No último domingo, dia 19/09, ocorreu a 73ª edição da maior premiação a programas de televisão dos EUA, exibidos entre 01ª de junho de 2020 e 31 de maio de 2021. Diferentemente da edição de 2020, que foi realizada virtualmente, com as celebridades indicadas e convidadas participando do programa por meio de plataformas de vídeo, o Emmy 2021 retornou presencialmente e foi apresentado pelo comediante Cedric The Entertainer, em Los Angeles (EUA).
A Decode, empresa de client acquisition e consulting do grupo BTG Pactual, foi atrás da repercussão do tema na web e descobriu que o evento obteve 451 mil menções, no Twitter, atrvés da #Emmys e alcançou mais de 200 mil pesquisas no Google Brasil.
Premiações e opiniões
“The Crown” foi a grande vencedora da noite. A série sobre a família real britânica ganhou 7 prêmios no total, incluindo o de melhor série dramática e os 4 de melhor atuação: melhor atriz, para Olivia Colman, melhor ator, para Josh O’Connor, melhor atriz coadjuvante, para Gillian Anderson e melhor ator coadjuvante, para Tobias Menzies.
Duas séries que também levaram grandes prêmios foram “Ted Lasso”, que ganhou o prêmio principal da categoria de comédia, e “O Gambito da Rainha”, sensação da Netflix que se garantiu como melhor minissérie.
A Decode pesquisou a repercussão das séries na web após a premiação e encontrou alguns dados interessantes: a comédia “Ted Lasso” apresentou um aumento de 3.230% no volume de pesquisas do Google, entre os dias 19 e 20 de setembro, e alcançou 60 mil menções no Twitter. Já a minissérie “O Gambito da Rainha”, cresceu 2.750% no volume de pesquisas, no mesmo período de tempo, e foi mencionada 10 mil vezes no Twitter, enquanto a série “The Crown” obteve um aumento de 1.600% no volume de pesquisas no mesmo período de tempo e 98 mil menções na plataforma de mensagens curtas. Como podemos perceber, a comédia da Apple TV foi destaque de buscas, superando Beth Harmon e suas estratégias de xadrez em 75% e a história da Ranha Elizabeth II em 96%.
No Facebook, a maioria dos usuários (84%) amou a lista dos vencedores, enquanto 12% reagiram de maneira sarcástica, 2% ficaram tristes, 2% demonstraram surpresa e nenhum manifestou raiva.
Além disso, 24% de todo engajamento do evento na plataforma foi resultado de uma notícia sobre Michaela Coel, a primeira roteirista negra a ser premiada no Emmy pelo trabalho na série “I may destroy you”, baseada em uma experiência de abuso sexual que a própria Michaela vivenciou. Confira os comentários dos usuários sobre o assunto:
- 53% – Elogiaram a série ou sua atuação
- 41% – Parabenizaram Coel pelo prêmio
- 6% – Afirmaram que ‘demorou para acontecer’
As opiniões dos tuiteiros
A Decode aprofundou sua pesquisa no Twitter e também trouxe a opinião dos internautas sobre os 3 grandes vencedores do Emmy 2021:
The Crown
- 40% Acharam que a série mereceu a premiação
- 34% Discordaram da premiação (mencionaram a The Handmaid’s Tale)
- 26% Afirmou que começou ou vai começar a assistir pós Emmy
O Gambito da Rainha
- 74% Acharam que a minissérie mereceu a premiação
- 25% Discordaram da premiação (mencionaram a Mare of Easttown)
- 1% Afirmou que ainda não assistiu à minissérie
Ted Lasso
- 52% Acharam que a série mereceu a premiação
- 13% Discordaram da premiação (mencionaram a Hacks)
- 35% Afirmou que começou ou vai começar a assistir pós Emmy
A edição 2021 do Emmy contou com grandes produções e grandes nomes competindo pelos tão aclamados prêmios. Mas e você? Concordou com as premiações ou achou injusto?
A Decode, empresa de client acquisition e consulting analytics pertencente ao grupo BTG Pactual, foi criada em fevereiro de 2019 e atualmente com mais de 100 colaboradores. Voltada para o mercado B2B, sua maior frente é a de aquisição de clientes, trabalhando com empresas como Banco Pan, BTG+, BTG Digital, Embracon, OdontoCompany, entre outros, e também oferece tecnologia para apurar tendências de mercado e desenvolver produtos e serviços de excelência para melhor experiência das pessoas, além de estudos para compreender fenômenos sociais e o comportamento do consumidor.