Dom Pedro (Caio Castro) troca a lealdade de Joaquim (Chay Suede) pela paixão por Domitila (Agatha Moreira), em Novo Mundo. O secretário do príncipe fala ao nobre tudo o que sabe sobre a dama de São Paulo e, em vez de um muito obrigado, ganha um soco na cara e a demissão de seu cargo.
“Domitila se aproximou do senhor de caso pensado. Ela era amante de Chalaça (Romulo Estrela), Thomas descobriu e ofereceu a ela algo bem mais lucrativo: o senhor. Em troca, ela o ajudou a incriminar Chalaça. O senhor não só rompeu com o seu melhor amigo como também inocentou o verdadeiro traidor. Thomas está por trás disso tudo”, revela Joaquim.
Pedro não acredita em nenhuma palavra de seu fiel súdito e lhe dá um soco por difamar Domitila.
“Tudo o que me diz são sandices; está a criar histórias fantasiosas sem nenhuma prova. Retire agora tudo o que disse. Eu e Domitila estamos apaixonados.”
Joaquim reitera que a amante do príncipe não presta e ele se enfurece ainda mais:
“Como entra na minha casa, passa-se por meu amigo para atacar a mulher que amo. Vá embora e não volte nunca mais.”
Apesar da atitude intempestiva do nobre, Joaquim continua disposto a ajudá-lo e ajudar ao Brasil. Revela o que se passou a Bonifácio (Felipe Camargo), que o contrata como espião particular. O ministro também é procurado por Pedro, que dá a sua versão dos fatos. Sensato, Bonifácio tenta mostrar ao príncipe a realidade.
“Acha que vale a pena trocar uma amizade fiel por uma amante?”, indaga o ministro.
Vossa Alteza rebate que Domitila não é mais uma amante, mas o amor de sua vida. Eis que Bonifácio, mais uma vez sensato, lembra que o príncipe tem uma família e, principalmente, Leopoldina (Letícia Colin) ao seu lado.
“Só me resta lhe pedir para não fazer a princesa sofrer.”
Novo Mundo é uma novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão, com direção artística de Vinicius Coimbra. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo, devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2017 está de volta ao horário das 6 em uma edição especial.