No terceiro dia do Rio2C, temas como a propriedade intelectual, o futuro da indústria criativa, o retorno dos eventos presenciais, a complexidade das pessoas e de seus mundos e soluções tecnológicas para uma melhor qualidade de vida vão ser abordados nos dez palcos do maior encontro de criatividade da América Latina, que ocupa a Cidade das Artes até 01 de maio. O dia começa com a palestra do premiado produtor, script doctor e executivo sênior israelense, Koby Gal Raday, no GlobalStage, que falará sobre seu trabalho com criadores e roteiristas para desenvolver obras autênticas e globais. No painel
O futuro do melodrama no centro cultural do conteúdo original, roteiristas como Patricia Moretzsohn (Malhação) e Raphael Montes (Bom dia, Verônica) e executivos debatem sobre a renovação do melodrama na era dos streamings no palco do StoryVillage.
Sylvie Forbin, vice-presidente da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), a mais importante entidade de propriedade intelectual do mundo, apresentará dados inéditos sobre o impacto do COVID-19 sobre as indústrias criativas, seguida de uma discussão sobre mudanças e tendências que moldarão as diferentes áreas da indústria, tanto para artistas, criadores e empresas, como para o público em geral. O retorno dos eventos presenciais também será abordado pelo publicitário, empresário e criador do maior festival de música do mundo, o Rock in Rio, Roberto Medina.
Os artistas Evandro Mesquita, George Israel, Leo Jaime e Toni Garrido, se juntam a Bernardo Araújo e Sarah Oliveira, jornalistas especializados em rock, para a celebração dos 40 anos do movimento conhecido como BRock e sobre os bastidores de uma das mais significantes confluências musicais do país, na mesa Rock Brasil: 40 Anos de Estrada, História e Rebeldia, no StoryVillage. No mesmo palco, a cantora e compositora Adriana Calcanhotto e o cantor, multi-instrumentista e compositor Zé Ibarra falam sobre suas inspirações, criação de letras alinhadas às melodias, contam histórias e dividem sentimentos no painel Universo Particular.
Veja abaixo os destaques do dia:
Global Stage
9h30 – 10h30
KOBY GAL RADAY – THE CREATIVE JORNEY
A Jornada Criativa pela qual todos os criadores passam é tão única quanto o próprio indivíduo. E muitas vezes percorre estradas longas e sinuosas. Nesta conversa, o aclamado e premiado produtor, script doctor e executivo sênior israelense, Koby Gal Raday, fala sobre seu trabalhado com criadores e roteiristas para desenvolver obras autênticas e globais. E sobre o recém lançado projeto SERIES MAKER, uma iniciativa focada em investir no primeiro projeto de série de cineastas independentes com visões artísticas únicas. Com mais de 20 anos de experiência liderando empresas de produção independente e canais de TV internacionais, na TV e no streaming, Koby Gal Raday foi o responsável pelos sucessos Fauda (2a e 3a temporadas), The Good Cop, Your Honor, Just for Today, On the Spectrum e Fifty, indicada ao Emmy Internacional.
Koby Gal Raday, CCO, Beta Film
Beatriz Seigner, Diretora e roteirista
Felipe Braga, Showrunner, roteirista e produtor executivo
14h30 – 15h30
O FUTURO DO ENTRETENIMENTO
Com o avanço cada vez mais rápido das novas tecnologias e a transformação digital, a propriedade intelectual e o entretenimento ganharam novas dinâmicas. Neste painel, serão apresentados com exclusividade pela OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) dados inéditos sobre o impacto do COVID-19 sobre as indústrias criativas, seguida sobre uma discussão sobre mudanças e tendências que moldarão as diferentes áreas da indústria, tanto para artistas, criadores e empresas, mas também para o público em geral.
