A chegada de José Bonifácio (Felipe Camargo) movimenta a Quinta. Dom Pedro (Caio Castro) organiza um jantar para anunciá-lo como seu novo ministro. Na hora do convite, o príncipe regente ouve um sonoro não do político e Leopoldina (Letícia Colin), com toda a sua diplomacia, intercede. Mesmo com todo o tato da mulher, Dom Pedro age como um menino mimado.
“Somos príncipes, não devemos súplicas a ninguém, Leopoldina. O que deveria ser uma honra a Bonifácio, mais parece um fardo que ele se recusa a carregar”, irrita-se Dom Pedro, que deixa o Palácio sozinho.
Leopoldina pede desculpas aos convidados e, principalmente, a Bonifácio, que não aprova a atitude intempestiva do nobre.
E se falta habilidade política a Dom Pedro, sobra em Joaquim (Chay Suede). Cabe ao secretário pessoal do príncipe convencer o político a aceitar o cargo em prol do futuro do Brasil.
“Acho que o senhor é a pessoa certa para ajudar Dom Pedro a reverter as desigualdades; o príncipe tem muitas vontades e só conseguirá realizá-las se tiver as pessoas certas por perto”, enfatiza Joaquim.
Bonifácio leva em consideração as palavras do secretário, pondera, e decide aceitar o cargo, sob algumas condições que ele deixa claro a Vossa Alteza: autonomia para escolher pessoas de sua confiança e garantias de que o príncipe não vai intervir.
Dom Pedro acata e é selada a aliança entre os dois para desgosto de Thomas (Gabriel Braga Nunes), que almejava voltar a ser um dos homens fortes do governo.
Novo Mundo é uma novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão, com direção artística de Vinicius Coimbra. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo, devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2017 está de volta ao horário das 6 em uma edição especial.