A partir do dia 10 de abril, o Canal Brasil (também disponível na plataforma de streaming Globosat Play) vai reprisar a série “Tim Maia – Vale O Que Vier” (de Antônia Pellegrino e Mauro Lima), que é protagonizada por Babu Santana, participante do reality show Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo.
A cinebiografia do cantor Tim Maia chegou aos cinemas em outubro de 2014 e arrecadou uma bilheteria de mais de 770 mil espectadores.
O filme foi editado pela Globo e exibido como microssérie, em dois capítulos. A nova edição ganhou cenas inéditas e entrevistas exclusivas, com amigos de Tim, como Erasmo Carlos, Nelson Motta e Roberto Carlos.
O filme narrou passagens pouco conhecidas pelo público sobre a vida do cantor, morto em 1998. Os atores Babu Santana e Robson Nunes se dividiram no papel do músico quando adulto e jovem, respectivamente.
Robson Nunes apresentou a vida de Tim antes de fama, sua tentativa de emplacar o quarteto Os Sputniks, ao lado de Roberto Carlos (George Sauma), no programa “Clube do Rock“, de Carlos Imperial (Luis Lobianco), e as encrencas pelas ruas do Rio de Janeiro e dos Estados Unidos, para onde viajou no início da década de 1960.
Já Babu Santana assumiu a pele do rei da soul music nacional na segunda metade da trama, representando tanto a fase festeira do cantor, pouco antes de lançar seus primeiros álbuns de sucesso, até seu momento de consumo excessivo de álcool e drogas.
A história era narrada por Fábio (Cayã Reymond), que não existiu. Ele era o resultado da soma de alguns amigos que passaram pela vida do artista – assim como as mulheres, notadamente Janete, com quem ele esteve até a ida para Londres, e Geisa, a mãe de seus dois filhos, que foram condensadas em Janaína (Alinne Moraes).
Entretanto, a edição da Globo gerou polêmica, já que foram cortadas as cenas do filme em que Roberto Carlos desprezava Tim Maia e apresentou o Rei como o artista que o lançou.
“(…) tentaram transformar o que poderia ser negativo para Roberto em positivo, excluindo cenas e acrescentando depoimentos do Rei. Trataram-no como herói”, criticou Paulo César de Araújo, autor da biografia censurada “Roberto Carlos em Detalhes”.
Na biografia não autorizada, Paulo César narra episódio em que Tim é humilhado por Roberto Carlos, exibido no longa e cortado da minissérie.
BABU SANTANA – Tim Maia
ROBSON NUNES – Tim Maia
ALINNE MORAES – Janaína
CAUÃ REYMOND – Fábio
LALA ZAID – Susi
GEORGE SAUMA – Roberto Carlos
LUÍS LOBIANCO – Carlos Imperial
NANDO CUNHA – Manuel Jacinto
DENISE DUMONT – Sra. Cardoso
BERNARDO MENDES – Dito
POLLYANNA ROCHA – Patrícia