Bertrand Chaverot, Managing Director, Ubisoft
Iafa Britz, Produtora/Sócia, Migdal Filmes
Marcelo Castello Branco, CEO UBC (Uniao Brasileira de Compositores) E CHAIRMAN DO BOARD DA CISAC (The International of Confederation of Societies of Authors and Composers)
Raoni Carneiro, Diretor de Variedades, Globo
Sylvie Forbin, Vice-diretora Geral, OMPI
Moderação: Rodrigo Salinas, CQS Advogados
16h – 17h
ROBERTO MEDINA – A VIDA É AO VIVO
Publicitário, empresário e criador do maior festival de música do mundo, o Rock in Rio, Roberto Medina fala sobre seus projetos, a força do retorno aos eventos presenciais e sobre sua confiança no poder universal da música, que impulsiona seu otimismo frente à grandes realizações. Uma conversa para nos inspirar a sonhar alto, com uma das mentes mais visionárias e criativas do nosso tempo.
Apresentação: Rafael Lazarini, CEO, Rio2C
Roberto Medina, Presidente, Artplan e idealizador do Rock in Rio
17h30 – 18h30
AMAZON STUDIOS: HOME FOR TALENT
Lar de talentos de origens diversas, Amazon Studios conta histórias em que a alegria, a profundidade e a complexidade de pessoas e seus mundos são elementos centrais. No Brasil desde 2019, constrói narrativas brasileiras e universais, inclusivas e democráticas. Executivos, criativos e talentos apresentam o conceito Home for Talent, fazem uma retrospectiva da presença do Amazon Studios no país, revelam lançamentos de produções inéditas e falam das experiências em pensar, criar e construir o novo pelo entretenimento, pela arte, pela equidade e inclusão. Conheça o presente e o futuro do Amazon Studios.
Ingrid Guimarães, atriz, roteirista e apresentadora, Amazon Studios
Lázaro Ramos, ator, diretor, roteirista, Amazon Studios
Latasha Gillespie, Diretora Executiva de Diversidade, Equidade e Inclusão Global, Amazon Studios
Malu Miranda, Head de Conteúdo Original Brasileiro, Amazon Studios
Participações especiais:
Alice Marcone, roteirista da série Manhãs de Setembro
Aly Muritiba, diretor da série Cangaço Novo
Breno Silveira, diretor e roteirista da série DOM
Fabio Mendonça, diretor da série Cangaço Novo
Gabriel Leone, ator e protagonista da série DOM
Gigi Soares, diretora da série Novela
Luis Pinheiro, diretor da série Manhãs de Setembro
Renata Pinheiro, diretora da série Novela
StoryVillage
10h00 – 11h00
O FUTURO DO MELODRAMA NO CENTRO DO CONTEÚDO ORIGINAL
Nos últimos anos, em função da transformação digital, houve uma profunda mudança na maneira do público consumir conteúdo. Neste painel, autores e executivos debatem sobre a renovação do melodrama na era dos streamings. Como trabalhar o gênero para além das telenovelas, aprimorando o formato e engajando mais espectadores? Como utilizar os algoritmos que ditam tendências a favor do olhar autoral?
Monica Albuquerque, Head de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Novelas, General Entertainment, Warner Bros. Discovery Latin America
Patrícia Moretzsohn, Head Writer e roteirista
Raphael Montes, Criador, Roteirista, Escritor e Produtor
Moderação: Juliana Soares, Produtora Criativa e Roteirista, Gullane
14h30 – 15h30
ROCK BRASIL: 40 ANOS DE ESTRADA, HISTÓRIA E REBELDIA
Uma conversa que traz a perspectiva de alguns dos protagonistas do Rock nacional, que, muito mais que um estilo musical, foi um dos principais movimentos musicais do Brasil, influenciando o comportamento de toda uma geração. Os anos 80 ficaram marcados pela explosão do rock brasileiro, formando a famosa “Geração 80” do Brasil, com arranjos fortes, letras politizadas e que prezavam pela liberdade de expressão. Foi uma época marcada por bandas que fizeram história na música brasileira e criaram um movimento que inspira jovens até hoje.
