Ela nunca teve medo de arriscar e não ligava para a opinião alheia. Filha do diretor da escola onde estudava, Lica lutou pelos seus sonhos e também pelo seu amor. Tanto que ela deixou os burburinhos de lado e protagonizou um relacionamento sério com Samantha (Giovanna Grigio), sua colega de turma. E todas as emoções vividas por Lica foram acompanhadas de pertinho por Keyla (Gabriela Medvedovski), Benê (Daphne Bozaski), Ellen (Heslaine Vieira) e Tina (Ana Hikari). E não é que elas estão de volta? As aventuras das Five serão exibidas novamente em edição especial no dia 6/4, no horário de Malhação.
Manoela Aliperti, que deu vida a Lica, afirma que será um prazer rever Malhação – Viva a Diferença, que falou de vários assuntos expressivos socialmente: “Foi muito importante fazer parte de um projeto que trata de assuntos tão importantes como empoderamento feminino, discriminação racial, preconceitos, pois pude contribuir para um trabalho que foi relevante tanto para mim, quanto para as pessoas que assistiram na época.”
A atriz conta que não teve como deixar Lica sair da sua vida sem deixar marcas profundas. Depois de um longo período dando vida à personagem, a atriz afirma que foi influenciada pelo jeitinho da estudante:
“A Lica me deixou sua determinação, o fato dela ir atrás do que acredita independente da opinião dos outros.”
Para Manuela, a trama das Five, que abarcou diferentes personalidades e estilos de vida, levantou na época – e pode continuar levantando – diversos questionamentos sobre o universo teen. Segundo a atriz, ela mesma já vivenciou vários dramas vividos pela personagem:
“A novela trata de assuntos adolescentes como o conflito com os pais, relacionamentos com amigos e com a escola, parceiros e parceiras, sexualidade… Temas universais que todos os adolescente passam e que eu também passei. O público pode esperar uma história sobre sororidade e, ao mesmo tempo, sobre as complexidades que uma amizade tem: como conciliar visões de mundo diferentes, realidades econômicas, sociais e cultural distintas.”
Desde o fim das gravações, em 2017, até hoje foram vários trabalhos e uma vida agitada para Manuela. Ela conta que, depois de dar adeus a Lica, voltou a gravar na pele da Five para a série que ainda vai estrear no Globoplay. A atriz também engatou outros projetos, inclusive acadêmicos:
“Foram dois anos de intervalo entre a novela e o início da série. Nesse tempo voltei para a faculdade e me formei em artes cênicas. Junto a isso continuei trabalhando em curtas e longa metragens.”
Viva Diferença é uma temporada de Malhação escrita por Cao Hamburger com direção artística de Paulo Silvestrini. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2017 está de volta ao horário de Malhação, após o Vale a Pena Ver de Novo, em uma edição especial.