O Canal Viva acaba de anunciar que a reprise da novela “Chocolate com Pimenta” (de Walcyr Carrasco) vai substituir a reprise da novela “Cabocla” (de Edilene Barbosa, Edmara Barbosa e Benedito Ruy Barbosa) a partir do dia 20 de abril para assinantes de operadoras de televisão a cabo do Brasil todo.
Sinopse
1922. A jovem, tímida e ingênua Ana Francisca perde seu pai, assassinado por grileiros no interior do sul do país, e vai morar na cidadezinha de Ventura com familiares que ela não conhecia: a bondosa avó Carmem, verdureira da região, o simplório tio Margarido, os primos Timóteo e Márcia, que vivem em pé de guerra, e a agregada Dália, no pobre, porém acolhedor, sítio da família.
Para ajudar em casa, Ana trabalha como faxineira na fábrica de chocolates Bombom, de Ludovico Canto e Mello, que domina toda a economia da região. Ludovico fundou a empresa mas não a administra, pois mora em Buenos Aires, onde cuida de sua saúde delicada. A fábrica é dirigida por sua irmã mais nova, a astuta e inescrupulosa Jezebel, que aplica frequentes desfalques nos negócios e vive como uma rainha em Ventura.
Numa visita à sua fábrica, Ludovico, precisando trocar de roupa, só consegue um uniforme de operário para vestir. No banheiro, ele encontra Ana Francisca, que está fazendo faxina. Ela o toma por um reles carregador da fábrica. Já Ludovico, que se diverte com a situação, mantém a farsa. Os dois se tornam bons amigos: ele se enternece pela amizade de Ana, que sabe ser absolutamente sincera.
Ana estuda no colégio de Ventura, graças à vontade da avó, que não admite deixar a neta sem estudos. Apesar de bonita, Aninha é uma espécie “patinho feio”, com seus vestidos pobres, penteados antiquados e óculos quebrados. Mesmo assim, ela chama a atenção de Danilo, o rapaz mais bonito do colégio. Danilo é a paixão de Olga, a mimada filha do delegado Terêncio, e não mede esforços para fisgar o bom partido.
Danilo se apaixona por Ana, para horror de Olga e da família dele, que o vê envolvido com a humilde neta da verdureira. Com a ajuda de Bárbara, primeira-dama de Ventura e tia de Danilo, Olga arma uma humilhação para Ana Francisca. No baile do colégio, um balde cheio de gosma verde cai sobre Aninha, que vira a chacota da festa. Ela foge de Danilo culpando-o do acontecido e nem lhe revela que está grávida dele.
Vendo o o sofrimento de Aninha, Ludovico se comove e revela sua identidade. Casa-se com ela para dar um nome à criança e a leva para Buenos Aires, onde Ana Francisca começa uma vida nova. Recebe aulas de etiqueta, ganha um banho de loja e se transforma em uma linda mulher. O filho de Ana nasce pouco antes da morte de Ludovico, mais uma dor para ela, que nunca esqueceu Danilo. Decidida, Ana encara o futuro.
Ana Francisca volta a Ventura sete anos depois de sua partida, agora como uma rica e poderosa dama, acionista majoritária da fábrica de chocolates Bombom e disposta a se vingar de todos que um dia a fizeram sofrer. A cidade a recebe com grandes honras, e todos parecem esquecer que a tratavam com desprezo. Ana anuncia que fechará a fábrica de chocolates e a notícia cai como uma bomba sobre os poderosos de Ventura.
Para demovê-la dessa ideia, Jezebel, o prefeito Vivaldo, o delegado Terêncio e o banqueiro Conde Klaus usam todos os artifícios possíveis. Mas, por mais que tentem, não conseguem dissuadir Ana Francisca de seu intento. Enquanto isto, ela reencontra Danilo, o antigo e grande amor de sua vida. Embora os dois continuem se amando, nenhum dá o braço a torcer e, cada vez que se encontram, se desentendem.
Danilo está noivo de Olga há sete anos, mas aceitou o compromisso por insistência da família. Ele prefere ver o diabo a ver Ana, pois pensa que ela o traiu casando-se com Ludovico, ainda por cima por dinheiro. Ana, por sua vez, também quer distância de Danilo, pois pensa que ele a abandonou quando mais precisava dele. O que nenhum dos dois admite é que são, na verdade, apaixonados um pelo outro.