Sabotar Dom Pedro (Caio Castro) e, consequentemente, o Brasil. É isso o que mais desejam Thomas (Gabriel Braga Nunes) e Avilez (Paulo Rocha), em Novo Mundo. Eles armam para roubar o baú com o dinheiro para o pagamento das tropas paulistas durante a viagem, mas não contavam com a esperteza do chefe de segurança Joaquim Martinho (Chay Suede).
“Não se preocupe, não haverá erros”, diz Thomas a Avilez, aflito com o êxito do plano, já que caso as tropas recebam o soldo, a popularidade de Dom Pedro aumenta, o que é péssimo para os aliados das cortes portuguesas.
Antevendo o assalto, Joaquim propõe ao príncipe regente despachar o dinheiro por mar e deixar um baú com pedras, por terra. Dito e feito. O comboio sofre uma emboscada e o baú falso é levado a Avilez, que, ao se deparar com a armadilha, tem um ataque de fúria.
De volta ao Paço, Joaquim confirma com Pedro o que previa: comboio assaltado, soldados despreparados e sem munição.
“Fomos assaltados alteza, mas quem levou o baú teve uma péssima surpresa. Existe alguém muito poderoso por trás disso. O príncipe está cercado por traidores”, alerta Joaquim.
Já imaginando se tratar de Thomas e Avilez, Dom Pedro vai comunicar o fato ao inglês e tem a carta na manga para demiti-lo.
“O senhor me disse que tínhamos os melhores soldados, porém, fomos assaltados e levaram o baú com o dinheiro. Por conta disso, eu o destituo do cargo de ministro. Está despedido, Thomas!”
Outra dupla de trapaceiros que não se dá bem é Licurgo (Guilherme Piva) e Germana (Vivianne Pasmanter). Ricos à custa de Wolfgang (Jonas Bloch) e Elvira (Ingrid Guimarães), eles compram escravos e os ostentam nas ruas, no entanto, os escravos fogem e os deixam na lama. Já em casa, o casal é mais uma vez enganado por outros escravos. Os empregados fazem um lava-pés, que os deixam bem satisfeitos, depois fazem um chá sonífero que os fazem apagar. Enquanto os porcos roncam, os escravos caem na gargalhada.
Na aldeia, Piatã (Rodrigo Simas) também não está lá muito confortável. Índio com hábitos de homem branco, o irmão de Anna (Isabelle Drummond), apesar da ajuda de Jacira (Giullia Buscacio), não consegue caçar e mente para o cacique. Ubirajara (Allan Souza Lima), que quer ver a coragem de Piatã com os próprios olhos, decide acompanhá-lo na mata, e ao verem um animal, o jovem declina, afirma que não consegue atirar, e assente que mentiu.
“Eu não tenho coragem de atirar. Eu menti, quem caçou foi Jacira”, afirma Piatã.
Novo Mundo é uma novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão, com direção artística de Vinicius Coimbra. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo, devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2017 está de volta ao horário das 6 em uma edição especial.