Haja Coração vai voltar à telinha da Globo. A novela de Daniel Ortiz com direção artística de Fred Mayrink será a próxima novela das sete a ser exibida após o fim de Totalmente Demais. O folhetim voltou ao horário em edição especial por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo devido à epidemia de coronavírus.
No universo vibrante de São Paulo, vai se desenrolar um enredo de muitas emoções, aventuras, amores, armações, diversão… Haja Coração! A novela faz uma releitura de Sassaricando, trama de Silvio de Abreu, exibida pela TV Globo em 1987. A proposta romântica e divertida vai envolver o público com a história de Tancinha, Apolo e Beto, interpretados por Mariana Ximenes, Malvino Salvador e João Baldasserini, respectivamente.
A sensual feirante Tancinha namora, desde os 15 anos, com o vizinho Apolo e seu grande sonho é subir ao altar ao lado do amado. Porém, quando está a alguns passos do altar, Beto entra em sua vida disposto a conquistá-la. Inicialmente, o objetivo do publicitário é apenas ganhar a gata e se dar bem em uma aposta. Mas, aos poucos, o charme de Beto confunde os sentimentos de Tancinha, que cada vez mais deixa o cara caidinho por ela.
Para emaranhar ainda mais os nós desses relacionamentos, a moderna e poderosa Tamara (Cleo Pires), irmã de Beto, começa a se envolver com Apolo, em uma das idas e vindas do namoro do caminhoneiro com a feirante. Os encontros e desencontros desse quarteto vão balançar o amor antigo de Apolo e Tancinha.
Disputa de famílias
As emoções vão ficar à flor da pele quando o assunto é a rivalidade das famílias Di Marino e Abdala. De um lado, a batalhadora Francesca Di Marino (Marisa Orth), que criou sozinha os quatro filhos – Tancinha, Giovanni (Jayme Matarazzo), Carmela (Chandelly Braz) e Shirlei (Sabrina Petraglia) – depois que o marido desapareceu. Do outro lado, a rica família Abdala, sinônimo de luxo e ostentação na sociedade paulistana.
O conflito, que começou há anos, está prestes a estourar! O motivo: a desconfiança que Francesca tem de que Aparício (Alexandre Borges), casado com Teodora Abdala (Grace Gianoukas) e vice-presidente do Grand Bazzar, seja o responsável pelo sumiço de seu amado. Com a ajuda de Tancinha, a feirante de sangue italiano não vai descansar até conseguir descobrir o que realmente aconteceu.
Clã Abdala
De origem libanesa, a família Abdala não poupa esforços para mostrar a todos que, de luxo, eles entendem. A chefe do clã, Teodora, administra com mãos de ferro tanto os negócios quanto seu casamento com Aparício. Quando jovem, ele, um simples funcionário de contabilidade, causou-se por dinheiro com a megera e agora paga caro pelo golpe o baú. O bonitão grisalho vive à sombra da esposa, mas tem talento como empresário e se tornou o principal responsável pelo sucesso do Grand Bazzar. Teodora, claro, não reconhece isso.
Dona de uma personalidade forte e autoritária, por natureza, o coração da megera só amolece quando o assunto é Fedora (Tatá Werneck), filha do casal. A jovem, criada como uma princesa, não faz nada da vida além de comprar e ostentar, sobretudo nas redes sociais. O sonho dela: ser a it-girl com mais seguidores do Brasil.
Tatá Werneck interpreta Fedora Abdala em Haja Coração. A jovem sonha em ser a blogueira mais com seguidores do Brasil — Foto: Ramón Vasconcelos/Globo
Teodora fez a promessa de adiantar a herança de Fedora quando ela encontrar um pretendente para se casar. No entanto, Aparício é completamente contra isso, pois tem a consciência que a filha só sabe esbanjar. E quando Leonardo Raposo (Gabriel Godoy) aparece na vida da jovem, o real interesse do rapaz levanta suspeitas do pai de Fedora.
Para completar a família, Lucrécia (Claudia Jimenez), irmã de Teodora, e Agilson Varela (Marcelo Médici), irmão de Aparício, também vivem na mansão Abdala. Casados, eles vivem uma situação financeira complicada. Lucrécia vendeu sua parte na herança para Teodora, com quem sua relação não é das melhores, e, agora, ela e o marido não têm onde cair mortos. Mas, fazem de tudo para manter a pose e aproveitarem a mordomia.
Amigas inseparáveis
Unidas, vencerão? Leonora (Ellen Rocche), Rebeca (Malu Mader) e Penélope (Carolina Ferraz) têm estilos e perfis diferentes, mas irão se unir em prol de um mesmo objetivo: encontrar um marido rico, para cada uma delas. A ruiva é uma ex-BBB que ainda acredita ser famosa, e fará de tudo pela da fama; diferente de Penélope que quer esquecer o passado ao lado do ex-marido, e conta com o apoio dos filhos Beto e Tamara; já a renomada arquiteta Rebeca está recomeçando do zero, viúva e falida, ela retorna ao Brasil e terá uma grande surpresa. As três vão se conhecer em um spa e logo estarão inseparáveis.
Rebeca é o grande amor da juventude de Aparício, mas foi abandonada quando ele decidiu se casar com Teodora, de olho na grana da família Abdala. No entanto, agora o destino fará que os dois se reencontrem no Grand Bazzar e a arquiteta vai acreditar que o golpe do baú não deu certo, ao ver o ex-namorado vestido de faxineiro.
Haja Coração é escrita por Daniel Ortiz, e faz uma releitura de Sassaricando.