O amor incondicional de uma mãe por uma filha é capaz de fazê-la abdicar de um romance e, mais!, de tentar salvar a vida da herdeira por meio de uma outra gravidez. Essa é trama central de Laços de Família, novela exibida originalmente em 2000 e que volta ao ar nesta segunda, 7/9, no Vale a Pena Ver de Novo.
A empresária Helena (Vera Fischer) não hesita em deixar o namorado Edu (Reynaldo Ginacchini), ao perceber que o médico recém-formado, 20 anos mais novo, se apaixonou pela filha dela Camila (Carolina Dieckmann) e vice-versa. Já tendo superado a separação e acertado a vida amorosa com o livreiro Miguel (Tony Ramos), Helena tem um novo baque ao saber que Camila, já casada com Edu, sofre de leucemia e pode morrer se um transplante de medula óssea não for feito. E para salvar a herdeira, a empresária engravida do pai biológico da filha, Pedro (José Mayer), deixando vir à tona um segredo de juventude.
Edu e Helena se envolvem num acidente de trânsito e, a princípio, se estranham, mas depois se encantam um pelo outro. Quem não gosta nada do romance é Alma (Marieta Severo), tia superprotetora do rapaz. Alma é dominadora e age assim com todos, inclusive com o marido, Danilo (Alexandre Borges), um mulherengo, que não resiste aos predicados da empregada Ritinha (Juliana Paes).
Alma é dona do haras administrado por Pedro, homem rústico, duro e machista. Pedro é primo de Helena e os dois tiveram um romance na juventude, que gerou Camila, no entanto, ele não sabe que é o pai da moça. Pedro é alvo da cobiça de Íris (Deborah Secco), meia-irmã de Helena, adolescente de comportamento dúbio, que não sossega enquanto não consegue conquistá-lo. Íris vai morar com Helena quando o pai delas, Aléssio (Fernando Torres), morre. E a convivência da menina com a sobrinha Camila é a pior possível.
Diante de tantas questões, Helena conta com o apoio da amiga Ivete (Soraya Ravenle), casada com Viriato (Zé Victor Castiel). Assim como a empresária, Ivete tem problemas no seu relacionamento, já que Viriato sofre de impotência sexual e se acanha em tratá-la.
E como novela sem drama não é novela, o de Capitu (Giovanna Antonelli) não é pouca bobagem. Estudante universitária e mãe solteira, ela sustenta o filho Bruninho e os pais, Paschoal (Leonardo Villar) e Ema (Walderez de Barros), com o dinheiro que ganha fazendo programas, sem a ciência da família. No decorrer da novela, ela acaba sendo chantageada pelo pai de seu filho e por um cliente fixo. Capitu se apaixona por Fred (Luigi Baricelli), irmão de Camila, casado com a metida Clara (Regiane Alves).
O elenco especial e as histórias envolventes ganham charme com o colorido do Rio de Janeiro, situações típicas do cotidiano e a trilha sonora marcante, repleta de clássicos da Bossa Nova. É impossível pensar em Laços de Família e não vir à mente o tema de abertura “Corcovado”, interpretada por Astrud Gilberto, com participação de Tom Jobim, João Gilberto e Stan Getz; e “Samba de Verão”, que embalava o romance de Helena e Edu, na voz de Caetano Veloso; além da versão da música em inglês “So Nice” (Summer Samba), cantada por Bebel Gilberto.
Laços de Família é escrita por Manoel Carlos, com direção geral e de núcleo de Ricardo Waddington. A novela traz ainda no elenco Helena Ranaldi, Daniel Boaventura, Júlia Almeida, Henri Pagnoncelli, Walderez de Barros, Leonardo Villar, Ana Carbatti, Luciano Quirino, Thalma de Freitas, Marly Bueno, Umberto Magnani, Xuxa Lopes, Paulo Figueiredo, Vanessa Machado, Juliana Silveira, Cynthia Benini, Claudio Gabriel, Arlete Heringer, Max Fercondini, Monique Curi, Leon Góes, Inez Viana, Paulo Zulu, Carla Diaz e Alexandra Richter, entre outros.