O amor de Cecília (Isabella Dragão) e Libério (Felipe Silcler) está cada vez mais sólido, em Novo Mundo. Os encontros entre os dois seguem frequentes e eles falam em fugir para se casarem, inclusive, contam com a ajuda de Matias (Renan Monteiro). No entanto, Sebastião (Roberto Cordovani) tem outros planos para a filha, agilizando o casamento dela com Orozimbo, senhorzinho que poderia ser avô de Cecília.
Libério é mais cauteloso e diz que não tem as mesmas condições de Sebastião, de proporcionar uma vida de fartura à amada, mas Cecília, num discurso feminista, diz que não precisa ser sustentada, que quer trabalhar.
“Sustentar?! Quero trabalhar, escrever, ser professora. Depois de casados, meu pai não poderá fazer nada. Ele pode me deserdar, mas quanto a isso não faço a mínima questão. Nunca me senti bem vivendo à custa de dinheiro de tráfico de escravos.”
Ao chegar em casa, Cecília vê o local arrumado para um jantar especial. Ao lado do pai, ela recebe Orozimbo e toma um susto quando o comerciante de escravos anuncia o seu casamento com o senhorzinho.
Novo Mundo é uma novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão, com direção artística de Vinicius Coimbra. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo, devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2017 está de volta ao horário das 6 em uma edição especial.