Que Thomas (Gabriel Braga Nunes) e Avilez (Paulo Rocha) não toleram Dom Pedro (Caio Castro) por vários motivos, todos já sabem. E agora o plano do ministro e do general é dar o golpe no governo e assumir o comando do Brasil.
Na reunião convocada por Pedro por conta da greve das tropas, Chalaça (Romulo Estrela) revela que as dívidas do país são altíssimas e não há como saná-las, já que Dom João (Leo Jaime) levou para Portugal todas as riquezas do Brasil.
“O país está falido, Pedro”, afirma Chalaça, deixando o príncipe regente de calças curtas.
Encalacrado, a única saída do monarca é abrir mão de seu salário para dar exemplo aos grevistas e contornar a situação. Avilez e Thomas defendem atitude de Dom João de levar o ouro do Brasil e debocham da atitude de Pedro, provocando a ira do príncipe regente, que os expulsa da reunião. A sós, os aliados confabulam. O general acredita que Pedro será mandado para Portugal e ele se tornará o vice-rei da Colônia, enquanto Thomas ocupará o cargo de presidente da província do Rio.
Os índios também não estão satisfeitos com a situação política do Brasil. Joaquim (Chay Suede) explica a Ubirajara (Allan Souza Lima) que Dom Pedro não tem poder para revogar a lei de Dom João, autorizando a invasão de terras indígenas, e o cacique decide agir usando a força. Respeitado na tribo, Joaquim, ou melhor, Tinga intervém e diz que o exército da Corte levaria vantagem e propõe uma estratégia pacífica, que é acatada pelo cacique. Joaquim e Ubirajara lideram as tribos, porém, Caroé, sem eles saberem, insufla o povo para o ataque.
Já o casal Licurgo (Guilherme Piva) e Germana (Vivianne Pasmanter) não está nem aí para a situação do Brasil. Com dinheiro de Wolfgang (Jonas Bloch), os trapaceiros compram comida enlatada da Inglaterra e se viram nos 30 para conseguir abrir as latas.
“Como a gente vai conseguir abrir as latas, no dente?”, pergunta Germana.
Depois de inúmeras tentativas com serra, marteladas e cadeiradas, eles conseguem saborear a iguaria fina, “de rico”, segundo o dono da taberna.
Enquanto isso, Diara (Sheron Menezzes), que por conta das desconfianças de Wolfgang deixou a casa do marido e fugiu, é encontrada por Elvira (Ingrid Guimarães) no comércio de escravos. Acorrentada, ela é levada a uma fazenda para o trabalho na roça e quase perde as forças diante de tanta pressão. Mas eis que chega o austríaco, acompanhado de Elvira, para resgatá-la. No entanto, o capataz os prende alegando que são ladrões querendo roubar a escrava. Wolfgang não entende e Diara lhe pergunta se não recebeu o dinheiro de Sebastião (Roberto Cordovani). O austríaco afirma que não. Diara explica que se vendeu ao comerciante pois não arrumou emprego e fica chocada com o fato de o marido não ter recebido o dinheiro de sua venda.
Novo Mundo é uma novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão, com direção artística de Vinicius Coimbra. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo, devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2017 está de volta ao horário das 6 em uma edição especial.