até com os mais humildes, mas também sabendo ser rigoroso e severo nos momentos de necessidade, sempre no cumprimento das leis e das determinações de Deus. Viúvo de Ana, planejava ficar solitário pelo resto da vida, mas apaixona-se pela bela e corajosa ARUNA. Seu envolvimento com ela desperta o ódio da vilã SAMARA que, apaixonada de forma obsessiva por JOSUÉ, sente-se renegada e jura vingança.
KADMO (MARCOS REIS):
Oficial cananeu.
KAMIR (ROBERTO BOMTEMPO):
Irmão do REI DURGAL, prefeito de Ai, casado com ULA, pai de MELINA. Frio como um psicopata, ambicioso, cruel, deseja o trono de seu irmão DURGAL e acaba cometendo o fratricídio para consegui-lo.
KALESI (JULIANA SILVEIRA):
A temida “senhora das serpentes” de Jericó. Tão bela, quanto má, esposa do REI MAREK. Sádica, cruel.
LÉIA (BETH GOULART):
Mulher de QUEMUEL, mãe de ELIEBER, TOBIAS, SAMARA e da filha de criação ARUNA. Ambiciosa e orgulhosa, tem uma preferência não disfarçada pelos filhos legítimos TOBIAS e SAMARA, sempre tratando com rispidez e desprezo a filha adotiva ARUNA. É cúmplice e conselheira de SAMARA, decidida a ajudar a filha a conquistar o viúvo JOSUÉ.
LIVANA (LETÍCIA MEDINA):
Filha de ELIDADE e LAILA. Mocinha ingênua, sonhadora, romântica. Tem um relacionamento secreto e proibido com MAQUIR, um filho de outra tribo, Manassés. Ela engravida de MAQUIR e só não é punida porque outro homem, RUNE, assume o filho. LIVANA constinua sendo assediada pelo cafajeste MAQUIR enquanto tenta se acertar com o marido RUNE que sofre um grave acidente. Com o tempo, LIVANA se apaixona por RUNE.
MAQUIR (ALEXANDRE SLAVIERO):
Filho de HANIEL e enteado de TIRDA, irmão de GAEL. Um bom soldado, mas mau caráter, de temperamento rebelde, voluntarioso. Apaixona-se por LIVANA, mocinha da tribo Benjamim, e acaba por engravidá-la. Como é proibido o relacionamento entre tribos, ele renega a ela e ao filho. LIVANA se casa com outro homem, RUNE, que assume a criança como se fosse sua. Apesar disso, MAQUIR segue cercando a moça e tentando seduzi-la novamente.
MARA (CRISTIANA OLIVEIRA):
Esposa de AIÚDE, mãe de IONÁ. Extremamente pessimista a ponto de se tornar engraçada por sua morbidez. Amarga, desconfiada, ambiciosa, vaidosa, ardilosa, falsa, manipuladora. Incentiva o marido AIÚDE para que ele seja violento e sanguinário com os inimigos e para que conquiste cada vez mais poder. Ela sonha em conseguir que sua filha IONÁ se separe de seu genro ELÓI (que detesta) e consiga um segundo casamento vantajoso com o homem mais rico da tribo, REFÁ. Em nome de seus objetivos, começa a cultuar deuses pagãos e a aprender magia negra com seu criado RACAL que descobre ter sido o principal sacerdote do reino de Gibeão.
MAREK (IGOR RICKLI):
Rei de Jericó, casado com a RAINHA KALÉSI. Prepotente, vaidoso e desprezível.
MELQUIAS (GABRIEL GRACINDO):
Filho mais novo de ACÃ, irmão de GIBAR. Invejoso, mau caráter, agressivo, briguento, mas um bom soldado, do tipo que gosta da guerra. Um dos espiões enviados por JOSUÉ a Jericó, juntamente com SALMON. Tem inveja do relacionamento de SALMON e RAABE e a deseja de uma forma insistente e agressiva. Com despeito, MELQUIAS ajuda a alimentar o preconceito contra ela e sua família.
MERODAQUE (MARCOS WINTER):
Principal sacerdote de Jericó. Feiticeiro sinistro que realiza rituais macabros com serpentes e sacrifica virgens e crianças inocentes aos deuses pagãos de Canaã.
MILAH (ELIZÂNGELA):
Esposa de ORIAS, mãe de RAABE e NOBÁ. Dona de casa humilde, sofrida, envergonhada, recalcada. RAABE a ensina a se dar valor e ser mais altiva. Ela fica muito doente, quase morre, mas se cura graças a um milagre.
NOEMI (NÍVEA STELMANN):
Esposa de CALEBE, mãe de IRU e ACSA. É uma mulher de muita fé, um exemplo de esposa e mãe amorosa, sempre pronta a ajudar e aconselhar o marido, os filhos e os amigos. Ela é apaixonada por CALEBE e faz tudo para agradá-lo. Também é uma mãe protetora e compreensiva, mas sabe ser firme quando preciso. Até porque os filhos IRU e ACSA ainda precisam amadurecer muito e estão sempre se metendo em encrencas.
ORIAS (WALTER BREDA):
Pai de RAABE e NOBÁ. Sapateiro humilde, grosseiro, rude, bruto com a esposa e com a filha RAABE, pois não se conforma pelo fato dela ser uma prostituta. Depois que vai viver com os hebreus, reluta em aceitar o Deus de Israel. Só o faz depois que sua esposa MILAH é curada milagrosamente de uma grave doença. Então ele vai se tornando um homem melhor e mais carinhoso com a família. Tenta voltar a trabalhar e ser respeitado na tribo Judá, mas enfrenta grande preconceito até encontrar aceitação.
