Em Novo Mundo, Anna (Isabelle Drummond) vai começar a demonstrar ter mais confiança em Thomas (Gabriel Braga Nunes) depois que o inglês lhe entregar o baú que era de seu pai, um plano articulado para conquistar a moça. Emocionada com a surpresa, a professora resolve abrir o coração e contar o que anda a afligindo: “Estou sendo assediada por Dom Pedro (Caio Castro)”, revela.
O inglês, espantado com o que ouve, comenta sobre a fama de mulherengo do príncipe. Anna, sem saber o que fazer, pede ajuda para sair do palácio. “Me ajude, Thomas. Eu quero alugar uma casa para sair daqui”. O ministro, então, tem uma ideia: ele pede a professora de Português em namoro com a intenção de afastar Pedro dela.
“Estou propondo uma farsa. Vamos fingir para Dom Pedro que nós estamos comprometidos. Ele certamente irá respeitá-la”, explica Thomas.
“Você pode estar certo! Eu aceito seu pedido de namoro, Thomas”, responde Anna.
Enquanto isso, Leopoldina (Letícia Colin) e Dom Pedro resolvem fazer um passeio pela Floresta da Tijuca. Lá, os dois vão acabar brigando! Tudo começa quando eles avistam um animal de caça. Dom Pedro tenta atirar no animal, mas erra. Para ajudar o marido, Leopoldina mira e acerta. Mas o que era para ser um presente, acaba não sendo recebido muito bem.
“Quer mostrar que é melhor do que seu marido? Mais preparada? Que atira melhor, que joga bilhar melhor, que pode reinar melhor?”, ele reclama.
A princesa fica surpresa com a reação, mas Dom Pedro não quer muito papo e a deixa sozinha na floresta. Após um tempo, o pajem, que os acompanha no passeio, pergunta a Dom Pedro onde está a princesa: “Se ela saiu cavalgando, pode ter se perdido. Dona Leopoldina não conhece a região ainda”, conta ele. Pedro, então, se dá conta no que fez e se desespera! O que será que ele vai fazer?
Na aldeia dos tucaré o clima também pesa. Mulheres e crianças são levadas para a oca; os homens se preparam como podem com suas armas; o pajé Tibiriçá (Roney Villela) e o cacique Ubirajara (Allan Souza Lima) tentam conduzir todos com segurança. Rapidamente forma-se um cenário de guerra: jagunços entram atirando por várias direções, colocando a vida de todos em risco.
Os índios ficam abatidos, fogo e tiros são vistos por todos os lados. O cacique também se machuca no confronto. Eis que Joaquim (Chay Suede) se aproxima da aldeia e escuta toda aquela movimentação. Ele reúne forças para mais uma batalha e corre para salvá-los. No entanto, antes disso, ele recebeu a ajuda de Guayi (Diogo Oliveira) para sair do buraco no qual estava preso. Depois de sair, ele acaba presenciando a morte do índio…
E outra morte vai mexer com a vida de Germana (Vivianne Pasmanter), Licurgo (Guilherme Piva) e Elvira (Ingrid Guimarães). Carmem (Yasmin Gomlevsky) começa a sentir fortes dores na barriga. De repente, os três se deparam com a moça no chão, ensanguentada, e com um bebê no colo. “Achei que ela estava gorda, estava era prenha!”, espanta-se Germana.
Já Elvira encanta-se pelo recém-nascido. “Que lindo ele é, parabéns!”. Antes de morrer, Carmem pede que cuide do filho dela. Licurgo, no entanto, leva a criança para um orfanato, mas Elvira o pega em seguida, escondido dos dois, e o leva para a taverna. O nome que ela dá para ele? Joaquim! Isso vai dar o que falar…
E Piatã (Rodrigo Simas) sonha em encontrar seu lugar. Nasceu como índio no Brasil e viveu entre brancos na Europa, mas nunca se sentiu em casa. Por causa disso, acreditou na conversa de Jacinto (Babu Santana), sem saber que ele trabalha para Thomas e que tem como objetivo dar fim a ele. Depois de levar Piatã para o meio da mata, lhe prometendo um contato direto com índios, o capataz some e o deixa sozinho a esmo. “Socorro! Socorro!”, grita, desesperado. Resta saber como ele vai conseguir sair desse lugar…
Novo Mundo é uma novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão, com direção artística de Vinicius Coimbra. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo, devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2017 está de volta ao horário das 6 em uma edição especial.