Desalma’ e ‘Onde está Meu Coração’, originais Globoplay, desenvolvidas pelos Estúdios Globo, foram selecionadas para exibição em um dos principais eventos de audiovisual do mundo, na 70ª edição do Berlinale. Os primeiros episódios das séries da Globo serão exibidos durante o Berlin Series Market & Conference, a exemplo de outros grandes títulos dos formatos de séries como ‘Assédio’, ‘Os Experientes’, ‘Supermax’ e ‘Vade Retro’, que já ganharam as salas do festival e abriram espaço para as produções brasileiras na Europa.
‘Onde Está Meu Coração’, escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, revela a jornada da jovem e brilhante médica Amanda (Letícia Colin), que no exercício da sua profissão se frustra e busca na droga um alívio para as pressões do dia a dia. É quando toda sua família, de classe alta, precisa enfrentar a questão da dependência química e passar em revista as delicadas relações de afeto. Com supervisão artística de José Villamarim e direção de Luísa Lima, que repetem a parceria de sucesso já vista em tramas como ‘O Rebu’, ‘Justiça’ e ‘Onde Nascem os Fortes’, a série faz um mergulho vertical na vida de Amanda e tenta entender como e porque ela foi tão fundo no seu abismo. A série trata, sem preconceitos e sem julgamentos, de um tema agudo da sociedade contemporânea.
“Estamos exultantes da série Onde Está Meu Coração, mesmo ainda antes da estreia no Globoplay, já tenha sido selecionado para uma das mostras mais importantes do mundo, que é o Festival de Berlim. São seriados relevantes realizados por tvs e produtoras das mais diferentes latitudes. É um sonho vivido de olhos abertos. E é muito bom quando o Brasil consegue se tornar visível para o mundo, não pela corrupção ou pela queima das florestas, mas por uma dramaturgia que aborda temas universais como família, amor e dependência química”, descrevem os autores e roteiristas George Moura e Sergio Goldenberg.
A diretora Luísa Lima comemorou a notícia: “Fico muito feliz e com o coração acelerado de saber que a série já atravessou o oceano e tocou as pessoas, que cuidam de uma seleção tão complexa e diversa como a do Festival de Berlim. É tanta coisa no mundo e saber que fazemos a diferença dá fôlego pra seguir lutando por uma sociedade que reflita e represente na arte as preocupações do nosso tempo, as relações e a condição humana. Foi um ano intenso de dedicação e de trabalho para contar a história de uma família que se vê frente a frente com um tema cada vez mais recorrente nos dias de hoje: dependência química e afeto. Como diretora, num primeiro trabalho solo, fico radiante de poder dialogar com as produções do mundo inteiro. Incrível!”.
Aposta da Globo no gênero, ‘Desalma’, é um drama sobrenatural que se passa na pequena e misteriosa cidade de Brígida, uma comunidade de colonização ucraniana cravada no interior do Brasil, onde um acontecimento de 30 anos atrás volta a assombrar a população. Escrita por Ana Paula Maia, que assina a sua primeira obra audiovisual, a série tem direção artística de Carlos Manga Jr., o mesmo de ‘Aruanas’ e ‘Se Eu Fechar os Olhos Agora’, série indicada ao Emmy Internacional 2019 na categoria “Minissérie”.
“Ver a série ser selecionada para um festival como este me enche de alegria e gratidão! Espero que as pessoas possam se emocionar e se envolver tão profundamente quanto eu enquanto escrevia essa história cheia de desafios e mistérios. Desalma poderá ser vista dentro de um dos festivais mais importantes do mundo provando que todo nosso esforço em realizar esse projeto está começando a ter seu reconhecimento”, celebra a autora Ana Paula Maia.
Para o diretor de Desalma, Carlos Manga Jr., é uma honra participar do evento: “O Festival de Berlim um dos eventos mais sofisticados do mercado audiovisual, e fazer parte dele supera qualquer expectativa. Ele une duas coisas antagônicas, mas que juntas criam algo muito peculiar: ele tem tradição e ao mesmo tempo é contemporâneo. O critério para entrar é alto e cheio de fundamentos e a cada edição esse olhar se mantém, seja na dramaturgia, nas novas linguagens ou na consistência da produção. Isso faz com que o Festival seja único. Agora é aproveitar esse momento de Desalma e fazer com que ele se torne atemporal”. No elenco, estão nomes como Cássia Kis, Claudia Abreu e Maria Ribeiro, entre outros.
O Berlinale Series Market reúne elementos-chave para a indústria audiovisual no mundo – das oportunidades de negócios aos paneis temáticos que analisam as tendências internacionais, há ainda as sessões escolhidas a dedo pela alta qualidade de produção.
Screening ‘Onde Está Meu Coração’ – (Where My Heart Is)
Local: Zoo Palast Club B
Data: 24 de fevereiro
Horário: 13h15
Screening ‘Desalma’ – (Unsoul)
Local: Zoo Palast Club A
Data: 25 de fevereiro
Horário: 16h45