Caco Ciocler (“Éramos Seis”) e Débora Nascimento (“Verão 90”) vão se juntar os atores Daniel de Oliveira, Daniel Rocha, Danni Suzuki, Júlio Andrade, Lázaro Ramos, Natália Lage e Ravel Andrade no elenco da série “Betinho”, da plataforma de streaming Globoplay, que já foi adiada para 2022 por causa da pandemia do coronavírus.
Na história – que se trata de uma coprodução entre AfroReggae Audiovisual e Formata com direção artística de Sérgio Machado – Júlio Andrade vai interpretar o sociólogo Herbert José de Sousa, popularmente conhecido como Betinho, que participa da luta pelos direitos humanos, com o intuito de combater a fome e as desigualdades.
Daniel de Oliveira, por sua vez, vai interpretar Henfil. Já Ravel Andrade vai interpretar Chico Mário, papel antes designado para Daniel Rocha. Tanto Henfil, quanto Chico Mário, são irmãos de Betinho na trama. Natália Lage e Danni Suzuki serão, respectivamente, Irles Carvalho e Maria Nakano, sua primeira e segunda esposa.
Criada por Sérgio Machado e Victor Navas, “Betinho” conta a trajetória do sociológico, que, desde criança, padece de vários tipos de doenças, como a tuberculose. Além disso, ele cresce em ambientes inusitados, como a funerária e a penitenciária, graças ao trabalho dos seus pais. Um belo dia, um padre dominicano o influencia a integrar a JEC (Juventude Estudantil Católica) e também a JUC (Juventude Universitária Católica).
Por causa disso, ele se torna assessor do MEC e do ministro Paulo de Tarso Santos, durante a faculdade, no governo de João Goulart e, mais tarde, se posiciona contra a ditadura militar brasileira por defender causas sociais, sendo obrigado a se exilar no Chile, no Canadá e no México.
Após a anistia, ele volta ao Brasil e é homenageado como “o irmão do Henfil” na canção “O Bêbado e a Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, gravada por Elis Regina, se dedicando à luta da reforma agrária. Ele também é responsável pelo movimento que culmina com o impeachment de Fernando Collor de Mello.