Sempre que uma novela é anunciada, começam falsas especulações sobre elenco. Com o remake da novela “Amor Com Amor Se Paga” (de Alcides Nogueira), que vai demorar para ir ao ar na Rede Globo, não é diferente. O autor-roteirista foi obrigado a desmentir que Ana Paula Arósio estaria informalmente cotada.
Sinopse
Na pequena Monte Santo vive Nonô Correia, um homem neurastênico, irritadiço e misterioso, beirando o tragicômico. Ele é um completo pão-duro, tranca a geladeira com cadeados, desliga a luz algumas vezes por semana e despeja, até mesmo nos filhos, sua avareza compulsiva: é proibido repetir pratos às refeições. Sua maior preocupação é fazer economia. Nonô vive com os filhos, Tomaz e Elisa, e a empregada, Frosina, que há vinte anos suporta suas mesquinharias. Porém, o velho sovina está longe de ser pobre: tem diversos imóveis alugados e esconde em casa um tesouro que ninguém sabe onde está. O único que partilha seu segredo é o amigo Anselmo, que nutre um amor platônico por Elisa.
O avesso de Nonô Correia é Tio Romão, que chega à cidade sem revelar seu passado. Fala doce e distribui chazinhos como pretexto para conversar com os moradores e lhes dar um pouco de calor humano. As pessoas se assustam com suas palavras certeiras. Alguns o consideram um santo, outros, um feiticeiro. Tomaz, filho de Nonô, é brincalhão e está sempre tentando descobrir o tesouro do pai. Sua irmã, Elisa, é tímida e insegura e está apaixonada por Gustavo, que se aproxima dela pensando no golpe do baú. Ele mora na casa de Judite, inquilina de Nonô, que fornece salgadinhos para o restaurante de Tito e Santusa, um casal com a relação em crise por causa do ciúme doentio dela.
A sobrinha de Nonô, Maria da Graça, é uma americanófila que prefere ser chamada de Grace. Viúva, dona de uma loja de artigos importados, ela é mãe Rosemary, noiva de João Paulo, filho do conservador e machista Bruno. Os dois sogros têm gostos totalmente opostos, mas o mesmo temperamento difícil. O jovem casal se ama, mas tem que contornar os problemas causados pela difícil relação de seus respectivos pais. Vinícius é um médico humanista e nem sempre cobra as consultas, para a reprovação da mulher Helena, que vive reclamando do orçamento apertado. O casal tem três filhos: a bela Mariana, namorada de Tomaz; Bel, que inveja a irmã, e Renato, de caráter duvidoso, que está de volta à cidade.
Barreto é o prefeito demagogo que, ao ficar viúvo, envolve-se com Silvia, amiga de Grace. A futura primeira-dama terá que enfrentar Camilinha, a caçula do prefeito, uma pestinha que passa a atormentar a sua vida. Contudo, o conflito maior da trama se dá quando Nonô Correia resolve cortejar a namorada do filho, Mariana, que se vê obrigada a aceitar a proposta em troca do perdão da dívida de seus pais. Porém, o rude avarento vai se tornando mais doce e sensível quando adota o órfão Zezinho, um menino encantador que, aos poucos, amolece o seu coração. Para apaziguar os conflitos, o chá de camomila e bem-me-quer do Tio Romão é sempre servido em doses certas, afinal, amor com amor se paga.