Devastado pela morte do pequeno João Carlos, Dom Pedro (Caio Castro) credita a responsabilidade a Avilez (Paulo Rocha) e faz justiça com as próprias mãos, em Novo Mundo. Em conversa com Leopoldina (Letícia Colin), o príncipe regente garante que vai acertar as contas definitivamente com o general português.
“Eu quis evitar uma guerra e o único que morreu foi o meu filho. Vou honrar a morte de João Carlos, não terá sido em vão”, dispara ele, que parte rumo ao quartel-general português.
Avilez, que está armando mais uma contra o príncipe regente, se surpreende ao ver Dom Pedro, armado, pronto para uma batalha.
“Eu vim expulsá-lo de uma vez por todas do Brasil”, brada o nobre.
Avilez retruca, deixando Pedro ainda mais irado:
“Expulsar-me!? Você não passa de um moleque sem condições de governar.”
Pedro alega que Avilez é um fantoche nas mãos das cortes portuguesas e que, em nome do filho morto, vai lutar. Credita ao general a morte do pequeno João Carlos e lhe faz ameaças:
“Se você não voltar a Portugal por bem, o povo brasileiro vai jogar-te ao mar. “
Avilez decreta a prisão de Dom Pedro, mas eis que chegam as tropas aliadas, o que intimida o general, fazendo-o se render.
Na Quinta, Dom Pedro fala do ocorrido com o general português e Leopoldina reitera o orgulho que ela e os filhos têm do nobre.
Novo Mundo é uma novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão, com direção artística de Vinicius Coimbra. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo, devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2017 está de volta ao horário das 6 em uma edição especial.