OTNIEL (LEONARDO MIGGIORIN):
Filho de QUENAZ, sobrinho de CALEBE. Homem pequeno e de constituição frágil, ingênuo, desajeitado, amante da paz, acaba subestimado e ridicularizado pelos outros guerreiros. Tem um bom relacionamento com o pai viúvo, mas é menosprezado pela moça que ama, ACSA. Aprende a ser um verdadeiro soldado e um homem maduro com um amigo inesperado, o gigante TALMAL. Transforma-se então num guerreiro respeitado e conquista o coração de ACSA. Será no futuro o primeiro Juiz de Israel, substituto de JOSUÉ na liderança dos hebreus.
PALTIEL (LINO CORRÊA):
Líder da tribo Issacar. Não é muito inteligente, mas é o mais forte dos líderes tribais. É de uma fidelidade absoluta a JOSUÉ e acaba se tornando o chefe da guarda pessoal do líder dos hebreus.
PEDAEL (ERNANI MORAES):
Líder da tribo Naftali, pai de ISAQUE e TEMÁ. Gordo, glutão, beberrão, gosta de festas, música e de apostas. Alegre, risonho, humorista, um bom comunicador.
QUEMUEL (RAYMUNDO DE SOUZA):
Líder da tribo Efraim, esposo de LÉIA, pai de ELIEBER, TOBIAS, SAMARA e da filha de criação ARUNA. É um bom guerreiro, fiel a JOSUÉ, mas um tanto submisso às vontades da temperamental esposa LÉIA e dos filhos mimados SAMARA e TOBIAS. Gosta de ARUNA e até tenta defendê-la da má vontade das mulheres da casa, mas sem a firmeza necessária. Ao longo da novela, vai aprender a se impor mais sobre a esposa e a filha caçula. Depois que sua filha ARUNA é dada como morta, supostamente por uma flechada do caçador ZAQUEU, a vida pacata de QUEMUEL se transtorna e ele jura vingança.
QUENAZ (ZECA CARVALHO):
Irmão mais novo de CALEBE, da tribo Judá. Viúvo, pai de OTNIEL. QUENAZ gosta do filho OTNIEL e se preocupa com as dificuldades deste em se tornar um grande guerreiro. Tem com o filho uma relação de amizade e confiança, sempre o aconselhando e incentivando.
RAABE (MIRIAM FREELAND):
Prostituta de Jericó. Bela, humilde, corajosa, sincera e inteligente, tem fé no Senhor, apesar de sua origem pagã. Ela ajuda os espiões hebreus SALMON e MELQUIAS a escaparem dos soldados cananeus. Por este ato heroico e por acreditar no Deus único, ela e sua família são preservadas quando Jericó é invadida e dizimada. RAABE e sua família passam a viver na tribo Judá. O povo não admite tão fácil a presença daqueles estrangeiros, ainda mais sabendo que RAABE era prostituta. Ela e seus familiares enfrentam muito preconceito, principalmente porque ela se apaixona e se envolve com um dos espiões hebreus, SALMON.
RUNE (DOUGLAS SAMPAIO):
É escolhido por ELIDADE como noivo de LIVANA. Apaixona-se por ela de verdade e quando descobre que LIVANA está grávida de MAQUIR, salva o casal pecador, assumindo o filho como se fosse dele. É honesto, correto e corajoso. Sofre um grave acidente que o deixa paralítico e pensa que sua vida acabou por esse motivo. Com a ajuda de LIVANA e dos amigos, RUNE descobre que ainda tem muito para viver e que ainda pode ser muito feliz.
SALMON (RAFAEL SARDÃO):
Espião enviado por JOSUÉ para Jericó. Irmão mais velho de LILA, a quem cria como uma filha, pois os dois são órfãos. Honesto, bondoso e corajoso, SALMON acredita que seus pais foram mortos por cananeus e, por isso, não vê a hora de atacá-los na guerra. SALMON tem um compromisso de casamento com JÉSSICA, mas se apaixona pela prostituta de Jericó, RAABE, enfrentando, por isso, muita oposição da parte de sua família e de todos da tribo.
SAMARA (PALOMA BERNARDI):
Filha do líder QUEMUEL e de LÉIA, além de irmã de ELIEBER, TOBIAS e ARUNA. Mimada, geniosa, briguentae explosiva. Louca de paixão por JOSUÉ, sem ser correspondida, quer obsessivamente conquistá-lo e se casar com ele. Despreza a irmã de criação, ARUNA, a quem não gosta, na verdade, por invejar suas qualidades. Quando descobre que JOSUÉ ama justamente ARUNA, fica revoltada e se transforma na principal vilã da novela. Torna-se uma verdadeira peste, invejosa, rancorosa, mentirosa, chantagista, manipuladora e vingativa.
SAMUEL (GUGGO MORALES):
Líder da TRIBO SIMEÃO. É um grande militar e um guerreiro temido.
É proibido copiar, reproduzir e reescrever, integralmente ou parcialmente, o conteúdo do site Notícias de TV, sob pena de ação judicial pelo crime de violação de direito autoral, previsto no código penal brasileiro e na legislação internacional. Os direitos referentes ao conteúdo publicado são integralmente reservados ao site em questão.
Discussion about this post