Bernardo Araújo, jornalista
Evandro Mesquita, cantor e compositor, Blitz
George Israel, compositor e saxofonista, Kid Abelha
Léo Jaime, cantor, compositor, ator e escritor
Toni Garrido, cantor e compositor, Cidade Negra
Moderação: Sarah Oliveira, comunicadora e apresentadora
17h30 – 18h30
UNIVERSOS PARTICULARES
O momento da criação é algo que, para muitos, parece envolto em uma névoa mística, como um acontecimento pouco explicado e, muitas vezes, visto como inalcançável pelo público. Adriana Calcanhotto, uma das maiores compositoras da música brasileira da atualidade, abre seu universo particular sobre suas inspirações, a criação de letras alinhadas às melodias, onde conta histórias, divide sentimentos e provoca as mais variadas emoções com o poder e a arte de compor e interpretar.
Adriana Calcanhotto, cantora e compositora
Zé Ibarra, cantor
Moderação: Leonardo Lichote, jornalista
BrainSpace
16h00 às 17h00
ENTENDENDO MULHERES NEURODIVERGENTES
Zhara Astra apresentará uma análise profunda das mulheres neurodivergentes, o funcionamento de seus cérebros e suas experiências únicas, com forte ênfase no autismo. O público aprenderá a se comunicar, conviver e trabalhar com indivíduos neurodivergentes ao longo de suas vidas. Zhara também discutirá a representatividade de mulheres neurodivergentes na mídia e seu trabalho na indústria do entretenimento, pois atualmente está desenvolvendo um documentário sobre o assunto e também atua em outros projetos com foco em mulheres.
Zhara Astra, Executiva de TV/ Professora, Stone Village Television/ Arizona State University
SoundBeats
11h00 às 11h45
UNDERGROUND, MIDSTREAM, MAINSTREAM: MUDANDO DE FASE NO GAME DA MÚSICA
Nessa conversa serão abordadas as etapas da projeção de uma carreira artística: do underground, nichado e seleto, passando pelo midstream, o meio do caminho entre extremos, até chegar ao mainstream, o estágio mais comercializado, considerado o auge da popularidade e do sucesso. Afinal, é sempre do interesse do artista pular pra próxima fase? E, nessa corrida por plays e likes, como sair dos porões da visibilidade e atingir as massas?
Flávio Saturnino, CEO, POPline
Monica Brandão, Coordenadora de Conteúdo Musical do Multishow/Bis/Grupo Globo
Pablo Bispo, produtor musical e fundador da INBRAZA
Moderação: Alexandre Ktenas, Sócio-fundador, Selim de Música / Kontente
NewFrontier
11h30 às 12h30
SOLUÇÕES TRANSFORMADORAS POR IMPRESSÃO 3D
A impressão 3D já é considerada uma das grandes aplicações da 4º Revolução Industrial e tem ganhado cada vez mais espaço em pesquisas científicas e desenvolvimento na saúde e medicina. Apesar de sua recente adoção, já é possível ver a tecnologia aplicada com muita versatilidade ao redor do mundo: impressoras de foguete, construções civis, peças industriais e até órgãos humanos.
“Qual é o potencial transformador da impressão 3D?”; “Quais são os próximos avanços área?”; “Será que um dia vamos ver o nosso jantar impresso?” são algumas das questões discutidas nesse painel.
Alberto Blay, Fundador e CEO, Plenum Bioengenharia
Carolina Caliari, Fundadora, In Situ
Renato Maciel, Fundador e CEO, Pineal 3D
House of Brands
16h00 às 17h00
A FORÇA DA CRIATIVIDADE PRETA
A crescente demanda das marcas por ideias com senso de propósito e o avanço de pautas sociais também como premissa para identificação desafiam os criativos. Vamos falar sobre a potência das mentes, das vozes e dos corações que criaram tantos ritmos e movimentos culturais, desta vez, para pensar as marcas e principalmente trazer uma fala originária e autêntica, que se conecte com o público.
