O primeiro capítulo da edição especial de Fina Estampa está imperdível. Vai ter de um tudo na estreia: filho humilhando a mãe, galã mentindo para mocinha, climão e, claro, a volta de personagens incríveis que prometem alegrar as nossas noites no horário das 9. Afinal, nem só de drama é feita uma novela. O Gshow preparou um resumão para você ficar ligado no quem vem por aí!
Pereirão está de volta!
A rede está armada, mas o jogo de vôlei de Ferdinand (Carlos Machado) fica ameaçado quando ele quebra uma peça da bomba de água na praia. O sargento reformado não pensa duas vezes e liga para a maior “quebra galhos” da região: Griselda (Lilia Cabral), o “marido de aluguel”. Vestindo seu habitual macacão, a portuguesa conserta a bomba rapidamente e cobra o serviço. “Fiado comigo nem amanhã”, avisa.
Ferdinand tenta ganhar mais um prazo, mas ela não dá: “Vou tomar um café no quiosque do Álvaro (Wolf Maya), e daqui a pouco volto para receber o meu”.
No fim do dia, depois de passar por poucas e boas, Griselda volta ao local e ameaça desfazer o conserto da bomba caso não receba o pagamento. “Podem fazer fila, porque tem chave de grifo aqui para quebrar a cabeça de todo mundo”, anuncia.
Diante da ameaça, Ferdinand quita a dívida!
O filho ingrato!
Pronta para atender mais um chamado urgente, Griselda vê que seu filho do meio, José Antenor (Caio Castro), dorme sobre livros e cadernos na sala. “Pegou no sono de novo?”, pergunta. Ainda sonolento, o estudante de Medicina diz que estava finalizando um trabalho da faculdade.
Enquanto ajuda a guardar o material do rapaz na mochila, Griselda encontra uma caixinha de veludo preto e estranha o objeto de valor nas coisas do filho. “O que é isso? De onde saiu esse anel?”, questiona.
Antenor tenta pegar a caixa de volta e mente para a mãe: diz que está guardando a joia a pedido de um amigo. Satisfeita com a explicação, ela não desconfia que está sendo enganada e vai trabalhar mais aliviada.
Após concluir o primeiro serviço do dia, Griselda volta para casa e encontra um caderno de José Antenor sobre a mesa. Preocupada com o trabalho da faculdade do filho, ela corre para a universidade.
Quando vê a mãe acenando, Antenor leva um susto e sai da sala em disparada. O estudante pega Griselda pelo braço e dispara: “Como é que você me aparece assim, com essa roupa, esse boné na cabeça?”.
Sem entender o comportamento do filho, Griselda diz que estava trabalhando desde cedo. Irritado, Antenor a humilha:
“A senhora está proibida de aparecer aqui, ouviu? Aqui não sou seu filho, eu sou o Antenor, o melhor aluno do terceiro ano! E a senhora não vai estragar isso!”, afirma, antes de pedir que ela saia pelos fundos do local ao ver sua namorada se aproximar.
O príncipe-sapo!
Questionado por Patrícia (Adriana Birolli) sobre a pessoa com quem conversava, Antenor responde tem a cara de pau de se referir à sua mãe como “um flanelinha da rua”. Achou pouco? Ao receber o primeiro pedaço de bolo do aniversário da namorada em uma festinha improvisada na faculdade, o gato presenteia a filha de Tereza Cristina (Christiane Torloni) com um anel.
“É uma joia que está há gerações na família. E agora é da mulher da minha vida”, mente.
Acreditando que a mãe de Antenor se chama Gisela e é uma rica fazendeira do Mato Grosso, Patrícia lamenta que a futura sogra não possa comparecer à sua celebração em sua casa. Amigo do estudante, Daniel (Guilherme Boury) recrimina a atitude do parceiro:
“Até nome de mentira agora sua mãe tem? (…) Não conhece sua namorada? Para ela não faz a menor diferença se você é rico ou pobre”, afirma. Mas Antenor rebate e revela o motivo de tanta mentira: “Para ela pode até não fazer, mas para a mãe dela…”.
Rainha do Nilo!
Falando em Tereza Cristina, a vilã não perde uma oportunidade de fazer maldade. Por menor que possa parecer. A vítima do primeiro capítulo é Crô, seu mordomo e fiel escudeiro. Ao perceber a presença de Vanessa (Milena Toscano), sobrinha do rapaz, em sua mansão, ela o interroga.
Com todo cuidado, Crô explica que a mensalidade da faculdade da moça está atrasada, já que a patroa esqueceu de depositar o dinheiro. “Eu tenho mais com que me preocupar (…). Vanessa… imagina! Dê do seu dinheiro, depois eu lhe reembolso”, afirma.
O mordomo explica que não tem como arcar com a despesa e Tereza convence o rapaz de que ele pode vender seu anel de esmeralda só para rir de sua cara. Crô não se dá por vencido e faz uma nova tentativa com a socialite enquanto ela mexe sem seu closet.
Impaciente, a ricaça tira algumas notas da bolsa e as entrega para o mordomo. Aliviado, ele agradece: “Obrigado, pitonista de Tebas, mil vezes obrigado”.
Deu para ver que vem muita confusão por aí, né? Não perca o primeiro capítulo de Fina Estampa e confira o resumo da novela!
Fina Estampa é uma novela de Aguinaldo Silva com direção geral de Wolf Maya. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2011 está de volta ao horário das 9 em uma edição especial.