Em Novo Mundo, Joaquim (Chay Suede) voltou para a aldeia dos Tucaré como Tinga, mas não é visto com bons olhos por alguns dos índios da tribo. Prova disso é que Cauré (Arilson Lucas) planeja matar o ator e depois atacar a cidade, o contrário do que prega o índio guerreiro. Só que Jurema (Jurema Reis) escuta tudo escondida e é pega pelo grupo. Por sorte, Joaquim e Jacira (Giullia Buscacio) aparecem e cobram explicações: “O que está havendo aqui?”, pergunta Tinga.
“Cauré quer matar Tinga! Escutei eles falando”, revela Jurema. Sem saída, Joaquim enfrenta Cauré, o vence e faz uma promessa: “Todos nós temos que estar juntos, porque a verdadeira batalha está prestes a começar. Não adianta atacar um irmão. Temos que mostrar que não somos inimigos, que estamos unidos e vamos reconquistar o que é nosso, juntos. É a nossa única chance, Cauré! Preciso de você comigo!”, pede Joaquim/Tinga.
Depois disso, Joaquim consegue o que tanto queria: levar os índios até a cidade para que Dom Pedro (Caio Castro) os conheça. No Paço, o príncipe está dormindo em cima de sua mesa quando Chalaça (Romulo Estrela) invade o escritório.
“Pedro, estamos sendo atacados”, avisa o secretário oficial.
“De onde esses índios vieram?”, questiona o herdeiro do trono ao se deparar com Joaquim como Tinga, de arco e flecha na mão, olhando diretamente para ele. Dom Pedro, então, aceita conhecer os índios e, mais tarde, tem uma ideia: oferece as terras de sua família para as nações indígenas como uma reserva que não pode ser invadida pelos brancos sob pena de prisão. Joaquim fica emocionado com a atitude do amigo.
E Anna (Isabelle Drummond) não perde a oportunidade e leva Piatã (Rodrigo Simas) para conhecer os índios. É quando, de repente, Joaquim aparece no meio deles e puxa papo com ela. “Parabéns. Você conseguiu”, diz a professora, se referindo à missão dele com os Tucaré. “Foi bom para Dom Pedro ver os índios, perceber que são brasileiros, como nós”, ele responde. Quem viu tudo e não gostou nadinha deste reencontro foi Thomas (Gabriel Braga Nunes), que flagrou a conversa de longe…
Em outro ponto da cidade, Piatã procura a irmã quando é cercado por alguns índios. Eles estranham sua roupa e perguntam, em tupi, de que aldeia ele é. Piatã responde, em português, que não está entendendo nada do que eles estão falando. Jacira chega e começa a conversar com ele. “Fui criado por brancos… Na Europa…”, explica o rapaz.
Os índios começam a rir de Piatã, que vai ficando cada vez mais sem graça e sem entender o que está acontecendo. “Aprende a falar”, diz Jacira, antes de sair andando. O índio branco fica irritado, mas, quando vai reclamar, vê Anna e decide ir atrás dela.
E Leopoldina (Letícia Colin) descobre que a cidade está tomada por índios e toma uma atitude: “Isso me parece interessante. Diga ao oficial que eu quero vê-los de perto”. Lurdes (Bia Guedes) avisa que pode ser muito perigoso, mas a princesa insiste no assunto e ainda bola um plano:
“Diga ao oficial que você vai me representar. Será meus olhos e ouvidos, para ver tudo que eu não posso ver”, ordena Leopoldina.
Lurdes conversa com os oficiais e avisa à princesa que o plano foi autorizado. Porém, na hora de desbravar a cidade, quem faz isso é a própria Leopoldina, usando as roupas da dama de companhia!
E longe de tudo isso, Domitila (Agatha Moreira) está tentando mudar sua vida e se livrar do passado, mas parece que ainda vai demorar até tudo ficar bem! Em uma rua deserta, a moça percebe que está sendo seguida e aperta o passo. E quem aparece na sua frente? Felício (Bruce Gomlevsky) , que a ameaça.
“Se você pensa que vai encontrar com algum amante, está enganada”, diz o homem.
Os dois discutem, e ela tenta se desvencilhar do marido. Logo depois, escuta-se um grito. As pessoas se aproximam e encontram Domitila caída no chão. Ela tomou uma facada de Felício…
Quem sofre também é Diara (Sheron Menezzes), que se vende para Sebastião (Roberto Cordovani) e vai parar em uma fazenda como escrava. Durante o trabalho, ela acaba se atrapalhando e chama atenção do capataz, que se prepara para castigá-la. Porém, neste momento, eles ouvem uma confusão. Diara se surpreende com a voz de Wolfgang (Jonas Bloch) e questiona como ele a encontrou. “Não te disse que ela estava nessa fazenda?”, avisa Elvira (Ingrid Guimarães), que o acompanha na missão.
Novo Mundo é uma novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão, com direção artística de Vinicius Coimbra. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo, devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2017 está de volta ao horário das 6 em uma edição especial.