Ary Nogueira, Sócio e Diretor de Criação, Agência Gana
Patricia Garrido, Diretora de Marketing, Nubank
Raull Santiago, CEO & Founder, Brecha
Moderação: Silvia Nascimento, Fundadora, Site Mundo Negro
Screening Room
10h30 – 11h30
O FUTURO DO STREAMING
Como a atual corrida no SVOD, a entrada de novas plataformas de AVOD/F.A.S.T. e o encurtamento da janela de Cinema e TVOD, impactarão o futuro da indústria audiovisual, da experiência do consumidor ao financiamento e a monetização dos conteúdos.
Aline Jabbour, Diretora de desenvolvimento de negócios e aquisições Latam, Samsung
Denis Onishi, Diretor de Negócios e ad Sales, Paramount Brasil
Renata Fernandes, Head de Performance e Produtos Digitais, Globoplay
Moderação: Fábio Lima, CEO, Sofá Digital
CyberStage
10h00 às 10h45
O FUTURO NÃO ESTÁ ESCRITO
Apesar de todas as previsões sobre o que vai acontecer com o futuro da internet e da economia criativa, só existe uma certeza: o futuro será escrito por nós, agora.
A nova – e descentralizada – jornada da ideia, a criatividade coletiva, a transformação de dados em inspiração e inovação são os três motores principais das mudanças para os próximos anos. Neste painel, Fabio Seidl, diretor global de desenvolvimento criativo da META, refletirá sobre as infinitas possibilidades de futuro, que derivam da nossa capacidade e experimentação criativas.
Fabio Seidl, Diretor Geral de Desenvolvimento Criativo, META
11h30 às 12h30
TALENT HUNTING: A IMPLOSÃO DAS CAIXINHAS GERACIONAIS
Na trilha Talent Hunting serão apresentadas novas perspectivas sobre a busca por talentos para o mercado de trabalho.
O encontro entre gerações é mais poderoso do que se imagina. Inovação e expansão da criatividade são algumas das potências inexploradas!
Mas o idadismo é uma âncora que impede a navegação, em velocidade, nesse novo oceano de possibilidades. Pré-conceitos ligados à idade, muitas vezes, põem em lados opostos jovens e maduros.
Que tal substituir conflito por colaboração? E competição por compartilhamento?
E o que “pensar fora da caixa” tem a ver com isso?
Esse painel traz a visão de quatro gerações que respondem: TUDO!
O debate vai mostrar como romper amarras e quebrar estereótipos impulsionam a exploração de universos diversos.
É a queda do muro entre o passado e o futuro, agora!
Giselle Santos, Fundadora, Human:ia – Futuros Aplicados e Inovação
Luiz Menezes, Co-Fundador, Trope
Guida Viana, Atriz e Professora de Teatro, Globo
Ary Fontoura, Ator
Moderação: Marcia Monteiro, jornalista e fundadora da Geração Ilimitada®️
Biodom
11:30 às 12:30
CAMINHOS PARA UMA ECONOMIA BIODIVERSA
A bioeconomia promove a integração entre os sistemas biológicos e as novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis. Suas aplicações são múltiplas e englobam vários segmentos industriais, já que grande parte deles faz uso de nossos recursos naturais.
Neste painel, cientistas da sustentabilidade e gestores da bioeconomia falam sobre os progressos que vêm fazendo e as possibilidades para o futuro.
Hannah Simmons, Fundadora e CEO, ERA
Ismael Nobre, Diretor Executivo, Amazônia 4.0
Mário Frota Jr, Diretor-presidente, Regenera Moléculas do Mar
Moderação: Rafael Loyola, Diretor Executivo, IIS
PitchingShow
A seleção dos artistas do PitchingShow foi realizada por uma banca comandada pelo produtor e compositor Zé Ricardo, curador de música do Rio2C, mediante inscrição gratuita no site do evento. Os pocket shows, com duração de 30 minutos cada, são realizados em um palco aparelhado com equipamentos de som e luz de alta qualidade, dentro de uma sala privada. Hoje se apresentam Black Pantera, Pedro Mahal, Maraia Takal, Victor Mus e Madayati.
A edição deste ano é apresentada pela Petrobras e tem patrocínio do Banco do Brasil, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Riotur e Cidade das Artes.